Browsing by Author "Branco, Francisco"
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- 6th European Conference for social work research: reflective social work practices in contemporary societies dialogues and new pathways between praxis and research. Book of abstracts & programme bookPublication . Branco, Francisco; Amaro, Maria Inês; Santos, Maria Isabel; Oliveira, Ana; Guerra, Inês
- Uma abordagem histórica dos padrões de rendimento mínimo em PortugalPublication . Pereirinha, José António; Branco, FranciscoO artigo apresenta uma análise interpretativa da história dos mínimos sociais em Portugal. Pretende-se reconstruir o itinerário histórico da evolução dos padrões de rendimento mínimo, identificando e contextualizando os marcos que caracterizaram a sua evolução. Esta análise enquadra-se num projeto de investigação em que se pretende, através duma abordagem consensual dos orçamentos padrão, determinar o valor do rendimento mínimo adequado em Portugal e fazer a sua comparação com os valores dos mínimos sociais que constituem referência para a fixação de valores do salário mínimo e das prestações sociais.
- Assistentes sociais e profissões sociais em Portugal: notas sobre um itinerário de pesquisaPublication . Branco, FranciscoVisa-se neste artigo, por um lado, ensaiar uma análise exploratória baseada na apresentação de um conjunto de hipóteses sobre o estado da jurisdição do Serviço Social em Portugal num itinerário analítico guiado pela sociologia das profissões e, por outro lado, apresentar, em termos gerais, a perspectiva analítica que vem sendo sustentada, por trabalhos não filiados na designada tradição americana da sociologia das profissões, da necessidade de um novo olhar sobre as profissões do campo social como requisito para apreender as dinâmicas e mutações que neste âmbito vêm ocorrendo no contexto das transformações do Estado Social e das políticas públicas em resposta à «nova questão social».
- Being a foster family in Portugal - motivations and experiencesPublication . Diogo, Elisete; Branco, FranciscoFoster care is an almost absent component in the child care system and scientific research conducted in Portugal foster comprises 3.2%(1) of out-of-home care in Portugal. This research aims to contribute to a deeper visibility of the care phenomena, giving specific attention to the foster families themselves. This research adopted a qualitative analytical approach, inspired by Grounded Theory. Foster families' motivation is rooted in altruism, affection for children, and sensitivity to maltreatment. Personal and professional biography or past contact with out-of-home care can also induce predisposition to become a carer. The experience of being a carer(2) is one of traversing through a life of many challenges and rewards. Considering the recognition from the stakeholders, it is a rewarding task. The quality of the service provided and the performance of the care professionals are both key elements to foster care.
- A desqualificação social da classe média em Portugal: uma abordagem qualitativaPublication . Silva, Catarina Vieira da; Branco, FranciscoA presente investigação, tem como objeto central da pesquisa, analisar as principais dinâmicas de vulnerabilização que afetam a classe média, procurando-se compreender designadamente as dimensões relacionadas com a crise económica, quebra de rendimentos, processos de desagregação e rutura familiar, desqualificação social e sofrimento social. Este trabalho baseou-se, como um dos principais eixos teóricos de pesquisa, no ensaio de Serge Paugam sobre a nova pobreza. Partindo deste conceito como representação e categoria analítica, elaborou-se uma proposta de releitura do conceito de desqualificação social perante os desafios da classe média face à crise económica contemporânea. A pesquisa adotou uma estratégia de cariz qualitativo, com base em entrevistas a cidadãos de classe média que experienciaram no presente e passado recentes processos de desqualificação social, tendo sido reunido um corpus de vinte entrevistas com base no princípio da máxima heterogeneidade. No que se refere à codificação e categorização utilizou-se o software MAXQDA para a análise de dados qualitativos.Os dados recolhidos indiciam que estamos perante cidadãos que se afastam dos atributos apontados pela literatura à classe média, em consequência das trajetórias de mobilidade social descendente ou mobilidade ascensional estagnada provocadas pelos processos de vulnerabilização económica e social a que foram submetidos. Esta investigação permitiu ainda concluir que todos os entrevistados sofreram processos de mobilidade social descendente ou exposição a dinâmicas de mobilidade ascensional estagnada, evidenciando-se que uma grande parte dos cidadãos não recorre aos serviços de apoio e ação social, mobilizando preferencialmente as redes de apoio e solidariedade familiar.
- Dinâmicas de vulnerabilização económica e desqualificação social da classe média em PortugalPublication . Silva, Catarina Vieira da; Branco, FranciscoO artigo que aqui se apresenta constituiu-se como um dos resultados do trabalho de investigação no âmbito do Doutoramento em Serviço Social “Vidas incertas”: Dinâmicas de vulnerabilização económica e desqualificação social da classe média em Portugal. A investigação teve como objeto central da pesquisa analisar as principais dinâmicas de vulnerabilização que afetam a classe média, procurando-se compreender designadamente as dimensões relacionadas com a crise económica, quebra de rendimentos, processos de desagregação e rutura familiar, desqualificação social, sofrimento social e recurso aos serviços de apoio e ação social. Esta investigação permitiu concluir que todos os entrevistados sofreram processos de mobilidade social descendente ou exposição a dinâmicas de mobilidade ascensional estagnada, evidenciando-se que uma grande parte dos cidadãos não recorre aos serviços de apoio e ação social, mobilizando preferencialmente as redes de apoio e solidariedade familiar. A análise das entrevistas permitiu também identificar diferentes expressões de sofrimento social decorrentes de fenómenos diferenciados como o desemprego, ruturas conjugais, precarização laboral, alterações significativas dos padrões de consumo e estilo de vida, mobilidade social descendente e falta de perspetivas para o futuro por processos de desqualificação social, aspetos que afetam de modo mais intenso a população feminina.
- O ensino da metodologia de investigação na formação inicial em Serviço Social: entre a transversalidade exigida e a predominância da metodologia qualitativaPublication . Monteiro, Daniela; Branco, FranciscoO serviço social é uma profissão reconhecida pela sua intervenção junto das populações em situação de vulnerabilidade social. Mas, não se reduz a esta dimensão e a investigação tem ganho cada vez mais espaço na prática dos profissionais e destaque na literatura da área. Assim, importa compreender como formamos os estudantes e futuros profissionais neste domínio. Neste artigo, apresentamos uma parte de um estudo mais amplo sobre o ensino da investigação na formação inicial em serviço social, onde pretendemos conhecer e compreender as orientações metodológicas de investigação lecionadas na formação inicial em serviço social a partir da visão dos professores. Trata-se de um estudo de casos múltiplos de natureza qualitativa, cujas unidades de análise são três cursos de Licenciatura em Serviço Social em Portugal, onde foram entrevistados 12professores. Os dados revelaram a preocupação que as IES (Instituições de Ensino Superior) demonstraram em garantir aos estudantes um conhecimento transversal das diferentes abordagens metodológicas, independentemente das tendências que marcam atualmente as investigações produzidas pelos assistentes sociais, o seu interesse ou adequação à área disciplinar e às metodologias preferencialmente adotadas pelos próprios professores enquanto investigadores. Conclui-se, ainda, que, não obstante esta transversalidade, verifica-se uma predominância da metodologia qualitativa nos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de serviço social numa associação com a natureza da intervenção da profissão.
- “A highly demanding measure”: practitioner contributions to improving practice and policy for foster familiesPublication . Diogo, Elisete; Branco, FranciscoFoster families provide at-risk children with a family environment. In Portugal, however, there appears to be a major lack of political investment in foster care programmes, with only around 191 children currently placed with a foster family. To increase these numbers, we need to listen and give a voice to the social workers who provide support to foster carers. This empirical study uses a qualitative methodology based on interviews with practitioners working in the only two organisations offering a foster care programme. The qualitative analysis is inspired by categorical analysis. The findings suggest an urgent need for policy action to train workers throughout the child protection system so as to guarantee service quality standards. Moreover, this should be combined with a mass information campaign aimed at the general public. This would provide a real social image of foster families, as well as improving their recruitment and retention.
- How do people become foster carers in Portugal? The process of building the motivationPublication . Diogo, Elisete; Branco, FranciscoAct no. 142/2015 highlights the importance of children out-of-home being placed in a family context. However, foster care continues to be an almost absent component in the Portuguese childcare system. In 2017, it corresponded to just 3% of out-of-home care. This research aims to contribute to the understanding of the reasons for becoming a foster family. It adopted a qualitative approach, using carers' narrative interviews and practitioners semi-structured interviews, inspired by grounded theory. Foster family motivation is rooted in altruism, affection for children and sensitivity to maltreatment. These factors, as well as personal life course and contact with out-of-home care, induce a predisposition to become a foster family. The quality of the support services and the care professionals' performance also reveal key elements.
- A investigação na formação em Serviço Social: estratégias de ensino adotadasPublication . Monteiro, Daniela; Branco, FranciscoA presente comunicação enquadra-se no tópico - Profissão - do V Congresso Nacional de Serviço Social. Esta resulta de uma investigação empírica realizada através de um estudo de caso múltiplo abrangendo três cursos de 1º Ciclo em Serviço Social em Portugal. A formação de ensino superior tem a função de formar profissionais competentes. Dentro das várias dimensões da formação, a investigação e a preparação para esta, constitui um fundamental elemento dessa competência e da identidade profissional. Desta forma, é importante compreender como formamos neste domínio (i.e. que estratégias de ensino adotamos) e qual o perfil de profissionais que pretendemos formar. Pudemos identificar, entre as Instituições de Ensino Superior estudadas (com diferentes desenhos na sua estrutura curricular) estratégias de ensino da investigação que passam pelo estímulo e criação de oportunidades de investigação em contextos de prática. Neste sentido, as oportunidades criadas têm como objetivo desencadear o conhecimento dos processos de investigação e da reflexão sobre: porquê fazer, o que fazer e como fazer. Discute-se, desta forma, como providenciar aos estudantes o acesso a todas as etapas de um projeto de investigação tornando-a menos intimidante, mais estimulante, e compreendida, pelos estudantes, como relevante/fundamental para a prática.
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