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Partindo do conceito de identidade e profissionalidade docente, da construção do conhecimento
profissional e das especificidades da “ação de ensinar”, esta comunicação visa refletir sobre as
práticas e sobre a cultura profissional dos docentes, procurando lançar algumas hipóteses
exploratórias sobre a eventual distinção entre docentes vinculados e não vinculados a
associações profissionais. Se, por um lado, a heterogeneidade nas formas de trabalhar dos
professores, em que a partilha e a colaboração muitas vezes se mantem adstrita aos colegas do
mesmo grupo ou área disciplinar, contribui para uma cultura profissional fragmentada; por outro
lado, os professores estão integrados em escolas/contextos diferentes com diferentes culturas (e
subculturas), também estas diferentes (rituais, rotinas, ethos) que determinam a sua socialização
profissional. Perante este quadro, e considerando “cultura” como herança social, que culturas
profissionais detêm os professores? E que eventuais diferenças podem existir nas práticas
profissionais de docentes tendo em conta o grupo de recrutamento e a vinculação a associações
profissionais?
Description
Keywords
Identidade e profissionalidade docente Culturas profissionais Associações de professores
Citation
Bastos, Cristina, Matias Alves, José (2014). Que identidade e que culturas profissionais docentes?. In Carvalho, Maria João, Loureiro, Armando, Ferreira, Carlos Alberto (orgs.) Atas do XII Congresso da SPCE - Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar. [Setembro 2014, Vila Real Portugal] (2345-2354). Vila Real: De Facto Editores