Browsing by Author "Bastos, Cristina"
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- A cultura que se (trans)formaPublication . Bastos, CristinaEste artigo decorre de uma reflexão sobre o trabalho de acompanhamento/consultoria a um agrupamento TEIP e da constatação do processo/progresso, apesar de algumas situações de recuo e de desmotivação, logo ultrapassadas, e de como, não obstante o “estigma TEIP”, este programa pode dar origem a culturas transformadoras e que se transformam.
- Culturas profissionais docentes e associações de professoresPublication . Bastos, CristinaPartindo da conceção de uma cultura profissional que se constrói em interação permanente, a cultura profissional dos professores tem sido marcada pelo individualismo e isolamento e pela disciplinarização do conhecimento. Confrontados com as crescentes dificuldades da profissão e com uma crise de identidade, muitos professores refugiam-se no seu grupo disciplinar, como um espaço legítimo de pertença. Um outro espaço de pertença à profissão e contributo para o desenvolvimento profissional docente será o papel desempenhado pelas associações profissionais. Pela inexistência de dados empíricos sobre eventuais diferenças que possam existir nas práticas e culturas profissionais, tendo em conta o grupo de recrutamento e a vinculação a associações profissionais, elegemos como problemática do estudo “O impacto das associações de professores e (des)contrução de identidades profissionais” obter respostas às seguintes questões: • Qual o papel das associações de professores na atualidade? • Quais são os seus contributos para o conhecimento profissional e para o desenvolvimento das dimensões do perfil docente? • O facto de se pertencer a uma associação profissional altera o modo de praticar a profissão? • Que perceções têm os filiados (e respetivos dirigentes) do papel da “sua” associação? • Qual o impacto das associações de professores nas culturas e práticas profissionais dos seus associados? • Associações diferentes conduzem a práticas profissionais diferentes?
- Que identidade e que culturas profissionais docentes?Publication . Bastos, Cristina; Matias Alves, JoséPartindo do conceito de identidade e profissionalidade docente, da construção do conhecimento profissional e das especificidades da “ação de ensinar”, esta comunicação visa refletir sobre as práticas e sobre a cultura profissional dos docentes, procurando lançar algumas hipóteses exploratórias sobre a eventual distinção entre docentes vinculados e não vinculados a associações profissionais. Se, por um lado, a heterogeneidade nas formas de trabalhar dos professores, em que a partilha e a colaboração muitas vezes se mantem adstrita aos colegas do mesmo grupo ou área disciplinar, contribui para uma cultura profissional fragmentada; por outro lado, os professores estão integrados em escolas/contextos diferentes com diferentes culturas (e subculturas), também estas diferentes (rituais, rotinas, ethos) que determinam a sua socialização profissional. Perante este quadro, e considerando “cultura” como herança social, que culturas profissionais detêm os professores? E que eventuais diferenças podem existir nas práticas profissionais de docentes tendo em conta o grupo de recrutamento e a vinculação a associações profissionais?