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Mudanças decretadas e os efeitos na ação organizacional escolar

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O presente projeto de investigação parte da ânsia de compreender a abordagem das organizações escolares ao problema da falta de garantia do direito ao sucesso educativo e a melhores aprendizagens de todos e de cada um dos alunos, em seguimento de orientações legais. As mais recentes orientações legais relativas ao sistema educativo português (Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho; Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho; Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho) enunciam como propósito a promoção de melhores aprendizagens para todos os alunos, através da realização de aprendizagens significativas e do desenvolvimento de competências mais complexas, preparando os alunos para a incerteza do futuro. Apesar de sucessivos programas de promoção do sucesso escolar e políticas de reforma implementados ao longo das últimas décadas, nem todos os alunos veem garantido o direito à aprendizagem e ao sucesso educativo. O problema, portanto, mantém-se. Consequentemente, o caminho da mudança trilhado, sendo malsucedido, tem de ser questionado. A problemática da nossa investigação assenta, assim, na necessidade de compreender se as respostas normativas decretadas, a organização curricular adotada, a formação contínua realizada, as culturas organizacionais e profissionais dominantes, numa palavra se a gramática escolar instituída na ação concreta, cumpre as promessas que enunciam. O estudo que nos propomos realizar insere-se num paradigma qualitativo interpretativo, uma vez que nos centraremos na descrição e compreensão de fenómenos. Efetivamente, pretendemos compreender aprofundadamente uma realidade específica e singular – a forma como a organização escolar se apropria de orientações normativas, através do estudo de duas organizações escolares específicas.

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Keywords

Inovação e mudança educativa Reforma educativa Culturas organizacionais Culturas profissionais docentes

Pedagogical Context

Citation

Baptista, C., Alves, J.M. (2019). Mudanças decretadas e os efeitos na ação organizacional escolar. In I. Cabral, J. Machado, C. Palmeirão, I. Baptista, J. Azevedo, J.M. Alves, M.C. Roldão (orgs.), Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional, Porto, Portugal, 18-19 Julho, 2019. (pp. 187-202). Porto: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano

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Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano

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