Browsing by Author "Guerreiro, Sandra"
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- Ansiedade e depressão em vítimas de LCA: fatores associadosPublication . Medeiros, Célia; Guerreiro, Sandra; Nunes, Maria VâniaIntrodução. A ansiedade e a depressão constituem os estados emocionais mais frequentemente alterados após Lesão Cerebral Adquirida (LCA). Estas alterações emocionais podem influenciar o progresso de reabilitação e a qualidade de vida destes indivíduos. Objetivo. Identificar fatores sociodemográficos, clínicos e de qualidade de vida associados à sintomatologia ansiosa e depressiva numa população vítima de LCA em contexto de reabilitação neuropsicológica. Método. Trata-se de um estudo correlacional numa amostra de 34 participantes. Foram utilizados um questionário sociodemográfico, o Montreal Cognitive Assessment, o The World Health Organization Quality of Life – Bref, a The Work and Social Adjustment Scale, o Clinical Outcome in Routine Evaluation, e a Hospital Anxiety and Depression Scale. Procedeu-se à análise descritiva dos dados e da relação entre variáveis. Resultados. 55.9% da amostra apresentou sintomatologia ansiosa, 52.9% sintomatologia depressiva e 41.2% comorbilidade de sintomas. Os dados sugerem que a probabilidade de indivíduos com LCA desenvolverem sintomas ansiosos aumenta com alterações mais severas da saúde mental global e que a probabilidade de desenvolverem sintomas depressivos é superior nas mulheres cuja qualidade de vida é menor no domínio psicológico. A ocorrência de comorbilidade de sintomas é mais provável em mulheres com alterações da saúde mental global e cuja qualidade de vida é menor no domínio psicológico. Conclusão. Reconhecer o papel das dimensões sociodemográficas, clínicas e de qualidade de vida nas alterações emocionais após LCA é fundamental, pois pode auxiliar na identificação de fatores que contribuem para o desenvolvimento de sintomas ansiosos e depressivos.
- Avaliação da comunicação após traumatismo crânio-encefálico: uma revisãoPublication . Agrela, Nicole; Santos, Maria Emília; Guerreiro, Sandra
- Cálculo do Valor Acrescentado no Programa AVESPublication . Portela, Maria; Guerreiro, SandraNeste artigo apresentam-se os principais resultados do cálculo ao valor acrescentado no programa AVES. Este cálculo baseia-se numa análise comparativa entre as classificações obtidas por cada aluno à entrada do estágio/nível educacional em análise e as classificações obtidas à saída desse mesmo estágio/nível educacional num conjunto de provas de conhecimento AVES. Esta comparação é feita através da aplicação da metodologia de Data Envelopment Analysis (DEA) que nos permite obter uma medida do valor que a escola acrescenta a cada aluno. Os resultados que aqui se apresentam dizem respeito a uma análise feita tendo em conta resultados de alunos nos testes de conhecimento AVES no ano lectivo de 2003/2004 considerando dois ciclos educacionais, o terceiro ciclo e o ensino secundário. Os resultados obtidos mostram diferenças substanciais entre as escolas especialmente no que diz respeito ao ensino secundário. O método usado permite ainda perceber algumas das razões que podem explicar diferenças de desempenho em termos de valor acrescentado das escolas.
- Impacto de um programa holístico de reabilitação neuropsicológica na qualidade de vida de pessoas com lesão cerebral adquiridaPublication . Almeida, Ana; Guerreiro, Sandra; Martins-Rocha, Benedita; Dores, Artemisa Rocha; Vicente, Selene G.; Barbosa, Fernando; Castro-Caldas, AlexandreA reabilitação após lesão cerebral adquirida (LCA) pretende aumentar a funcionalidade do indivíduo, promovendo a sua Qualidade de Vida (QdV). O objetivo deste estudo é avaliar o impacto de um programa holístico de reabilitação neuropsicológica (PHRN) nas dimensões da QdV. Participaram 20 pessoas com LCA, média de idades 30 anos (DP = 7.62). Os participantes foram avaliados pré e pós intervenção, com intervalo de seis meses, utilizando-se o Quality of Life After Brain Injury (QOLIBRI). Para a análise usamos o t-test para amostras emparelhadas, com p corrigido para comparações múltiplas. Verificam-se resultados significativos após a intervenção em todas as dimensões: total [t(19) = -4.59, p < .001], cognitiva [t(19) = -2.31, p = .003], self [t(19) =-5.76, p < .001], AVD (atividades de vida diária) [t(19) = -3.18, p = .001], social [t(19) = -1.29, p = .001], emocional [t(19) = -1.85, p = .001], com exceção da dimensão físico [t(19) = -1.78, p = .01]. Os resultados sugerem que a intervenção com o PHRN promove a QdV das pessoas com LCA.