Browsing by Author "Mesquita, Elza"
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- Docência e integração na educação básica em PortugalPublication . Mesquita, Elza; Formosinho, João; Machado, Joaquim
- Educação inclusiva e formação de professores: o que dizem os estudantes?Publication . Mesquita, Elza; Araújo, JoaquimAs medidas de educação inclusiva e de flexibilização curricular apresentam-se como vias de aprofundamento da escola democrática num contexto de gerencialismo na abordagem à administração do sistema educativo e apontam para a gestão integrada do conhecimento e a intervenção multinível. O estudo, de natureza exploratória, visa compreender como elas influenciam a formação inicial, recorrendo à auscultação dos estudantes. Os dados recolhidos apontam para a recetividade generalizada da ideia de Escola Para Todos, distinção pouco clara entre homogeneização e diferenciação do processo de ensino-aprendizagem e tensão entre uma cultura de obediência às orientações prescritas e a perspetiva de autonomia do professor enquanto gestor curricular.
- Formação de Professores em Portugal, Culturas de Colaboração e Gestão Integrada do CurrículoPublication . Mesquita, Elza; Formosinho, João; Machado, Joaquim
- Formação e trabalho : Tradição e inovação nas práticas docentesPublication . Mesquita, Elza; Formosinho, João; Machado, Joaquim
- Formação e trabalho: tradição e inovação nas práticas docentesPublication . Mesquita, Elza; Formosinho, João; Machado, JoaquimNeste artigo visa-se a apresentação de resultados que ilustram uma perspetiva pedagógica onde é possível perceber, através dos processos formativos no contexto dos programas nacionais de formação contínua, a emergência de múltiplas possibilidades pedagógicas favorecedoras do processo cooperativo de aprendizagem. A temática em questão exigiu um quadro concetual sobre os processos de formação de profissionais que recupera a herança das práticas pedagógicas à luz do que foram acumulando e (re)elaborando no decorrer da experiência profissional seja perante processos de mudanças instituídas, seja perante inovações instituintes. As questões de investigação orientam-se para apreender que visão têm os professores, os coordenadores (também formadores) e os formadores sobre o trabalho colaborativo entre professores e de que forma pensam que os Programas de Formação Contínua teriam contribuído para a promoção desse tipo de trabalho. O objetivo é compreender as práticas pedagógicas dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva colaborativa, importando delimitar o modo como os atores se organizam objetiva e subjetivamente na prática quotidiana e como valorizam a interação, considerando ainda a formação que realizaram e pressupondo que tenha tido efeitos construtivos na sua ação. Optamos por uma metodologia de caráter qualitativo e uma estratégia de pesquisa suportada no estudo de caso. Realizamos entrevistas semi-estruturadas a 6 professores e a 6 formadores (3 coordenadores + 3 formadores) dos Programas de Formação Contínua. Os dados provenientes do corpus das entrevistas foram organizados, codificados e categorizados. A sua organização foi sistemática e o seu tratamento foi efetivado ao longo de todo o processo investigativo através da análise de conteúdo. Os principais resultados da investigação permitem problematizar as condições de possibilidade de transformação das práticas profissionais e perspetivar os contextos de trabalho como espaços e tempos próprios para os professores trabalharem em conjunto, encorajando à experimentação de novas gramáticas pedagógicas suportadas numa cultura de colaboração. O estudo realizado mostra uma tensão na docência entre discursos e intenções, pois percebe-se que, por vezes, o que dizem fazer num contexto profissional onde prevalece um padrão de trabalho isolado e uma cultura individualista, em termos de estratégias em sala de aula e fora dela, é condicionado por perspetivas e orientações de grupos formais e informais que influenciam os seus valores e crenças e condicionam formas de se assumirem perante si e perante os outros, como transmissivos e individualistas, ligados a uma forte cultura pedagógica tradicional.
- Formação em contexto e supervisão colaborativaPublication . Machado, Joaquim; Mesquita, Elza
- Formação em contexto, melhoria da escola e desenvolvimento do trabalho docentePublication . Machado, Joaquim; Mesquita, ElzaUma das limitações da lógica de intervenção top-down nas escolas é o pressuposto de que, pensada e bem desenhada a mudança, a sua implementação garante a coincidência entre os objetivos inerentes à política e às ações dos implementadores e dos grupos-alvo ou beneficiários. Pelo contrário, a lógica bottom-up considera os atores escolares elementos-chave na adaptação e adequação das políticas aos contextos e às condições locais e concebe o desenvolvimento curricular como parte integrante da melhoria da escola e do desenvolvimento profissional dos docentes. Estas duas perspetivas de intervenção requerem abordagens diferentes na organização e desenvolvimento de uma ação de formação em contexto desenhada pelas escolas para os professores que nela exercem. O nosso estudo é de natureza qualitativa e visa compreender as racionalidades presentes no debate sobre a supervisão da prática letiva num processo de formação desenvolvido num agrupamento de escolas com o objetivo de estimular a supervisão colaborativa. Neste processo de formação emergem os diferentes papeis que os professores requerem dos formadores externos, bem como distintas conceções de supervisão e lógicas de ação.
- Formação inicial de professores em Portugal: evolução e desafiosPublication . Mesquita, Elza; Machado, Joaquim
- Formação, mudança educativa e aprendizagem profissionalPublication . Mesquita, Elza; Machado, Joaquim
- Formação, observação e práticas refletidas: autorretrato da prática profissional de seis futuros professoresPublication . Mesquita, Elza; Machado, JoaquimThe reflection on the praxis influences the awareness of the complexity of the teaching act which presupposes questioning, analysis and processing, and leads to more and better learning and therefore professional development. Using reflection before, during and after the action (the different phases/stages of the supervision cycle), the training of the teachers-to-be’s training future teacher has to be more careful and committed to the training process, as it enables the improvement and development of skills through identifying and becoming aware of the weaknesses of oneself and the other and experiencing ways of thinking and being a teacher. Our study is based on a qualitative methodology and the field of research focuses specifically on training practices of students / future teachers. This study aims at analyzing the very discourse of the participants in order to understand how to perceive their development as people and as professionals, making use of the categories of Target Language Observation Scheme (TALOS). TALOS enables content analysis of their reflections on three classes observed which reveals a self-portrait of professional practice. As a tentative conclusion, we found an improvement of process capabilities of observation and self-observation of the study subjects.
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