Browsing by Author "Coelho, Sandra Lima"
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- E pudesse eu pagar de outra forma: o uso de uma moeda local como instrumento mobilizador de práticas de reciclagem e de dinamização do comércio local em CampolidePublication . Coelho, Sandra LimaE pudesse eu pagar de outra forma: o uso de uma moeda local como instrumento mobilizador de práticas de reciclagem e de dinamização do comércio local em Campolide. Neste artigo apresenta-se o modus operandi do “Pago em Lixo”, projeto criado pela Junta de Freguesia de Campolide (jfc), em Lisboa, que implementou uma moeda local, o Lixo, com o objetivo de envolver a comunidade na separação de resíduos, e analisam-se as motivações que estão na sua génese. Os dados recolhidos numa entrevista semidiretiva ao presidente da jfc evidenciam que a motivação principal da jfc é de ordem económica: robustecer o comércio e a economia local e reduzir os encargos financeiros no que concerne à limpeza das ruas, mas também fomentar nos moradores a adoção de comportamentos de maior consciência cívica, o que reflete uma moralidade ersatz.
- A experiência digital no período de confinamento: relatos de estudantes da geração ZPublication . Amador, Cláudia Carvalho; Coelho, Sandra Lima; Guimarães, Maria Isabel G. G. CastroNeste artigo pretendemos dar maior visibilidade às vivências juvenis do confinamento e chamar a atenção para o impacto do mundo digital, através de uma abordagem na qual este fenómeno é tido como um facto social total que se faz espelhar, de forma teórica e metodológica, nos mais recentes contributos da Sociologia Digital. Apresentamos uma análise dos resultados de um estudo exploratório que incidiu sobre a experiência digital de 43 jovens estudantes do primeiro ano das licenciaturas da Católica Porto Business School. Estes jovens recém-chegados ao Ensino Superior refletiram, através da redação de narrativas biográficas, sobre as suas vivências durante a primeira vaga do surto da Covid-19, que obrigou a um período de confinamento. Os dados recolhidos permitem, por um lado, compreender qual o papel desempenhado pelas redes sociais durante um período de isolamento imposto, durante o qual os contactos presenciais foram desaconselhados e, por outro lado, aquela que foi uma experiência única, de âmbito mundial, de implementação do ensino à distância. Os resultados revelam que estes jovens, nascidos numa geração que surgiu na era da internet e que, nessa medida, tem uma forte relação com o mundo digital, teve nas redes sociais uma aliada contra o isolamento e o afastamento físico. Demonstram, de igual modo, que estes jovens passaram a associar a estes meios sentimentos de desconforto e de exaustão. Paralelamente, a imposição do ensino à distância sem qualquer tipo de preparação por parte das escolas, professores e estudantes teve consequências que se previam nefastas. Contudo, a insatisfação destes jovens face a esta forma de ensino é praticamente generalizada, não só devido à falta de preparação das escolas, mas também às dificuldades de ajustamento dos professores, num ambiente em que os estudantes se sentiram mais suscetíveis a mecanismos de distração e no qual admitiram ser mais difícil manter a concentração.
- Fair trade consumers in Portugal: values and lifestylesPublication . Coelho, Sandra LimaThis article results from an empirical research on FT in Portugal. The study combined qualitative and quantitative methods. Thus, biographical interviews and a survey were used to collect data about FT consumption practices as well as the profile of Portuguese FT consumers. Sociological portraits allowed for analysing the interviews. In this article one aims to presenting and discussing qualitative findings from this research. The main contribution of this article is to provide information about FT consumers' lifestyles. In order to achieve this goal, one presents nine sociological portraits. This article aims to clarify to what extend consumption practices of these FT consumers pursue, or not, buycotting strategies as a collective action aiming at promoting social change, or if buying FT goods is just a traditional action, without any ideological background.
- Implementação da moeda local MOR em Montemor-o-Novo: vantagens, desafios e potencialidades para a transformação socialPublication . Machado, Mariana Veiga; Coelho, Sandra Lima; Amador, CláudiaNeste artigo, exploramos o impacto das moedas locais como uma forma de inovação social, destacando a sua capacidade de revitalizar economias locais e fortalecer laços comunitários. O nosso objeto de estudo é a moeda MOR, oriunda de Montemor-o-Novo, e analisamos as suas características e benefícios para a comunidade na qual esta moeda é utilizada. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando análise documental e entrevistas semiestruturadas, para compreender como a moeda promove, ou não, a transformação social. Os resultados sugerem que esta moeda local promove o consumo sustentável e contribui para o desenvolvimento local. Concluímos, igualmente, que o verdadeiro impacto da moeda MOR será avaliado a longo prazo, com potencial para replicação noutras comunidades.
- IntroduçãoPublication . Coelho, Sandra Lima; Marcelo, Gonçalo
- A minha experiência de confinamento: análise de narrativas biográficas de jovens em transição para a vida adulta e para o ensino superiorPublication . Coelho, Sandra Lima; Amador, Cláudia Carvalho; Guimarães, Maria IsabelNeste trabalho analisaram-se as experiências de confinamento de 43 jovens estudantes do primeiro ano do ensino superior dos cursos de Economia e Gestão da Católica Porto Business School, no que concerne aos processos de transição para a vida adulta e para o ensino superior em tempos de pandemia e de isolamento físico e social. A análise das narrativas biográficas redigidas pelos estudantes permitiu concluir que as circunstâncias em que ocorreram as transições foram profusamente marcantes, sobretudo, no que respeita aos rituais que assinalam os momentos de entrada na vida adulta e no ensino superior: a ausência das festas de aniversário dos 18 anos, do baile e das viagens de finalistas é mencionada como uma situação angustiante e de tristeza. Sendo a amostra constituída por jovens que beneficiam de condições materiais de existência confortáveis e que passaram pelo confinamento sem qualquer provação de cariz material, foi no campo do lazer e das atividades lúdicas que situaram o lado mais sombrio da pandemia.
- Moedas locais: reflexões sobre três casos em PortugalPublication . Coelho, Sandra LimaNeste artigo abordamos teoricamente os múltiplos contextos propícios ao surgimento das moedas locais e reflectimos sobre como é que estas moedas podem convergir enquanto solução, ou contribuir para a solução, de problemas originados pela expansão da racionalidade económica e dos valores que lhes estão associados, enfatizando três casos de moeda local em Portugal: o Lixo, o Tear e o Santo António. O Tear e o Santo António integram-se em projectos mais amplos que ultrapassam o âmbito de criação de uma moeda local e que se estendem a fenómenos sociais como a exclusão social, o desemprego e o consumo sustentável. O Lixo é um projecto per se que foi criado com objectivos de revitalização do comércio local e de promoção de hábitos de separação de resíduos.
- Portuguese local currencies: the recent cases of Fundão and CovilhãPublication . Guimarães, Isabel; Coelho, Sandra Lima; Soares, Conceição
- Reflexão conceptual sobre o fenómeno do consumo responsávelPublication . Neto, Hernâni Veloso; Coelho, Sandra Lima
- Sobre a justiça no comércio e as escolhas morais de consumo: o caso dos consumidores de Comércio JustoPublication . Coelho, Sandra LimaNeste artigo apresentam-se alguns resultados de uma investigação sobre os consumidores de Comércio Justo (CJ) em Portugal, sobre as suas práticas de consumo justo e as razões que os levam a adquirir produtos oriundos desta modalidade comercial alternativa. A análise dos dados recolhidos revela que os motivos que conduzem os consumidores ao CJ são plurais: o consumo de produtos de CJ pode exprimir preferências individuais que concernem não só ao gosto, à qualidade e ao exotismo dos produtos, mas também aos valores morais destes consumidores.