Browsing by Author "Duarte, Helena"
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- À quarta…família com arte: como potenciar o envolvimento parental no ensino artístico especializado da músicaPublication . Orvalho, Luísa; Duarte, HelenaEste artigo apresenta o resultado do projeto de intervenção pedagógica denominado “À quarta…família com arte - como potenciar o envolvimento parental no ensino artístico especializado da música”, realizado no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em 2022.O projeto foi materializado numa série de 10 de aulas de grupo temáticas, nas quais participaram6 alunos de Iniciação ao Violino e respetivos pais/encarregados de educação. Perceber o impacto do envolvimento parental ativo e regulado no desenvolvimento de competências técnico-artísticas e socio emocionais nos alunos participantes foi o objeto de estudo desta investigação. A pesquisa, do tipo naturalista, seguiu uma abordagem metodológica de aproximação à Investigação-Ação (I-A). Como técnicas de recolha e produção de dados recorreu-se à observação direta e participante e notas de campo, registos digitais e audiovisuais, ao feedback qualitativo e aos inquéritos por questionário aplicados aos alunos e encarregados de educação no início e no fim da intervenção pedagógica. A análise estatística e de conteúdo de todos os dados e registos recolhidos pelos diferentes instrumentos e técnicas evidenciaram que, no contexto da iniciação instrumental, o envolvimento parental contribui de forma direta para o desenvolvimento de competências transversais nos alunos, na medida em que estes se sentem mais apoiados e motivados na aprendizagem e, não menos importante, os pais sentem-se valorizados pelos seus filhos na ajuda que se tornaram capazes de dar no estudo em casa.
- Escalando utopias na educação musical: potenciar o envolvimento parental para melhorar as competências dos alunosPublication . Duarte, Helena; Orvalho, LuísaEste projeto de intervenção pedagógica resultou do trabalho desenvolvido como professora de Violino e Orquestra que acredita que há possibilidades de mudança, através de iniciativas inovadoras contra-hegemónicas, centradas na tomada de consciência e de mobilização, veiculando a responsabilidade, a solidariedade, a colaboração e a empatia de todos os atores. O projeto interdisciplinar designado “Escalando utopias na educação musical: potenciar o envolvimento parental para melhorar as competências dos alunos”, alicerçado na aprendizagem baseada em projetos e na aprendizagem da resolução de problemas, realizou-se no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, no ano de 2019. A questão orientadora de partida desta investigação qualitativa, que seguiu uma abordagem metodológica de aproximação à Investigação- Ação e envolveu 103 participantes foi: Em que medida a relação Escola-Família contribui para a motivação intrínseca, autorrealização e desenvolvimento de competências técnico-artísticas e socioemocionais nos alunos do ensino artístico especializado da música? Aberto à participação da comunidade educativa, envolveu os professores das disciplinas de Classe de Conjunto do Conservatório: Orquestra Juvenil, Coro Infantil e Coro de Câmara, tendo culminado num concerto, com a colaboração dos pais e encarregados de educação dos alunos (que integraram o coro). O principal objetivo desta pesquisa foi estudar a problemática do impacto da interação social e apoio dos pais no processo de ensino e aprendizagem da música. Como técnicas de recolha e produção de dados privilegiaram-se os registos audiovisuais dos ensaios e do concerto final, o feedback qualitativo dos professores ao longo dos vários ensaios e os inquéritos de satisfação aplicados no final do concerto. A análise de conteúdo foi a técnica usada no tratamento e interpretação dos dados recolhidos durante o processo. Os resultados finais evidenciaram, após uma análise SWOT, que todos os intervenientes contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento de competências musicais e socioemocionais dos alunos, a revitalização do Projeto Educativo e Social do Conservatório e o reforço das relações Escola-Família, através do envolvimento colaborativo e ativo dos pais e encarregados de educação nas atividades de aprendizagem. Este reposicionamento de lugares reajustou perspetivas, permitindo afirmar que as relações pessoais e a interação social escalam utopias quando se manifesta a empatia, permitindo construir modos diferentes de pensar a educação artística e de vivenciar a música.
- Peristomal infection after percutaneous endoscopic gastrostomy: a 7-year surveillance of 297 patients.Publication . Duarte, Helena; Santos, Carla; Capelas, Manuel Luís; Fonseca, JorgeCONTEXT: Healthcare-associated infection represents the most frequent adverse event during care delivery. Medical advances like percutaneous endoscopic gastrostomy have brought improvement on quality of life to patients but an increased risk of healthcare-associated infection. Predictive risk factors for peristomal wound infection are largely unknown but evidence suggests that antibiotic prophylaxis and preventive strategies related to infection control may reduce infection rates. OBJECTIVES: The primary aim was to evaluate the global prevalence rate of peristomal infection. Secondary objectives were to characterise the positive culture results, to evaluate the prophylactic antibiotic protocol and to identify potential risk factors for peristomal infection. METHODS: Retrospective study of 297 patients with percutaneous endoscopic gastrostomy performed at a general hospital between January 2004 and September 2010. Patients received prophylactic cefazolin before the endoscopic gastrostomy procedure. Medical records were reviewed for demographic data, underling disease conditions to percutaneous endoscopic gastrostomy and patient potential intrinsic risk factors. Statistical analysis was made with the statistical program SPSS 17.0. RESULTS: A total of 297 percutaneous endoscopic gastrostomy tubes were inserted. Wound infection occurred in 36 patients (12.1%). Staphylococcus aureus methicillin resistant was the most frequently isolated microorganism (33.3%) followed by Pseudomonas aeruginosa (30.6%). The incidence rate had been rising each year and differ from 4.65% in 2004/2007 to 17.9% in 2008/2010. This finding was consistent with the increasing of prevalence global infection rates of the hospital. Most of the infections (55.6%) were detected in the first 10 days post procedure. There was no significant difference in age, body mass index values, mean survival time and duration of percutaneous endoscopic gastrostomy feeding between patients with and without periostomal infection. Institutional factors, namely global prevalence infection rates and the endemic character of Staphylococcus aureus methicillin resistant, play an important role in peristomal infection rates. Traditional antibiotic prophylaxis with cefazolin is not adequate due to the prevalence of resistant organisms.CONCLUSIONS: Peristomal infection is a frequent problem with clinical impact in percutaneous endoscopic gastrostomy patients and should be considered a healthcare associated infection. The antimicrobial prophylaxis regimens using cephalosporins are not adequate and need to be reviewed due to the high prevalence of Staphylococcus aureus methicillin resistant and other resistant organisms in hospitals and nursing homes.