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- Escalando utopias na educação musical: potenciar o envolvimento parental para melhorar as competências dos alunosPublication . Duarte, Helena; Orvalho, LuísaEste projeto de intervenção pedagógica resultou do trabalho desenvolvido como professora de Violino e Orquestra que acredita que há possibilidades de mudança, através de iniciativas inovadoras contra-hegemónicas, centradas na tomada de consciência e de mobilização, veiculando a responsabilidade, a solidariedade, a colaboração e a empatia de todos os atores. O projeto interdisciplinar designado “Escalando utopias na educação musical: potenciar o envolvimento parental para melhorar as competências dos alunos”, alicerçado na aprendizagem baseada em projetos e na aprendizagem da resolução de problemas, realizou-se no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, no ano de 2019. A questão orientadora de partida desta investigação qualitativa, que seguiu uma abordagem metodológica de aproximação à Investigação- Ação e envolveu 103 participantes foi: Em que medida a relação Escola-Família contribui para a motivação intrínseca, autorrealização e desenvolvimento de competências técnico-artísticas e socioemocionais nos alunos do ensino artístico especializado da música? Aberto à participação da comunidade educativa, envolveu os professores das disciplinas de Classe de Conjunto do Conservatório: Orquestra Juvenil, Coro Infantil e Coro de Câmara, tendo culminado num concerto, com a colaboração dos pais e encarregados de educação dos alunos (que integraram o coro). O principal objetivo desta pesquisa foi estudar a problemática do impacto da interação social e apoio dos pais no processo de ensino e aprendizagem da música. Como técnicas de recolha e produção de dados privilegiaram-se os registos audiovisuais dos ensaios e do concerto final, o feedback qualitativo dos professores ao longo dos vários ensaios e os inquéritos de satisfação aplicados no final do concerto. A análise de conteúdo foi a técnica usada no tratamento e interpretação dos dados recolhidos durante o processo. Os resultados finais evidenciaram, após uma análise SWOT, que todos os intervenientes contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento de competências musicais e socioemocionais dos alunos, a revitalização do Projeto Educativo e Social do Conservatório e o reforço das relações Escola-Família, através do envolvimento colaborativo e ativo dos pais e encarregados de educação nas atividades de aprendizagem. Este reposicionamento de lugares reajustou perspetivas, permitindo afirmar que as relações pessoais e a interação social escalam utopias quando se manifesta a empatia, permitindo construir modos diferentes de pensar a educação artística e de vivenciar a música.
- Mental health patient-reported outcomes and experiences assessment in PortugalPublication . Coelho, Anabela; Bienassis, Katherine de; Klazinga, Niek; Santo, Susan; Frade, Patrícia; Costa, Andreia; Gaspar, TâniaMental ill-health is increasingly recognized by policymakers for its significant human and economic toll. The main objective of this study is to capture patient-reported outcomes and experiences on mental health care in Portugal using methods developed for international benchmarking purposes, such as the OECD Patient-reported Indicators Surveys. The study included 397 participants, 247 (62.2%) women, divided into four age groups: ages 16–24 years, ages 25–44 years, ages 45–65 years, and ages 66 years or older. The data collection procedure and analysis followed the OECD PaRIS Mental Health Working Group 2021 protocol allowing subsequent comparability with data from other OECD member countries. Findings on the WHO-5 Well-Being Index showed that women manifest a lower score in well-being following mental health care services use. This finding may be, at least in part, explained by the study population (mental health services users), including individuals with clinical depression which is more frequently observed in women. In terms of the level of satisfaction with treatment (provided by nurses, doctors, phycologists, etc.) the response “Yes, definitely” varied from 67% of answers regarding “time spent by care providers”, 76.3% “involvement in decisions” to 79.7% regarding “clarity of explanations” and 84.4% regarding the item courtesy and respect. This study shows the feasibility of implementing and using patient-reported metrics (PROM and PREM) in mental health services in Portugal. The study results generate useful clinical information to help meet the expectations and needs of patients, contributing to a continuous improvement of mental health community services.
- Projeto de intervenção comunitária : “sexualidade saudável é sexualidade responsável”Publication . Patrício, Ana Luísa Medeiros; Ferrito, CândidaA adolescência é vista como uma fase distinta do desenvolvimento em que predomina uma enorme multiplicidade de transformações físicas, cognitivas e intelectuais, psicossociais e emocionais e é nesta fase que se desenvolvem a autonomia e a identidade. De acordo com a literatura podemos afirmar que a fase da adolescência corresponde à fase onde se verificam mudanças muito profundas quer no seu corpo quer nas suas vidas; mudanças essas que promovem a visão dos adolescentes como grupo vulnerável (Ferriani, et. al, 2014). Os adolescentes vivenciam uma fase de instabilidade que coincide muitas vezes com o início da atividade sexual. Quanto mais cedo iniciarem a sua vida sexual, maior será a probabilidade de ocorrer o contágio de uma infeção sexualmente transmissível. Os comportamentos de risco e respetivas consequências indesejadas são muitas vezes resultado de irresponsabilidade e imaturidade. Perante esta problemática, torna-se pertinente a importância da promoção da saúde, na qual o enfermeiro exerce um papel crucial. O enfermeiro especialista em enfermagem comunitária tem um contacto muito direto com a comunidade educativa, como tal exerce o papel de ligação entre a escola e os serviços de saúde. Como forma de intervir nesta problemática, foi implementado um projeto de intervenção comunitária numa Unidade de Cuidados na Comunidade pertencente à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. A sua finalidade foi proporcionar linhas de orientação geral para os enfermeiros, referente ao aconselhamento de adolescentes, com o intuito de contribuir para a promoção de sexualidade responsável e prevenção das infeções sexualmente transmissíveis na adolescência. Neste contexto, foi desenvolvido o projeto “Sexualidade saudável é Sexualidade responsável”, suportado na Metodologia de Planeamento em Saúde segundo Imperatori e Giraldes (1993) e Tavares (1990) e o Modelo de Promoção de Saúde de Nola Pender (2014). Elaborou-se um guia orientador de boas práticas para os enfermeiros, com o intuito de orientar sobre sessões de educação para a sexualidade aos adolescentes.
- Viver a pandemia por COVID-19 como criança e adolescentePublication . Bandeira, Cátia Alexandra Guincho; Caldeira, SílviaEste relatório tem como objetivo a descrição do percurso realizado para a aquisição e desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, tendo como temática central a vivência das crianças e adolescentes durante a pandemia por COVID-19. A descrição neste relatório será baseada numa análise critico-reflexiva dos objetivos e atividades delineadas, tendo em vista a prestação de cuidados centrados na família e a promoção da saúde nas crianças e adolescentes, levando à adoção de comportamentos saudáveis, fundamentando a minha prática clínica no Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. A pandemia por COVID-19 veio alterar a vida quotidiana regular da população mundial, e as crianças e adolescentes sofreram igualmente consequências com as restrições que foram sendo impostas pelas políticas de saúde, que influenciaram a vida na globalidade e funcionalidade. A família teve de adaptar a sua dinâmica, assim como os enfermeiros tiveram de ajustar a sua prática para manter os cuidados a um nível que garantisse a qualidade e a segurança dos clientes. O estágio foi dividido em três módulos, e decorreu em diferentes áreas de assistência ao utente pediátrico: Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e Internamento de Pediatria. Os diferentes campos de estágio permitiram-me desenvolver competências no âmbito da prestação de cuidados à criança e família em situações de especial complexidade, avaliando a família e as suas necessidades, adaptando a minha intervenção e comunicação ao seu estádio de desenvolvimento, tentando alcançar o seu bem-estar e a promoção da saúde. Os objetivos e atividades delineadas, possibilitaram a melhoria da minha capacidade de reflexão e transmissão do conhecimento e, através de uma tomada de decisão e prática clínica apoiadas em evidência científica, fui adquirindo e desenvolvendo competências de Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica durante o meu percurso, tendo em vista uma resposta às necessidades da criança, jovem e família.