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- A Mediação de Maria : uma leitura do documento do Grupo de Dombes “Maria no projeto de Deus e a comunhão dos Santos” no diálogo católico-protestantePublication . Faia, Rui Filipe Sardinha; Martins, António Manuel AlvesO Grupo de Dombes fez uma reflexão sobre a Virgem Maria, em finais do século XX, avaliando as convergências católico-protestantes e possível reconciliação, face à controvérsia existente acerca de Maria. Analisamos as suas conclusões, redigidas no documento: “Maria no projeto de Deus e a comunhão dos Santos”, fazendo uma leitura centrados no tema: mediação de Maria. Descrevemos o Grupo, o seu método e fim – a conversão de corações –, conferindo a evolução do sentir católico de “Maria mediadora da graça” com as premissas protestantes da graça e da fé, certos de que só há “um Mediador que é Cristo” (1Tm 2,5). Observamos o lugar de Maria na Salvação, indagando sobre o sentido e a validade da sua cooperação. Por fim, confirmamos que o Concílio Vaticano II atenua o alvoroço mariano na mediação maternal, vendo que Maria pode ser uma ponte no Ecumenismo. O debate não fica fechado, pois muitas questões ficam em aberto; mas, percebemos que “Maria não é, nem poderá ser, causa de divisão entre cristãos”, importando “acolher a mãe de Nosso Senhor como discípulos de Cristo” (Jo 19,27).
- A minha experiência de confinamento: análise de narrativas biográficas de jovens em transição para a vida adulta e para o ensino superiorPublication . Coelho, Sandra Lima; Amador, Cláudia Carvalho; Guimarães, Maria IsabelNeste trabalho analisaram-se as experiências de confinamento de 43 jovens estudantes do primeiro ano do ensino superior dos cursos de Economia e Gestão da Católica Porto Business School, no que concerne aos processos de transição para a vida adulta e para o ensino superior em tempos de pandemia e de isolamento físico e social. A análise das narrativas biográficas redigidas pelos estudantes permitiu concluir que as circunstâncias em que ocorreram as transições foram profusamente marcantes, sobretudo, no que respeita aos rituais que assinalam os momentos de entrada na vida adulta e no ensino superior: a ausência das festas de aniversário dos 18 anos, do baile e das viagens de finalistas é mencionada como uma situação angustiante e de tristeza. Sendo a amostra constituída por jovens que beneficiam de condições materiais de existência confortáveis e que passaram pelo confinamento sem qualquer provação de cariz material, foi no campo do lazer e das atividades lúdicas que situaram o lado mais sombrio da pandemia.
- WGS-based dual strategy for the identification of key targets to enhance beta-lactam activity in mycobacterium tuberculosisPublication . Olivença, Francisco; Nunes, Alexandra; Macedo, Rita; Pires, David; Silveiro, Cátia; Ferreira, Cláudia; Miragaia, Maria; Pimentel, Madalena; Anes, Elsa; Gomes, João Paulo; Catalão, Maria João
- Tendências de flexibilização da atividade laboral dos trabalhadores com responsabilidades familiares em especial : dispensa para amamentação, horário flexível e teletrabalhoPublication . Leonardo, Mariana da Costa; Andrade, Rita Gonçalves Canas da Silva Oliveira
- Fatores que influenciam o processo de decisão de compra da geração Millennial : estudo de caso : marca DovePublication . Ponces, Teresa Maria Pinto Basto Calheiros; Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartA sociedade contemporânea é caracterizada como uma sociedade de consumo na qual cada indivíduo desempenha o papel de consumidor e vive dentro de um sistema onde a ideia de adquirir bens corresponde a uma felicidade pura. O perfil do consumidor está em constante mudança e adapta-se à evolução da sociedade e da tecnologia. Atualmente, não chega apenas desenvolver um produto que responda às necessidades e desejos dos consumidores. É necessário saber comunicar o produto aos consumidores, fazendo uso da comunicação também como ponto de diferenciação. A geração Millennial é caracterizada por ser composta por indivíduos que procuram respostas imediatas em todos os aspetos das suas vidas. Tendo nascido num mundo submerso em tecnologia, é caracterizada como a geração dos “nativos-digitais”. De forma a compreender aquilo que motiva e influencia os consumidores a adquirirem determinados produtos, é necessário estudar os seus comportamentos e as diferenças existentes nas suas gerações: aquilo que motiva um consumidor de uma idade mais avançada pode ser diferente do que motiva um consumidor mais jovem. Neste sentido, na presente investigação pretendeu-se aprofundar quais os fatores que influenciam a geração Millennial portuguesa a adquirir produtos da marca Dove e a escolher a marca em detrimentos de outras no ponto de venda. Assim, com a realização do presente estudo foi possível concluir que os fatores que mais influenciam esta geração são a qualidade dos produtos da marca, o desempenho, o preço e ainda a sustentabilidade da marca. No entanto, apesar do preço se assumir como um fator fundamental, é de notar que os consumidores que pertencem a esta geração não deixam de adquirir os produtos da marca Dove quando estes não se encontram em promoção. Outro fator fundamental para esta geração é também a maturidade e a história da marca, relevando-se um fator de elevada importância na compra de produtos da marca Dove.