Browsing by Issue Date, starting with "2022-03-21"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O esgotamento do direito de autor : a distribuição eletrónica de conteúdos protegidos após o Acórdão Tom KabinetPublication . Arantes, Isabel Luzia Silva; Rocha, Maria Vitória Rodrigues Vaz Ferreira daO avanço tecnológico a que assistimos desde, pelo menos, o estabelecimento da internet como principal forma de comunicação entre pessoas, organizações e empresas, tem vindo a possibilitar uma panóplia de conteúdos e serviços que, de dia para dia, parece ser infinita. O desenvolvimento dos conteúdos protegidos pelo direito de autor não é, de todo, alheio a tal realidade. Com isso, a forma de fazer mais e fazer diferente tornou-se um elemento indispensável no mundo da cultura. A questão do esgotamento do direito de autor após a primeira venda, é, realmente, uma questão premente no que toca à solução necessária para um mercado europeu, no que tange aos direitos de autor e não tem sido alvo de uma resposta unânime e exata ao nível jurisprudencial e legislativo. A presente dissertação visa o estudo de dois dos principais acórdãos respeitantes a esta matéria. Com isso temos a expectativa de poder vir a apresentar novas visões sobre esta problemática, sobre uma matéria cuja discussão ainda está numa fase muito embrionária.
- A ação tranformadora dos contos de autoria feminina na sociedade contemporânea brasileira na perspetiva pedagógico-interventiva de Conceição EvaristoPublication . Almeida, Antônia Rosa; Silva, Levi Leonido Fernandes da; Rodrigues, João Bartolomeu; Morgado, Elsa Maria GabrielO conto contemporâneo de autoria feminina surge na literatura brasileira como um instrumento literário capaz de alterar o status quo do ser humano enquanto individuo, contribuindo desta feita para o aperfeiçoamento humano. Surge e manifesta-se como causa e efeito de transformação social: em primeiro lugar, assume a reivindicação da própria escrita feminina que busca o seu lugar no panteão da literatura; num segundo momento, ao jeito de fermento, vai levedando a massa que teimosamente cria resistências à mudança e paulatinamente vai ampliando as possibilidades transformadoras de que a escrita feminina é capaz de operar na sociedade, tornando-a, porventura, mais consciente de si, da sua natureza essencialmente dialógica. A expressão e valorização do conto brasileiro é sintoma suficientemente claro da aparição de um diálogo que nasce no intertexto da literatu ra feminina e se manifesta no formato de um plano dinâmico capaz de colocar o homem todo e todo homem na rota de uma nova axiologia ancorada em valores mais altos que se alevantam na defesa acérrima de um povo bem instruído capaz de colocar o seu país no carril do desenvolvimento: a literatura feminina será para a contista não um fim que se esgota em mesmo, mas o meio privilegiado de lançar à terra a boa semente e esperar que a colheita se traduza no nascimento de uma sociedade mais justa, mais fraterna, ancorada em alicerces humanitários.
- Integração de cuidados paliativos e cuidados intensivos : um estudo de abordagem mista sobre as perspetivas dos profissionais de saúdePublication . Guimarães, Márcio Niemeyer Martins de Queiroz; Marrero, Pablo Hernández; Pereira, Sandra MartinsIntrodução: A integração dos cuidados paliativos e cuidados intensivos vem sendo estudada nos últimos anos. Estudos sugerem iniciativas promotoras desta integração, contudo são focadas em somente uma dimensão de cuidados. Objetivo: Conhecer as perspetivas dos profissionais de saúde sobre a integração de cuidados paliativos e cuidados intensivos, identificando conhecimentos sobre integração, modelos organizacionais, barreiras e fatores promotores envolvidos. Métodos: Estudo de abordagem mista, com uma componente qualitativa (entrevistas) e uma componente quantitativa (questionário). Uma amostragem intencional em “bola de neve” foi realizada no Brasil para recrutamento. Análise temática de conteúdo às transcrições das entrevistas e análise descritiva dos dados quantitativos(testes de Mann Whitney e Exato de Fisher; coeficiente de Spearman (p < 0,05) foram realizadas. Resultados: Vinte e sete profissionais de saúde foram incluídos no estudo, 14 profissionais de cuidados paliativos e 13 de cuidados intensivos. O conceito de integração parece fundamental entre os profissionais de cuidados paliativos, e para os profissionais de cuidados intensivos (UTI) ela é percebida como cuidados de fim de vida. Um modelo de consulta é preferível especialmente nessas situações; a educação integrada é recomendada por profissionais de cuidados paliativos. Comportamento e falta de conhecimento (profissionais de UTI); e falta de políticas institucionais e públicas (profissionais de cuidados paliativos) foram barreiras identificadas. A formação em cuidados paliativos foi o maior fator facilitador. Dados quantitativos demonstraram concordância sobre as dimensões da integração de cuidados, mas não evidentes nas UTIs. Houve diferenças nos itens “compromisso com a visão de que o doente é cliente” (p = 0,005) e “equipas interdisciplinares com papéis bem definidos e preservação da autonomia profissional” (p = 0,0004). Conclusão: As evidências de integração de cuidados paliativos e cuidados intensivos são limitadas, principalmente entre profissionais de UTI. A integração está associada aos cuidados de fim de vida, apesar do reconhecimento de sua importância para pacientes/famílias.
- Comunicação de crise em época de pandemia : estudo de caso da TAAGPublication . Andrade, Iranita Lopes; Romba, Maria Inês das Neves Moreira de AlmeidaA presente dissertação pretende analisar como é que a Transportadora Aérea Angolana, mais conhecida por TAAG Linhas aéreas de Angola, comunicou a crise causada pelo Coronavírus, com o cancelamento dos voos e encerramento do espaço aéreo angolano durante a primeira vaga da pandemia, no segundo trimestre de 2020. Este trabalho pretende mostrar a importância da comunicação de crise nas empresas, em época de pandemia, e foi escolhido um caso em particular para fazer o estudo. Perante este objetivo, na parte teórica, foi fundamentada a importância da comunicação de crise, explicando em que consiste comunicação organizacional, públicos, reputação, comunicação de crise, plano de comunicação e identificando as várias estratégias utilizadas pelas instituições para ajudar na resolução de crises. A metodologia utilizada neste trabalho é a qualitativa e consiste na realização de entrevistas ao diretor de comunicação e clientes da TAAG e na análise de conteúdo ao Facebook da mesma. Os dados reunidos permitiram analisar como é que a comunicação foi desenvolvida pela TAAG, junto do seu público externo, durante o período de março a julho de 2020 e foi também possível perceber a perceção do público externo em relação a esta comunicação. A conclusão mostra que, apesar de na teoria a TAAG ter uma política de comunicação exaustiva com o público externo durante uma crise, isso não se verificou na prática, sendo que os clientes se mostraram insatisfeitos com a comunicação desenvolvida durante o período analisado