Publication
Da urgência da reinvenção da escola
dc.contributor.author | Alves, José Matias | |
dc.contributor.author | Baptista, Carla | |
dc.date.accessioned | 2018-09-12T14:48:48Z | |
dc.date.available | 2018-09-12T14:48:48Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Os esforços para renovar a qualidade dos processos e dos resultados escolares foram uma constante ao longo do século XX. Teorias, projetos, movimentos, reformadores sempre viram os seus objetivos limitados porque o modelo escolar [a gramática escolar, isto é, o modo de organizar o conhecimento, os espaços, os tempos, o agrupamento de alunos, a alocação dos professores aos alunos] permaneceu inalterável na sua estrutura. A matriz burocrática da organização dos sistemas educativos e da própria escola e a débil articulação dos elementos do sistema são outros traços que têm dificultado a mutação reclamada. Esta permanência estrutural impediu uma metamorfose substantiva e limitou muitos dos ideais sonhados. Com a crescente democratização do acesso à escolarização e consequente massificação escolar tornou-se evidente o colapso do sistema. Trata-se, pois, de reinventar uma outa escola, instituindo uma outra gramática: colocando no centro todas as aprendizagens que as pessoas têm de realizar para poderem ter uma vida digna e decente no século XXI, formas mais articuladas, integradas e flexíveis de conceber e gerir o conhecimento, agrupamentos mais flexíveis de alunos e professores, outros espaços e outros tempos que permitam adequar os currículos às pessoas concretas, uma maior liberdade e autonomia ao nível local e organizacional para que as inteligências e as vontades das pessoas possam dar outros frutos educativos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Alves, J. M., Baptista, C. (2018). Da urgência da reinvenção da escola. EDUCA - International Catholic Journal of Education, 4, 127-143 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2183-5136 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/25672 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Modelo escolar | pt_PT |
dc.subject | Inovação | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Espaço | pt_PT |
dc.subject | Tempo | pt_PT |
dc.subject | Alunos | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Modos de trabalho | pt_PT |
dc.title | Da urgência da reinvenção da escola | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 143 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 4 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 127 | pt_PT |
oaire.citation.title | EDUCA - International Catholic Journal of Education | pt_PT |
person.familyName | Ferreira Matias Alves | |
person.givenName | José Joaquim | |
person.identifier.ciencia-id | 1F1F-62AA-D000 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9490-9957 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | f70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Da urgência da reinvenção da escola.PDF
- Size:
- 359.49 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.44 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: