Browsing by Author "Morgado, Elsa Maria Gabriel"
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- A ação tranformadora dos contos de autoria feminina na sociedade contemporânea brasileira na perspetiva pedagógico-interventiva de Conceição EvaristoPublication . Almeida, Antônia Rosa; Silva, Levi Leonido Fernandes da; Rodrigues, João Bartolomeu; Morgado, Elsa Maria GabrielO conto contemporâneo de autoria feminina surge na literatura brasileira como um instrumento literário capaz de alterar o status quo do ser humano enquanto individuo, contribuindo desta feita para o aperfeiçoamento humano. Surge e manifesta-se como causa e efeito de transformação social: em primeiro lugar, assume a reivindicação da própria escrita feminina que busca o seu lugar no panteão da literatura; num segundo momento, ao jeito de fermento, vai levedando a massa que teimosamente cria resistências à mudança e paulatinamente vai ampliando as possibilidades transformadoras de que a escrita feminina é capaz de operar na sociedade, tornando-a, porventura, mais consciente de si, da sua natureza essencialmente dialógica. A expressão e valorização do conto brasileiro é sintoma suficientemente claro da aparição de um diálogo que nasce no intertexto da literatu ra feminina e se manifesta no formato de um plano dinâmico capaz de colocar o homem todo e todo homem na rota de uma nova axiologia ancorada em valores mais altos que se alevantam na defesa acérrima de um povo bem instruído capaz de colocar o seu país no carril do desenvolvimento: a literatura feminina será para a contista não um fim que se esgota em mesmo, mas o meio privilegiado de lançar à terra a boa semente e esperar que a colheita se traduza no nascimento de uma sociedade mais justa, mais fraterna, ancorada em alicerces humanitários.
- “Adão e Eva no Paraíso”: a força dominadora do símbolo no dizer de um conto de Eça de QueirósPublication . Rodrigues, João; Morgado, Elsa Maria Gabriel; Pereira, Luciana Cabral; Silva, Levi Leonido Fernandes da«Adão e Eva no Paraíso» é um conto de Eça de Queirós. Nele trava-se um interessante diálogo entre duas visões epistemológicas em permanente confronto: por um lado a Bíblica, representante do criacionismo e, por outro, a perspetiva evolucionista. Eça trava, assim, um interessante diálogo entre as duas perspetivas referidas, nunca excluindo uma em detrimento da outra, assumindo uma posição neutra. A tetractis pitagória serve de estrutura formal ao conto. Esta pirâmide é preenchida e ornamentada com os recursos e a força dominadora que os símbolos lhe emprestam: por um lado, os números concorrem para compor as sequências temporais (da criação e da evolução) que compõem o enredo; por outro, a simbologia dos elementos vai fazendo subir, degrau a degrau, o estado de hominização de Adão, na complementaridade de Eva que bate as pedras da civilização, rumo à perfeição que se manifesta na atividade artística.
- Art education: two decades of creation, evaluation and application of an interdisciplinary method of artistic literacyPublication . Leonido, Levi; Pereira, Antonino; Mendes, Liliana; Rodrigues, João Bartolomeu; Morgado, Elsa Maria GabrielThe Interdisciplinary Method of Musical Literacy, Education and Artistic Awareness (MILMESA) is developed and applied essentially in higher education (artistic, cultural and teacher training courses), promoting effective endogenous (interarts) and exogenous interconnection (artistic and other non-artistic areas) of an inter and pluridisciplinary matrix, as well as assuming itself as a privileged vehicle of relationship and extension to the community in the frame of the making of artistic-cultural and pedagogical-didactic events in the European, Luso-Brazilian, Luso-African and Hispanic American territories. It was created, tested and evaluated in five consecutive quadrennia (2002–2023), being regularly adapted, adapted and added to according to the observed realities, evolving into the deepening of new concepts and models of intervention in these domains (e.g., Expressive and Proximal Didactics). Using the ethnographic method and the case study, and having the source of data collection as the document analysis of written and iconographic or visual sources (n = 1386) and participant observation, this study aimed to describe and analyse the application and evolution of MILMESA in terms of education and extension to the community. It was concluded that there was a need to promote, with greater regularity and scope, greater technological interaction via digital platforms and social networks, within the framework of the participation of external specialists (e-DEP) and the very experience of MILMESA’s experiences and initiatives, giving it a more meaningful and participatory range.
- Artes, educação e extensão à comunidadePublication . Conceição, Maria Beatriz Licursi; Silva, Levi Leonido Fernandes da; Morgado, Elsa Maria Gabriel; Barros, Victor F. A.A Revista BRAJETS – Brazilian Journal of Education, Technology and Society com a preocupação em atender e divulgar os setores artísticos, culturais e pedagógicos, nesta edição nos presenteia com artigos que transitam do material ao espiritual. Os trabalhos revisados por uma comissão científica composta por pesquisadores qualificados e atuantes em suas áreas de estudo, expressam instigantes ideias que contribuirão para a geração de novos e atuais conhecimentos que conduzirão mudanças de atitudes e comportamentos. A nota introdutória propõe-se a promover um processo dialógico e conceitual entre as temáticas abordadas na BRAJETS, promovendo uma tessitura temática entre os sujeitos que buscam auto-realização e crescimento no seu processo contínuo de humanização. Espera-se que a presente edição especial possa ser inspiradora para futuras pesquisas e investigações nas áreas em destaque.
- Arts and the environment: intersections and dynamics of community outreachPublication . Silva, Levi Leonido Fernandes da; Rodrigues, João Bartolomeu; Abreu, Maria Emilia Pereira Simões de; Pinto, Luisa Isabel Costa; Gama, Joaquim C. M.; Morgado, Elsa Maria GabrielObjective: The objective of this study aims to reflect on an organized set of synergies that contribute to an effective artistic-environmental dialogue: the aim of this interdisciplinary dialogue is to promote a balanced, conscious and informed plan of environmental education, mediated by art. In this specific case, the promotion of artistic and cultural events becomes a subsidiary of agents' ecological awareness and consequently acts as a force capable of mobilizing and raising awareness among current and future generations of the central causes and issues of contemporary society, precisely, those that relate to the “common home”. Theoretical Framework: We have put together a tripartite theoretical framework in which ethical, aesthetic and artistic issues are related from a dialogical perspective between art and the environment and their respective impacts in terms of intervention in the community and with the community. Method: Narrative literature review, seeking to describe or discuss the current state of the research topic and, in particular, to draw conclusions for the results and discussion of the effects and impacts of the practices resulting from this initiative that covers a significant and broad generational framework (from early childhood to old age), applying the same model and method. In this case, the MILMESA Method and the DEP Model. Results and Discussion: The main results emerge as the conclusion of a concrete analysis of the reality observed and the theoretical matrices that underpinned the model and method used. These results are important for future reflection, in terms of what is meant by future adjustments to the results obtained in this research context. Implications of the research: In the future, there are certain considerations that can be reflected on and improved, based on the structure and conceptual basis emanating from the reference authors (and works) that deal with the subject under debate and intergenerational reflection. Originality/Value: This research promotes, in a unique way, a reflection on the making of technical-scientific, participatory and interdisciplinary events, which are in great demand at an educational and scientific level, in which art and art education emerge as a dialogue between areas and as an added value in the framework of the methodologies used in this type of initiative. The aim is to align research and artistic work (and related works) and, at the same time, to reflect on the practices and projects carried out in this field with scientific and training institutions in general, including institutions with more plural and diverse missions in terms of formal, non-formal and informal education.
- A atuação do assistente social nas instâncias de controle democrático no Brasil: política de Seguridade SocialPublication . Oliveira, Carina Silva de Carvalho; Morgado, Elsa Maria Gabriel; Rodrigues, João Bartolomeu; Silva, Levi Leonido Fernandes daO presente artigo tem como objetivo abordar a evolução da política de seguridade social, aspectos relacionados à cidadania, bem como o trabalho do assistente social nos espaços de controlo democrático, especificamente os conselhos no âmbito das três esferas de gestão pública do Brasil: municipal, estadual e federal. O procedimento metodológico utilizado foi à pesquisa bibliográfica destacando aquelas ligadas ao tema sobre políticas públicas, cidadania e atuação do assistente social nos conselhos. Nesses espaços, a atuação dos assistentes sociais se torna de suma importância para enfatizar sua dimensão educativa e a busca na consolidação de direitos das instâncias políticas, bem como da participação destes nos espaços públicos de legitimação da cidadania.
- Os caminhos da educação femininaPublication . Almeida, Antônia Rosa; Rodrigues, João Bartolomeu; Silva, Levi Leonido Fernandes da; Morgado, Elsa Maria GabrielDurante todo o período da humanidade a história se encarregou de mostrar o progresso de vida em sociedade e, analisando os fundamentos da educação pode-se compreender os avanços e os retrocessos nos segmentos que a sustenta. Deve-se lembrar da importância do significado da educação e a sua contribuição para que as pessoas alcançassem sucesso em suas vidas. Para as mulheres, a educação é um grande exemplo de construção para a cidadania. O empoderamento feminino e todo o seu universo se sobrepõe à história da educação, com infinita propriedade através da consolidação das lutas sociais e da resistência feminina ao que era imposto pela sociedade.A marcha das mulheres fez com que o papel da educação se multiplicasse diante das mais variadas realidades, seja no meio rural como no meio urbano, nos mais diferentes espaços. Sabe-se que a motivação pela busca do saber nas circunstâncias em que viviam as mulheres, no passado, foi determinante para ser o provocador do empoderamento feminino, em função de ser um direito de todos, na jornada de toda a força social, seja na família, na religião, política, na cultura e no trabalho. No que foi proposto pelo advento do papel na vida das mulheres, percebe-se que a força vinculada ao poder, querer aprender se tornaram mais acessíveis às mulheres e este desenvolvimento ao longo da vida marca as vicissitudes que a educação se manifestou na vida de cada indivíduo.
- Decree-Law 54/2018: perspectives of early childhood educators on inclusion in preschool education in PortugalPublication . Bonança, Rita Simas; Bulhões, Paulo César Fróes; Leonido, Levi; Morgado, Elsa Maria GabrielIn this study, we analyze the perspectives of early childhood educators working in various teaching sectors on inclusion in preschool education, following the publication of Decree-Law no. 54/2018, as of 6 July, at a time when learning and inclusion support measures are being extended to all children and the SARS-CoV-19 (COVID-19) pandemic prevails in Portugal and worldwide. Based on a mixed methodological approach and the application of a questionnaire survey of 250 early childhood educators, we reflect on the implementation of the legal framework, involvement of the multidisciplinary learning and inclusion support team (EMAEI), teacher training, pedagogical/collaborative work, and mobilized support for preschool education children. The results obtained indicate quality and effectiveness in the pedagogical plan, and collaborative work between teachers and specialist technicians, although higher education in the field of inclusive education does not seem to provide professionals with the necessary and in-depth knowledge on the subject. They also indicate that, alongside dissatisfaction with the insufficient support provided to preschool education children, the relevant diploma is not fully applied, with doubts still remaining about its application.
- As diversas interfaces da brinquedoteca nas instituições de ensino superiorPublication . Silva, Levi Leonido Fernandes da; Muller, Luciane dos Santos; Morgado, Elsa Maria Gabriel; Silva, Lisiane Borges daEste artigo analisa a importância e as diversas interfaces da brinquedoteca, considerada, por diversos autores, um ambiente excecional, que estimula a vivência do lúdico na vida das crianças. A formação de professores, a qualidade da educação e do ensino exigem cada vez mais o comprometimento com a profissão docente e com as práticas pedagógicas diversas e diferenciadas. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma breve análise sobre a brinquedoteca como um diferencial nas Instituições de Ensino Superior, consolidando-se dessa forma, como um lócus de aprendizado para as acadêmicas do curso de Pedagogia e como uma interlocução com a comunidade. A triangulação entre a observação realizada, a revisão da literatura e os resultados aferidos dão-nos uma mais significativa perspetiva sobre a importância do ato de brincar (aprendendo) no processo de ensino e aprendizagem. Em suma, o jogo e regras a ele associadas e, acima de tudo, em geral, o ambiente lúdico gerado a partir de uma intencionalidade pedagógico-científica plural são o pilar desta tipologia e técnica de intervenção / extensão à comunidade em contexto eminentemente escolar e educativo.
- Educação e complexidade na contemporaneidade: uma relação orgânicaPublication . Conceição, Maria Beatriz Licursi; Barros, Victor F. A.; Morgado, Elsa Maria Gabriel; Silva, Levi Leonido Fernandes daO artigo editorial se propõe a dialogar conceitualmente as temáticas abordadas na Revista Brasileira de Educação, Tecnologia e Sociedade tendo como base a Teoria da Complexidade que e atende uma multiplicidade de estudos permitindo afastar o pesquisador do pensamento simplificador que é incapaz de conceber a conjunção do uno no múltiplo, visto que o pensamento complexo não anula a diversidade nem unifica abstratamente, ao contrário, ele justapõe a diversidade sem conceber a unidade.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »