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Advisor(s)
Abstract(s)
Os esforços para renovar a qualidade dos processos e dos resultados escolares foram uma constante ao
longo do século XX. Teorias, projetos, movimentos, reformadores sempre viram os seus objetivos
limitados porque o modelo escolar [a gramática escolar, isto é, o modo de organizar o conhecimento, os
espaços, os tempos, o agrupamento de alunos, a alocação dos professores aos alunos] permaneceu
inalterável na sua estrutura.
A matriz burocrática da organização dos sistemas educativos e da própria escola e a débil articulação dos
elementos do sistema são outros traços que têm dificultado a mutação reclamada.
Esta permanência estrutural impediu uma metamorfose substantiva e limitou muitos dos ideais sonhados.
Com a crescente democratização do acesso à escolarização e consequente massificação escolar tornou-se
evidente o colapso do sistema.
Trata-se, pois, de reinventar uma outa escola, instituindo uma outra gramática: colocando no centro todas
as aprendizagens que as pessoas têm de realizar para poderem ter uma vida digna e decente no século
XXI, formas mais articuladas, integradas e flexíveis de conceber e gerir o conhecimento, agrupamentos
mais flexíveis de alunos e professores, outros espaços e outros tempos que permitam adequar os
currículos às pessoas concretas, uma maior liberdade e autonomia ao nível local e organizacional para que
as inteligências e as vontades das pessoas possam dar outros frutos educativos.
Description
Keywords
Modelo escolar Inovação Currículo Espaço Tempo Alunos Professores Modos de trabalho
Pedagogical Context
Citation
Alves, J. M., Baptista, C. (2018). Da urgência da reinvenção da escola. EDUCA - International Catholic Journal of Education, 4, 127-143