Browsing by Author "Marques, Sofia"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Assessment of temperament at 13 and 24 months using maternal report: validation of the Portuguese version of infant characteristics questionnairePublication . Carneiro, Alexandra; Dias, Pedro; Magalhães, Carla; Soares, Isabel; Rangel-Henriques, Margarida; Silva, Joana; Marques, Sofia; Baptista, JoanaTemperament is a set of individual traits that has his origins in biology that is demonstrated from earlychildhood, and has some kind of continuity over time. So, and since the assessment of temperament allows us to understand further the child’s functioning, it becomes relevant validate instruments to collect this type of data. The studies presented here are part of a broader research project that aims to understand the development of children aged from 0 to 60 months. More specifically, the two studies generally aim to validate the Infant Characteristics Questionnaire (ICQ1) for 13 and 24 months of age for the Portuguese population, using mothers as informants. The first sample consists in 289 infants aged between 11 and 20months (Study 1) and the second sample comprised 398 children aged between 21 and 32 months (Study2). The two samples were collected in nurseries and day-care area of †northern Portugal, and are convenience samples. In collecting data, in addition to completing the ICQ1, the mother was asked to complete a questionnaire with demographic information about her, child and pregnancy. The specific objectives of this study were to evaluate the psychometric properties of the two versions of this instrument such as construct validity and internal consistency. The results show that factorial solutions achieved were both appropriate for these versions of ICQ1 to 13 months and to 24 months. In addition, levels of internal consistency of the dimensions obtained are generally adequate.
- Attachment in institutionally-reared children and caregivers’ narrative competence: Child’s cardiac activity during interactions with the caregiverPublication . Dias, Pedro; Soares, Isabel; Baptista, Joana; Oliveira, Paula; Mesquita, Ana; Silva, Joana; Marques, Sofia; Machado, Filipa; Rangel-Henriques, Margarida; Martins, Carla; Cunha, João Paulo
- Avaliação do temperamento aos 13 e aos 24 meses através do relato do educador: validação da versão portuguesa do Infant Characterístics QuestionnairePublication . Magalhães, Carla; Dias, Pedro; Carneiro, Alexandra; Soares, Isabel; Rangel-Henriques, Margarida; Silva, Joana; Marques, Sofia; Baptista, JoanaSão apresentados dois estudos de validação do Infant Characteristics Questionnaire (ICQ; Bates, Freeland & Lounsbury, 1979) para a população portuguesa, junto de educadores de crianças entre os 11 e os 20 meses de idade (Estudo 1) e educadores de crianças entre os 21 e os 32 meses de idade (Estudo 2). No primeiro estudo foi avaliada uma amostra de conveniência de 289 bebés e, no segundo, uma amostra de conveniência de 398 crianças. O objectivo dos estudos foi a avaliação das qualidades psicométricas deste instrumento. Os estudos permitiram alcançar soluções factoriais adequadas para o ICQ, a partir do relato dos educadores. Os níveis de consistência interna das dimensões obtidas são, no geral, satisfatórios.
- Avaliação do temperamento aos 13 e aos 24 meses: validação da versão portuguesa do Infant Characteristics QuestionnairePublication . Carneiro, Alexandra; Magalhães, Carla; Dias, Pedro; Baptista, Joana; Silva, Joana; Marques, Sofia; Rouxinol, Filipa; Rangel-Henriques, Margarida; Soares, Isabel
- Crianças com implante coclear: implicações linguísticasPublication . Lynce, Sofia; Marques, Sofia; Paço, João; Mineiro, AnaO presente estudo exploratório pretende investigar as capacidades linguísticas expressivas de crianças surdas com implante coclear por meio de amostras de linguagem espontânea. Para tal, será calculada a Extensão Média do Enunciado em palavras, e analisado o uso produtivo de morfemas gramaticais. Analisou-se o discurso espontâneo de três crianças portuguesas surdas com implante coclear e de três crianças normo-ouvintes, emparelhadas caso a caso, tendo em conta a idade cronológica, o género e a escolaridade parental. As crianças surdas com implante coclear produziram em média menos 2 palavras por enunciado que as crianças normo-ouvintes. Na morfologia, as crianças com implante coclear da amostra revelaram ainda não ser capazes de produzir plurais irregulares e de usar produtivamente os morfemas flexionais nos modos conjuntivo e imperativo. Em geral, o progresso gramatical parece ser mais lento para crianças surdas com implante coclear quando comparado ao dos seus pares ouvintes. Porém, uma implantação precoce, um maior período de tempo com o implante e uma implantação bilateral parecem trazer benefícios para a linguagem expressiva nesta população.
- Desenvolvimento, psicopatologia e apego: estudo exploratório com crianças institucionalizadas e suas cuidadorasPublication . Pereira, Mariana; Soares, Isabel; Dias, Pedro; Silva, Joana; Marques, Sofia; Baptista, JoanaO presente estudo exploratório examinou o desenvolvimento mental e a qualidade do funcionamento sócio-emocional de 16 crianças entre os 3 e os 6 anos, institucionalizadas em Centros de Acolhimento Temporário, relacionando-os com a qualidade das narrativas sobre o apego das suas cuidadoras. Foram utilizadas a Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths, o Questionário de Comportamentos, as Narrativas sobre o Apego e o Attachment Q-Sort. Os resultados revelaram que o nível de desenvolvimento das crianças foi inferior aos valores normativos. Além disso, os valores apresentados ao nível da psicopatologia, em termos de sintomas de internalização e de externalização, aproximaram-se dos valores clínicos. Não obstante e, em contraste com o esperado, a maioria das crianças apresentou valores próximos da segurança (base segura), os quais não estão associados com a qualidade das narrativas sobre o apego das suas cuidadoras. Os resultados são discutidos com base no impacto da privação em meio institucional para o desenvolvimento na infância.
- Perspetivas, conceitos e boas práticas de proteção e promoção do bem-estar de crianças e jovensPublication . Negrão, Mariana; Veiga, Elisa; Prata, Ana; Francisco, Rita; Ramalho, Susana Costa; Arsénio, Joana; Melo, Rodrigo Queiroz e; Marques, Sofia
- Reparation to the victim in the European juvenile justice systems: comparative analysis and transfer of best practicesPublication . Matos, Raquel; Ribeiro, Catarina; Cunha, Conceição; Soares, Mónica Catarina; Marques, Sofia
- Restorative practices in the Portuguese Youth Justice System: Perspectives on the implementation of Restorative Justice in PortugalPublication . Matos, Raquel; Ribeiro, Catarina; Marques, Sofia; Cunha, Maria da Conceição; Soares, Mónica; Rocha, André; Lima, Rafaela; Santelmo, Teresa