Browsing by Author "Baptista, Carla"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Autonomia e flexibilidade curricular: que impactos na ação organizacional escolar?Publication . Baptista, Carla; Alves, José MatiasOrientações legislativas no sistema educativo português enunciam a Autonomia e Flexibilidade Curricular como a forma de as escolas promoverem melhores aprendizagens para todos os alunos. A problemática da nossa investigação assentou na necessidade de compreender se a gramática escolar instituída na ação concreta cumpre as promessas enunciadas, tendo, assim, sido o objeto da nossa investigação a compreensão da forma como a organização escolar se (re)apropria das orientações da legislação escolar relativa à Autonomia e Flexibilidade Curricular. O presente estudo insere-se num paradigma qualitativo interpretativo, centrando-se na descrição e compreensão de realidades específicas e singulares - duas organizações escolares públicas do distrito do Porto, com contextos sociais e culturais distintos. O estudo exploratório realizado assentou na análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas a diretores e de questionários aplicados a professores e a alunos de duas escolas, por forma a tentar compreender-se os impactos das orientações normativas na ação educativa. Os resultados indiciam poucas transformações organizativas, principalmente no núcleo duro do funcionamento quotidiano das escolas e do trabalho pedagógico na sala se aula. Desafios da mudança escolar através de normativos terão tendência a não surtir efeito.
- Da urgência da reinvenção da escolaPublication . Alves, José Matias; Baptista, CarlaOs esforços para renovar a qualidade dos processos e dos resultados escolares foram uma constante ao longo do século XX. Teorias, projetos, movimentos, reformadores sempre viram os seus objetivos limitados porque o modelo escolar [a gramática escolar, isto é, o modo de organizar o conhecimento, os espaços, os tempos, o agrupamento de alunos, a alocação dos professores aos alunos] permaneceu inalterável na sua estrutura. A matriz burocrática da organização dos sistemas educativos e da própria escola e a débil articulação dos elementos do sistema são outros traços que têm dificultado a mutação reclamada. Esta permanência estrutural impediu uma metamorfose substantiva e limitou muitos dos ideais sonhados. Com a crescente democratização do acesso à escolarização e consequente massificação escolar tornou-se evidente o colapso do sistema. Trata-se, pois, de reinventar uma outa escola, instituindo uma outra gramática: colocando no centro todas as aprendizagens que as pessoas têm de realizar para poderem ter uma vida digna e decente no século XXI, formas mais articuladas, integradas e flexíveis de conceber e gerir o conhecimento, agrupamentos mais flexíveis de alunos e professores, outros espaços e outros tempos que permitam adequar os currículos às pessoas concretas, uma maior liberdade e autonomia ao nível local e organizacional para que as inteligências e as vontades das pessoas possam dar outros frutos educativos.
- O mal-estar discente numa escola do outro século – Olhares de alunosPublication . Baptista, Carla; Matias Alves, JoséThis communication is based on the purpose of trying to understand the perceptions and experiences of students with a high level of academic success, about the meaning of their education process. We seek to assay how this process is a response to expectations, dreams and needs of young people. It is, therefore, an exploratory, descriptive and interpretive study within the qualitative paradigm intending to portray students’ vision and school experiences. Facing the school reality as a complex reality that requires an analysis at different angles, this research discusses the challenges that schools are currently facing through the voice of the students. The data was collected in an urban high school in the center of Oporto, from twenty and one students (three groups of seven students - 9th, 10th and 12th grade), during the third term of 2014/2015 school year, using the focus group research technique. We conducted three focus groups with individual average duration of 2h00m. The collected and analyzed data in this study, although it may not be generalizable, allow us to conclude that, in the studied case, the process of schooling reveals serious shortcomings in its course and it is perceived a lack of direction in school practices experienced by students. The students reveal a vision of a school grammar that should no longer exist, which marks negatively their school experience in the dimensions related to the lesson, to the assessment and to the teacher. As regards the school as socializing locus, the view is more positive and balanced.
- O mal-estar discente numa escola do outro século: olhares de alunosPublication . Baptista, Carla; Matias Alves, JoséO objetivo desta comunicação é compreender as perceções dos alunos, referenciados como tendo um nível elevado de sucesso académico, sobre o(s) sentido (s) do seu processo de escolarização. Trata-se, portanto, de um estudo exploratório, descritivo e interpretativo no âmbito do paradigma qualitativo, pretendendo-se retratar a visão e as experiências escolares dos discentes. Esta investigação problematiza os desafios que se colocam atualmente às escolas através da voz dos alunos. Os dados foram recolhidos numa escola secundária urbana do centro do Porto, junto de vinte e um alunos (três grupos de sete alunos - 9º, 10º e 12º anos), ao longo do 3º período do ano letivo 2014/2015, através da técnica focus group. Os dados recolhidos e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo, não podendo embora ser generalizáveis, permitem-nos concluir que, no caso estudado, o processo de escolarização revela lacunas graves no seu decorrer e é perspetivada uma falta de sentido nas práticas escolares vivenciadas pelos alunos. Os discentes apresentam uma visão de uma gramática escolar que não deveria já existir, marcando negativamente a sua vivência escolar nas dimensões relacionadas com a aula, a avaliação e o professor. Quanto à escola como locus de socialização, a visão é mais positiva.
- Mudanças decretadas e os efeitos na ação organizacional escolarPublication . Baptista, Carla; Alves, José MatiasO presente projeto de investigação parte da ânsia de compreender a abordagem das organizações escolares ao problema da falta de garantia do direito ao sucesso educativo e a melhores aprendizagens de todos e de cada um dos alunos, em seguimento de orientações legais. As mais recentes orientações legais relativas ao sistema educativo português (Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho; Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho; Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho) enunciam como propósito a promoção de melhores aprendizagens para todos os alunos, através da realização de aprendizagens significativas e do desenvolvimento de competências mais complexas, preparando os alunos para a incerteza do futuro. Apesar de sucessivos programas de promoção do sucesso escolar e políticas de reforma implementados ao longo das últimas décadas, nem todos os alunos veem garantido o direito à aprendizagem e ao sucesso educativo. O problema, portanto, mantém-se. Consequentemente, o caminho da mudança trilhado, sendo malsucedido, tem de ser questionado. A problemática da nossa investigação assenta, assim, na necessidade de compreender se as respostas normativas decretadas, a organização curricular adotada, a formação contínua realizada, as culturas organizacionais e profissionais dominantes, numa palavra se a gramática escolar instituída na ação concreta, cumpre as promessas que enunciam. O estudo que nos propomos realizar insere-se num paradigma qualitativo interpretativo, uma vez que nos centraremos na descrição e compreensão de fenómenos. Efetivamente, pretendemos compreender aprofundadamente uma realidade específica e singular – a forma como a organização escolar se apropria de orientações normativas, através do estudo de duas organizações escolares específicas.
- A perceção da influência do decreto-lei n.º 55/2018 nas organizações escolaresPublication . Jesus, Pedro; César, Bruno; Baptista, Carla; Cruz, RicardoEste estudo tem como propósito compreender como é que os professores percecionam a influência do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, no modo como planificam, concretizam e avaliam as situações de ensino/aprendizagem. Procura analisar de que forma o impacto das dinâmicas pedagógicas na escola, nomeadamente as dinâmicas interpares que decorrem da organização das equipas educativas e a operacionalização da articulação curricular, são percecionadas, em sequência da orientação legal decretada. Não raras vezes, as propostas (e exigências) legislativas acabam por ser acomodadas pelas estruturas da escola sem produzir efetivas inovações educativas e promover melhorias das aprendizagens de todos os alunos. Será esta mais uma medida educativa top-down, incapaz de gerar a emancipação desejada de uma construção profissional docente e de formas de organização escolar (mais) ao serviço da melhoria das aprendizagens e do sucesso educativo que preconiza? Ou conseguirá despertar os professores e as lideranças escolares para a criação de ecossistemas de melhoria e inovação no interior das escolas, com ajuda especializada, abertos e flexíveis, ao serviço do desenvolvimento 58 humano de todos e cada um dos alunos? Trata-se, portanto, de um estudo exploratório, descritivo e interpretativo no âmbito do paradigma qualitativo, pretendendo-se retratar a visão dos professores relativamente à implementação do decreto-lei referido. Os dados foram recolhidos em quatro escolas: duas escolas privadas (uma do concelho do Porto e outra do concelho de Lisboa) e duas escolas públicas (uma do concelho do Porto e outra do concelho do Marco de Canaveses), ao longo do 3.º período do ano letivo 2018/2019, através de entrevistas estruturadas a oito professores e a quatro coordenadores de grupo de professores, bem como através de questionários aos mesmos indivíduos. A análise das entrevistas teve por base a metodologia de análise de conteúdo e a análise dos questionários foi quantitativa.