Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.89 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo apresentam-se os principais resultados do cálculo ao valor
acrescentado no programa AVES. Este cálculo baseia-se numa análise comparativa
entre as classificações obtidas por cada aluno à entrada do estágio/nível educacional
em análise e as classificações obtidas à saída desse mesmo estágio/nível educacional
num conjunto de provas de conhecimento AVES. Esta comparação é feita através
da aplicação da metodologia de Data Envelopment Analysis (DEA) que nos permite
obter uma medida do valor que a escola acrescenta a cada aluno. Os resultados que
aqui se apresentam dizem respeito a uma análise feita tendo em conta resultados de
alunos nos testes de conhecimento AVES no ano lectivo de 2003/2004
considerando dois ciclos educacionais, o terceiro ciclo e o ensino secundário. Os
resultados obtidos mostram diferenças substanciais entre as escolas especialmente
no que diz respeito ao ensino secundário. O método usado permite ainda perceber
algumas das razões que podem explicar diferenças de desempenho em termos de
valor acrescentado das escolas.
Description
Keywords
Valor acrescentado DEA Escolas
Pedagogical Context
Citation
PORTELA, Maria; GUERREIRO, Sandra - Cálculo do Valor Acrescentado no Programa AVES. In Avaliação de Escolas. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel leão, 2006. ISBN 972·99183-3·3. p. 19-28
Publisher
Fundação Manuel leão