Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.89 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo apresentam-se os principais resultados do cálculo ao valor
acrescentado no programa AVES. Este cálculo baseia-se numa análise comparativa
entre as classificações obtidas por cada aluno à entrada do estágio/nível educacional
em análise e as classificações obtidas à saída desse mesmo estágio/nível educacional
num conjunto de provas de conhecimento AVES. Esta comparação é feita através
da aplicação da metodologia de Data Envelopment Analysis (DEA) que nos permite
obter uma medida do valor que a escola acrescenta a cada aluno. Os resultados que
aqui se apresentam dizem respeito a uma análise feita tendo em conta resultados de
alunos nos testes de conhecimento AVES no ano lectivo de 2003/2004
considerando dois ciclos educacionais, o terceiro ciclo e o ensino secundário. Os
resultados obtidos mostram diferenças substanciais entre as escolas especialmente
no que diz respeito ao ensino secundário. O método usado permite ainda perceber
algumas das razões que podem explicar diferenças de desempenho em termos de
valor acrescentado das escolas.
Description
Keywords
Valor acrescentado DEA Escolas
Citation
PORTELA, Maria; GUERREIRO, Sandra - Cálculo do Valor Acrescentado no Programa AVES. In Avaliação de Escolas. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel leão, 2006. ISBN 972·99183-3·3. p. 19-28
Publisher
Fundação Manuel leão