Repository logo
 
Publication

Da urgência da reinvenção da escola

dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.contributor.authorBaptista, Carla
dc.date.accessioned2018-09-12T14:48:48Z
dc.date.available2018-09-12T14:48:48Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractOs esforços para renovar a qualidade dos processos e dos resultados escolares foram uma constante ao longo do século XX. Teorias, projetos, movimentos, reformadores sempre viram os seus objetivos limitados porque o modelo escolar [a gramática escolar, isto é, o modo de organizar o conhecimento, os espaços, os tempos, o agrupamento de alunos, a alocação dos professores aos alunos] permaneceu inalterável na sua estrutura. A matriz burocrática da organização dos sistemas educativos e da própria escola e a débil articulação dos elementos do sistema são outros traços que têm dificultado a mutação reclamada. Esta permanência estrutural impediu uma metamorfose substantiva e limitou muitos dos ideais sonhados. Com a crescente democratização do acesso à escolarização e consequente massificação escolar tornou-se evidente o colapso do sistema. Trata-se, pois, de reinventar uma outa escola, instituindo uma outra gramática: colocando no centro todas as aprendizagens que as pessoas têm de realizar para poderem ter uma vida digna e decente no século XXI, formas mais articuladas, integradas e flexíveis de conceber e gerir o conhecimento, agrupamentos mais flexíveis de alunos e professores, outros espaços e outros tempos que permitam adequar os currículos às pessoas concretas, uma maior liberdade e autonomia ao nível local e organizacional para que as inteligências e as vontades das pessoas possam dar outros frutos educativos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlves, J. M., Baptista, C. (2018). Da urgência da reinvenção da escola. EDUCA - International Catholic Journal of Education, 4, 127-143pt_PT
dc.identifier.issn2183-5136
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/25672
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectModelo escolarpt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectEspaçopt_PT
dc.subjectTempopt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectModos de trabalhopt_PT
dc.titleDa urgência da reinvenção da escolapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage143pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage127pt_PT
oaire.citation.titleEDUCA - International Catholic Journal of Educationpt_PT
person.familyNameFerreira Matias Alves
person.givenNameJosé Joaquim
person.identifier.ciencia-id1F1F-62AA-D000
person.identifier.orcid0000-0002-9490-9957
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Da urgência da reinvenção da escola.PDF
Size:
359.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: