Browsing by Author "Boas, Alex Villas"
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- A cegueira pandêmica saramaguiana como metáfora de épocaPublication . Boas, Alex VillasO objetivo deste artigo é oferecer categorias que ajudem a refletir o evento pandemia em seu impacto cultural, que inaugura um tempo de busca de revisão de mentalidade, face às fragilidades que se desvelam na ocasião. Neste sentido, o evento pandêmico pode ser ligo à luz do romance Ensaio sobre a Cegueira de 1995, do escritor português José Saramago, desde uma perspectiva lacaniana sobre o papel do imaginário no desafio cultural de integração da alteridade. Tanto o romance português como o referencial lacaniano de alteridade tem sido objeto de hermenêuticas teológicas que indicam seu potencial de elucidação teórica do momento histórico que se vive no Ocidente, em que a alteridade se apresenta como um desafio dos novos tempos. Neste sentido, o evento pandemia se apresenta também como alteridade radical que desvela a real condição em que se encontra a sociedade e cultura contemporânea.
- O Cristianismo moderno de Dom Paulo ArnsPublication . Boas, Alex Villas; Manchini, Welder LancieriO presente artigo visa apresentar como a atuação pastoral de Dom Paulo Arns na Arquidiocese de São Paulo (1970-1988) estava em sintonia com a mudança de concepção missiológica à partir do Concílio Vaticano II, que não se reduz a uma modernização do catolicismo, mas é fruto de uma hermenêutica de volta as fontes na qual se identica a capacidade do Evangelho em ser moderno. Para tanto se pretende uma breve explanação da categoria Reino de Deus e as mudanças que sofreu em momentos fundamentais da história. Ao mesmo tempo em que ao ser resgatada como categoria central da evangelização pós-conciliar, o Reino de Deus é também uma chave de leitura fundamental para compreensão da teologia prática do arcebispo da esperança da cidade São Paulo. O modo como a evangelização ligada a ideia de tornar presente o Reino de Deus pode se vericar em alguns de seus principais projetos pastorais, que aqui se pretende apresentar.
- É desse Amor que eu sofro. Hermenêutica feminina da experiência mística – a Minne Medieval em Hadewijch da AntuérpiaPublication . Provinciatto, Luis Gabriel; Amaral, Maria José Caldeira do; Boas, Alex VillasHadewijch dialoga com os pensadores do patrimônio medieval cristão de maneira íntima,dada a sua erudição, ousando inserir aspectos absolutos em sua experiência, oferecendo,em sua obra, a possibilidade de uma hermenêutica feminina do Amor, a Minne medieval,que sustenta uma vida de ser Deus com Deus, não sem antes atravessar uma fisiologia humana e natural que sobrevive à dissolução de si mesma. Para tanto, pretende-se fazer uso dos Fundamentos filosóficos da mística medieval (1919/1920), de Martin Heidegger,para abordar fenomenologicamente a experiência mística de Hadewijch da Antuérpia, sem pretender com isso desmistificar a mística, ou seja, aceitá-la como um objeto de pesquisa filosófica, mas encontrar nessa experiência da Presença de Deus que a beguina da Antuérpia experimenta e relata, um solo de abertura para a realização prévia da experiência fundamental. A indagação filosófica de Hadewijch a Heidegger está implícita em sua experiência humana com Deus como aquela que é origem do próprio filosofarporque ela enfrenta a derrota da razão nesse empreendimento poético, visionário e epistolar. A mística, enquanto objeto de pesquisa, será sempre uma crítica à ciência porque não se deixa capturar pela construção teórica, pois é absorvida pelo indelével, pelo indizível e por desdobramentos filosóficos amplos demais que vão desde a conduta reta dos ímpios ou o desejo ao bem — o único e o maior bem —, ao próprio niilismo que aponta para o Amor, não somente como o êxtase desejado e alcançado, mas com seu maior desdobramento em ser autêntico e revelador da realidade humana exilada no Amor por causa do Amor. É desse Amor que ela sofre.
- Editorial: será qualquer poema a última hipótese de se escrever ainda?Publication . Angélico, José Pedro; Teixeira, José Rui; Boas, Alex VillasFundacional para a perceção e expressão do mistério, a linguagem poética é lugar de uma articulação paradoxal, nada acrescentando à representação descritiva do mundo. Encontrando-se o positivismo teológico em crise, paradigma que sempre cedeu demasiado à obsessão pela verdade, tem-se vindo a notar um crescente interesse pelo estudo teológico de produções literárias como lugares de redenção da linguagem referencial, própria do discurso tradicional da teologia. Na sua performatividade quase litúrgica, a linguagem poética aproxima o objeto do discurso teológico do seu eixo verdadeiramente referencial: a transluminosa treva do Silêncio (Pseudo-Dionísio).
- As interpretações teológicas da Declaração Universal dos Direitos Humanos nas Mensagens comemorativas dos Pontificados Pós-conciliares (1968 a 2018)Publication . Boas, Alex Villas; Boas, Aline VillasO presente artigo tem o objetivo de analisar as ênfases hermenêuticas e teológicas que os papados pós-conciliares, de 1968 a 2018, deram em suas Mensagens come morativas da Declaração Universal dos Direitos Humanos, respectivamente às datas dos 20º, 25º, 30º, 40º, 50º, 60º e 70º aniversários. Para isso, irá se analisar como a gramática dos Direitos Humanos é incorporada no Magistério Católico, com João XXIII, e consolidada no Concílio Vaticano II que gera duas grandes ênfases hermenêuticas da dignidade humana, da liberdade humana e das condições de vida digna por meio da justiça social. Os papados pós-conciliares irão desenvolver tais dimensões de acordo com suas respectivas perspectivas e contextos.
- O invisível e o indizível: interfaces entre fenomenologia, religião, política e narrativasPublication . Falabretti, Ericson Sávio; Silva, Marcos Carneiro; Boas, Alex Villas; Zeferino, Jefferson
- Uma leitura de David Tracy sobre a análise de modelos teológicosPublication . Zeferino, Jefferson; Boas, Alex VillasO lugar da teologia no contexto acadêmico, sobretudo na sua relação com as ciências humanas e os estudos da religião, demanda uma reflexão acerca de sua própria voz e sobre seu modo de colaborar com a produção de conhecimento qualificado no conjunto da concepção de conhecimento científico contemporâneo desde a emergência de uma racionalidade pública no século XIX. Em perspectiva interdisciplinar, nota-se que a função teológica de explicitar o funcionamento de um determinado discurso ou modelo teológico pode se configurar em efetiva contribuição para outros saberes que se dedicam ao mesmo fenômeno. Por meio de uma análise bibliográfica, acessa-se o pensamento de David Tracy para ajudar a pensar possíveis critérios para a análise de teologias, como proposta de avanço a um procedimento de análise de tradições teológicas particulares. Na tarefa de um método de correlação entre as hermenêuticas críticas das tradições teológicas e da situação contemporânea, evidencia-se o zelo pela explicitação de suas estruturas de plausibilidade, de seus atores e objetos.
- Mapeamento das temáticas dos dossiês das revistas dos programas de pós-graduação em Ciências da Religião e Teologia no BrasilPublication . Boas, Alex Villas; Serrato, Andreia Cristina; Cruz, June Alisson Westarb; Zdziarski, Alaís DaianeO presente artigo apresenta um primeiro resultado parcial do projeto de pesquisa de Mapeamento da produção da Área de Ciências da Religião e Teologia no Brasil, que diz respeito mais precisamente à análise do histórico dos dossiês publicados pelos periódicos acadêmicos vinculados aos 21 Programas de Pós-Graduação de Ciências da Religião, com suas variantes e de Teologia. O objeto de análise, portanto, é delimitado nas edições que publicaram dossiês temáticos nas 34 revistas de cunho científico vigentes no último quadriênio de avaliação da CAPES, iniciado em 2017 até o presente momento, abrangendo o período de 1969, quando é publicado o primeiro dossiê, até 2018, por meio de métodos sociométricos, bibliométricos, análise de redes sociais e demais abordagens estatísticas. Tal recorte de análise resulta em um total de 425 temáticas de dossiês publicadas nesses 50 anos. As temáticas dos dossiês foram analisadas com os indicadores de centralidade de redes, possibilitando realizar uma análise descritiva integrada sobre o desempenho e suas perspectivas relacionais, observando, como consideração final, uma crescente demanda em relação ao número de temáticas dos dossiês no espaço de tempo analisado na Área de Ciências da Religião e Teologia, como possível indicativo de temas que vão consolidando os estudos de religião no Brasil.
- O método antropológico no diálogo entre teologia e literatura em Antônio ManzattoPublication . Boas, Alex VillasO objetivo deste artigo é apresentar e analisar o debate teórico a respeito do que ficou conhecido como Método Antropológico de diálogo entre Teologia e Literatura desde a publicação da obra Teologia e Literatura – Reflexão Teológica a partir da Antropologia contida nos Romances de Jorge Amado de Antonio Manzatto em 1994, um marco de referência que inaugura o campo de pesquisa no Brasil. O presente trabalho visa uma análise da crítica de Antonio Magalhães da obra de Manzatto em seu livro Deus no Espelho das palavras, de 2000 para em seguida verificar em que medida isso se aplica no trabalho de Manzatto, assim como há uma contribuição para o campo com tal debate. Para tal pretende-se identificar algumas influencias na teologia manzatiana para melhor delinear compreender algumas de suas categorias.
- Reforma eclesial e recepção conciliar: crise da linguagem teológica e recepção estética do Vaticano IIPublication . Boas, Alex VillasO presente trabalho procura analisar a questão da recepção conciliar do Vaticano II, proposta por Yves Congar, Bernard Sesboüe e Christoph Theobald, porém, a partir da teoria da recepção estética de Hans Robert Jauss, e como está presente na tarefa contínua de reforma eclesial. As recepções conciliares são processos de construções teológicas de linguagem e, inevitavelmente atingem momentos de inflexão, como é o caso entre o que ficou conhecido como estilo pastoral da teologia latino americana e a estética teológica de Hans Urs von Balthasar, que acentua o aspecto dogmático. Tais linguagens, que constituíram o terreno do debate teológico pós-conciliar, vão sendo recebidas e reelaboradas, especialmente nas Conferências Gerais do Episcopado Latino Americano e Caribenho.