Browsing by Issue Date, starting with "2022-02-08"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- As práticas comerciais desleais : qual o âmbito de aplicação da diretiva 2005/29/CE relativa às práticas comerciais desleais?Publication . Pina, Maria do Rosário Ferreira Malheiro Tavares de; Silva, Nuno de Araújo Sousa eAs práticas comerciais utilizadas pelos profissionais muitas vezes são consideradas enganosas ou agressivas, tornando-se desleais ao impedirem o consumidor de tomar decisões livres e esclarecidas. Têm em vista o poder económico, desconsiderando a parte mais fraca da relação de consumo – o consumidor. Para o proteger destas decisões que não teria tomado se não fosse sujeito a este tipo práticas, surgiu no âmbito do Direito Consumidor a Diretiva 25/2009/CE relativa às práticas comerciais desleais que visa a proteção do consumidor e o aperfeiçoamento do mercado interno. Esta é uma Diretiva de harmonização máxima que se destina a regular as relações entre profissionais e consumidores, limitando o seu âmbito às relações B2C. Neste trabalho vamos analisar a Diretiva de forma a questionar qual é realmente o seu âmbito.
- New journalism in the age of disinformation: an analysis on the work of fact-checkers in PortugalPublication . Rodrigues, Luís Pedro RibeiroFact-checking has always been a decisive step in gathering information and in conferring credibility to the news. However, in the scope of efforts to combat the current phenomenon of disinformation, a new type of fact-checking has emerged, aimed exclusively at analyzing content that has already been published in traditional or digital media and has gone viral in social media. It provides a space in these media where professionals verify the accuracy of data, facts, statements, and other content in various formats (video, photo, and audio) that were presented to the public. Further, it holds accountable those who use lies to confuse or mislead the public. On the other hand, this new journalistic approach is questioned both for the methods it employs in verification and for its effective impact in combating disinformation. Indeed, the initial damage caused by false information is usually greater than the attempt to repair it because it has wider repercussions and outreach, especially in digital media. Besides, some people prefer to believe false information, even if it is declared to be a lie. Therefore, this study intends to contribute with a theoretical and preliminary analysis about these current challenges that are faced by fact-checkers, taking the case of Portugal as an example. Scientific research on this topic is still scarce in countries outside the United States (Tompkins, 2020) and is critical to contribute to efforts to combat disinformation. It is an opportunity to examine possible spaces for improvement of the method and material that has been produced in the country.
- Um novo sistema para a actividade de auditoriaPublication . Gonçalves, Manuel Maria Duarte Neves; Oliveira, Ana da Paz Ferreira da Câmara Perestrelo deEm primeiro lugar, reconhece-se à fiscalização da sociedade, interna e externa, um papel fundamental na salvaguarda dos imperiosos “critérios de racionalidade empresarial” e é neste contexto que entram em cena os auditores. Dentro deste universo de auditores, há os que estão alocados a um órgão de fiscalização interno (v.g. comissão de auditoria) e aqueles que são independentes à sociedade (v.g. SROC, ROC) e a quem compete a certificação da informação financeira da sociedade. A presente exposição refere-se, exclusivamente, aos auditores cuja fiscalização é externa à sociedade. Em segundo lugar, é importante esclarecer que, apesar de a matéria aqui tratada se aplicar, com as devidas adaptações, à actividade de auditoria como um todo, a presente exposição versa, em especial, as auditorias relativas às Entidades de Interesse Público uma vez que são estas, pelas suas características, que afectam, de uma forma mais relevante, a vida económica nacional. Pela mesma razão, e com as necessárias adaptações, pode versar também sobre as sociedades que, apesar de não estarem dentro do leque das EIP ultrapassem, durante dois anos consecutivos, dois dos limites previstos no n.º 2 do art. 413.º do CSC. Em terceiro lugar, é importante referir que, tendencialmente, e num panorama não apenas nacional, quem presta serviços de auditoria a estas Entidades cujas características afectam, de uma forma particular, a vida económica das nações, são maioritariamente as Big Four. É, pois, consensual que o mercado de auditoria se pode considerar um verdadeiro oligopólio dominado pelas Big Four. Além de as sucessivas empresas cujas falências resultaram em verdadeiras catástrofes financeiras terem, como seus auditores, uma das Big Four, é igualmente deste universo Big Four que advêm os mais prejudiciais conflitos de interesses analisados adiante. Desta forma, a presente tese ocupa-se, especialmente, da actividade de auditoria prosseguida pelas SROC que estão inseridas numa das Big Four. Posto isto, é capital enunciar as finalidades da presente exposição. A primeira é a de convencer o ilustre leitor de que o modelo no qual a actividade de auditoria se insere actualmente não é, de maneira nenhuma, sustentável. A segunda é a de propor ao leitor um conjunto de possíveis soluções, graduadas de acordo com critérios de radicalidade, que podem ser aplicadas singularmente ou em conjunto. A terceira, mas não menos importante, é a de deixar uma mensagem de esperança. Havendo no legislador vontade, e coragem, é possível reestruturar a actividade, devolvendo-lhe a sua vital independência, de uma vez por todas.
- Ansiedade e depressão em vítimas de LCA: fatores associadosPublication . Medeiros, Célia; Guerreiro, Sandra; Nunes, Maria VâniaIntrodução. A ansiedade e a depressão constituem os estados emocionais mais frequentemente alterados após Lesão Cerebral Adquirida (LCA). Estas alterações emocionais podem influenciar o progresso de reabilitação e a qualidade de vida destes indivíduos. Objetivo. Identificar fatores sociodemográficos, clínicos e de qualidade de vida associados à sintomatologia ansiosa e depressiva numa população vítima de LCA em contexto de reabilitação neuropsicológica. Método. Trata-se de um estudo correlacional numa amostra de 34 participantes. Foram utilizados um questionário sociodemográfico, o Montreal Cognitive Assessment, o The World Health Organization Quality of Life – Bref, a The Work and Social Adjustment Scale, o Clinical Outcome in Routine Evaluation, e a Hospital Anxiety and Depression Scale. Procedeu-se à análise descritiva dos dados e da relação entre variáveis. Resultados. 55.9% da amostra apresentou sintomatologia ansiosa, 52.9% sintomatologia depressiva e 41.2% comorbilidade de sintomas. Os dados sugerem que a probabilidade de indivíduos com LCA desenvolverem sintomas ansiosos aumenta com alterações mais severas da saúde mental global e que a probabilidade de desenvolverem sintomas depressivos é superior nas mulheres cuja qualidade de vida é menor no domínio psicológico. A ocorrência de comorbilidade de sintomas é mais provável em mulheres com alterações da saúde mental global e cuja qualidade de vida é menor no domínio psicológico. Conclusão. Reconhecer o papel das dimensões sociodemográficas, clínicas e de qualidade de vida nas alterações emocionais após LCA é fundamental, pois pode auxiliar na identificação de fatores que contribuem para o desenvolvimento de sintomas ansiosos e depressivos.
- A importância da comunicação interna nas pequenas e médias empresas como potenciadora de aceitação de mudança organizacional por parte dos seus consumidores : caso de estudo : VSV Modelação, Maquinação e Moldes, Lda.Publication . Vinagre, Francisca Sofia Silva; Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartAs organizações sofrem de constante mudança e desenvolvimento ao longo dos tempos e para conseguirem acompanhar a evolução natural de tudo o que as rodeia têm a necessidade de preparar toda a sua estrutura. Muitas são as variáveis sobre os quais as organizações se devem debruçar quando sofrem estas alterações pois devem estar previamente preparadas para estes acontecimentos. É necessário que as organizações compreendam que a comunicação interna é fundamental para o funcionamento das organizações e de forma a auxiliar na preparação dos diversos processos de mudança que as organizações têm de enfrentar. O sucesso deste processo prende-se com muitas das variáveis da comunicação interna pois é mais fácil, simples e rápido atingir o objetivo final quando as organizações têm uma estrutura comunicacional interna bem definida e coesa. É importante perceber que quando a comunicação interna está presente na organização, os colaboradores identificam-se muito mais com a mesma, compreendem melhor as suas mutações e participam nas mesmas sentindo-se envolvidos fazendo com que não exista tanta resistência. Estabeleceu-se assim, uma metodologia de abordagem mista, sendo qualitativa para o apuramento de dados exploratórios através da realização de entrevistas exploratórias junto de responsáveis da empresa. E, em termos de apuramento de dados primários seguiu-se uma metodologia quantitativa na aplicação de um inquérito por questionário junto dos colaboradores da organização em estudo. Entre os resultados apurados constatou-se que a comunicação interna foi considerada na organização em estudo como determinante por parte dos seus colaboradores para a mudança e sua aceitação na empresa.
- A prestação de «representations» e «warranties» pelas sociedades aos subscritores de aumentos de capitalPublication . Abrantes, Catarina Belo da Silva; Duarte, Rui Manuel Pinto