FEP - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FEP - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals by Author "Alves, José Matias"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- A assessoria externa nos territórios educativosPublication . Machado, Joaquim; Palmeirão, Cristina; Alves, José Matias; Vieira, IlídiaA universalização do ensino secundário em Portugal é acompanhada por um processo de integração da escola na comunidade e reformulação de coordenação territorial das atividades educacionais. A política da escola universal torna-se mais complexa, levando para o seu interior o problema da desigualdade económica, cultural e social e a evidência da inadequação de um ensino uniforme, homogéneo e impessoal. A política territorial de ensino em Portugal inclui o Programa TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, que visa impedir o abandono escolar e garantir a igualdade de sucesso do aluno. O programa beneficia de apoios específicos nas áreas de educação e de recursos humanos, promove modalidades flexíveis de organização pedagógica e gestão do currículo e estimula a articulação com as famílias e com a comunidade local. A nossa investigação é de natureza qualitativa, porquanto privilegia a investigação-ação no âmbito da assessoria em cinquenta escolas “prioritárias” e visa problematizar a ação do consultor externo na organização da escola, especialmente no campo do ensino, que é o domínio dos professores onde se joga a legitimidade formal de distintos líderes escolares quando se problematiza a orientação educacional, a reorganização de grupos de estudantes, a implementação de tutorias, a articulação do trabalho pedagógico e a relação com a comunidade e as famílias. A observação participante e os vários textos produzidos por professores e consultores permitem pôr em evidência uma tensão entre, por um lado, a forte influência da centralização e a consequente passividade docente e, por outro, o impulso político à autonomia profissional e a consequente capacitação dos professores, abrindo uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável e para o desenvolvimento profissional docente.
- Avaliação de escolas: o gerenciamento da imagem ao serviço da legitimaçãoPublication . Castro, Helena de Fátima Gonçalves de; Alves, José MatiasA finalidade do presente artigo é divulgar os principais resultados do estudo multicaso intitulado “Avaliação de escolas: entre o ritual de legitimação e o gerenciamento de impressões”, desenvolvido no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa. A investigação teve como objetivo identificar os impactos da avaliação externa e da autoavaliação das escolas, tendo em vista a melhoria das mesmas. Foram escolhidas três escolas bastante diferentes, não obstante a sua proximidade geográfica, nomeadamente no que toca à existência de equipas de autoavaliação e à experiência de autoavaliação e autorregulação. Os resultados da investigação apontam que os impactos produzidos pela avaliação externa e pela autoavaliação se enquadram no plano formal do funcionamento organizacional, dando expressão a objetivos que não se referem, em primeiro lugar, à melhoria das escolas, mas à necessidade de legitimação do statu quo. Quer a avaliação externa, quer a autoavaliação ocorridas nestas escolas foram interpretadas e vividas pelos atores institucionais entrevistados como oportunidades de gerenciamento da imagem da escola face às pressões internas e externas de que as escolas são continuamente alvo.
- Avaliação de escolas: ritual de legitimação e gerenciamento de impressõesPublication . Castro, Helena de Fátima Gonçalves de; Alves, José MatiasO presente artigo tem a finalidade de divulgar os principais resultados de um estudo multicaso desenvolvido no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Ca- tólica Portuguesa. O objetivo da investigação foi encontrar os impactos da avaliação externa e da autoavaliação das escolas, tendo em conta a sua melhoria. Escolheram-se três escolas muito diferentes, apesar da proximidade geográfica, nomeadamente no que toca à existência de equipas de autoavaliação e à experiência de autoavaliação e autorregulação. Os resultados da investigação mostram que os impactos produzidos pela avaliação externa e pela autoavaliação se limitam ao plano formal, assegurando objetivos que não se referem à melhoria das escolas, mas à necessidade de legitimação do statu quo. Estas avaliações foram interpretadas e vividas pelos atores entrevistados como oportunidade de gerenciamento de impressões face às pressões internas e externas de que as escolas eram alvo.
- A centralidade da pedagogiaPublication . Alves, José Matias
- Contributos para a compreensão das práticas pedagógicas no Ensino Superior – Um estudo exploratório sobre a autoperceção dos docentesPublication . Melo, Ana Luísa C. Fernandes de Ataíde; Alves, José MatiasEste artigo sintetiza um estudo exploratório realizado na Universidade Católica – Centro Regional do Porto no ano de 2011. O estudo envolveu um grupo de docentes do Ensino Superior e pretendeu: i) conhecer a representação que os docentes do ensino superior universitário têm relativamente às suas práticas; ii) verifi car se a representação das práticas é conforme ao código pedagógico proposto por Zabalza (2008) para uma docência de qualidade no Ensino Superior; iii) obter a opinião dos docentes quanto à importância de um conjunto de procedimentos didático-pedagógicos propostos para um ensino de qualidade e aos aspetos relativos à vivência da profi ssão docente. A abordagem teórica permitiu-nos contextualizar a universidade e os desafi os a que tem que responder, nomeadamente no que concerne às orientações pedagógicas que decorrem da implementação do Processo de Bolonha. Também o ofício de ser professor, no seu desenvolvimento e dimensões, foi objeto da nossa análise. O estudo empírico apresenta-se como um estudo de caso de natureza exploratória e naturalista, recorrendo a uma metodologia de base hermenêutica e a uma estatística descritiva. Feita a análise e discussão dos dados, concluímos que os docentes verbalizaram uma autoperceção positiva das práticas que desenvolvem e que se encontram alinhadas com a proposta de Miguel Zabalza para a docência no Ensino Superior.
- EditorialPublication . Alves, José Matias
- Entre os bastidores do sistema educativo: rotas possíveis para a compreensão dos problemasPublication . Alves, José Matias
- Formação de professores no ensino superior: ecos de um modelo de formação pedagógica numa universidade portuguesaPublication . Alves, José Matias; Melo, Ana Luísa; Trigo, Luísa Ribeiro; Vieira, IlídiaThis paper intends to present and reflect on the model of Advanced Teacher Training that began in a Portuguese university in the academic year of 2010/2011 in order to provide all interested teachers a contact with the great issues of pedagogy, the didactic, and pedagogical evaluation. Thus, we present the objectives of the program, the participants (119 teachers from five different academic units), the skills to be developed, the contents, the modalities, the methodologies, the resources, duration and form of program evaluation. We also present quantitative and qualitative data related to program evaluation as well as some recommendations that emerged from there. The available data allow us to identify the strengths of the program, namely in the relational component (either among teachers or between teachers and trainers), in the strongly reflective component and encouraging the further development of skills in the future. They also allow us to understand where are the main challenges in program improvement, Namely in the field of suitability of the program to the participants, in the applicability of learning and approaching to the contents of the training. Briefly, we can say that, in general terms, the group of teachers who participated in this training program saw in this an opportunity for professional development, seeking to improve teaching.
- Modelo de avaliação externa das escolas: para além do espelhoPublication . Alves, José Matias; Vieira, Ilídia; Veiga, João; Machado, Joaquim; Amorim, José PedroO presente artigo decorre da avaliação externa realizada pelo Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas (SAME) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa ao Colégio Efanor no ano letivo de 2011-12 e tem como principal objetivo a explicitação do modelo de avaliação adotado e dos procedimentos metodológicos desenvolvidos nas diversas fases deste processo. O Colégio Efanor situa-se na freguesia da Senhora da Hora, em Matosinhos, e começou a funcionar no ano letivo de 2008-09. Em 2011-12 encontravam-se a frequentar o Colégio 260 crianças e alunos, distribuídas pela Educação Pré-escolar (110), pelo 1.º Ciclo do Ensino Básico (132) e pelo 2.º Ciclo do Ensino Básico (18). No mesmo ano letivo o corpo docente do Colégio era constituído por sete educadoras de infância, oito professores do 1.º CEB, nove professores do 2.º CEB e catorze professores do currículo local. O referencial adotado baseou-se no trabalho conceptual e empírico realizado por Daniel Stuffl ebeam e no modelo CIPP (Context, Input, Process and Product) de avaliação, tendo-se recorrido a uma metodologia compósita, participada, rigorosa e colocada ao serviço da promoção da melhoria dos processos e resultados. Foram usados diversos métodos que permitiram triangular e validar os resultados obtidos, nomeadamente: análise de conteúdo com recurso ao programa NVivo, entrevistas semiestruturadas, observação de atividades pedagógicas, observação de aulas em todos os anos de escolaridade, realização de painéis semiestruturados com representantes de todos os grupos pertencentes à comunidade educativa e inquéritos por questionário. Os resultados obtidos foram considerados muito valiosos por todos os stakeholders, nomeadamente direção, administração, coordenadores de ciclo de ensino, professores e associação de pais, uma vez que a avaliação funcionou não apenas na lógica de espelho, mas numa lógica de implicação, mobilização e compromisso para uma renovação da ação educativa.
- Professores e contextos de trabalho: traços da ação docente na transição para um novo modelo de gestãoPublication . Raposo, Ana Maria; Alves, José MatiasTomando como referência quatro culturas profissionais, procurámos compreender como se tece a ação docente num departamento de línguas de uma escola pública. Optámos por uma metodologia centrada num estudo de caso, numa abordagem naturalista, essencialmente qualitativa. Procurámos, no espaço de reflexão conjunta de um grupo de focalização, investigar como trabalham os professores, o que pensam sobre a cultura de escola e o impacto que esta exerce nos seus contextos de trabalho. Para obtermos diferentes visões da realidade estudada, entrevistámos as lideranças intermédias e a equipa de gestão e procedemos à triangulação dos dados obtidos. Constatámos que as pressões da performatividade não estão a produzir melhorias visíveis na qualidade dos processos e resultados do ensino. O individualismo e a balcanização intensificam-se, enquanto a colaboração e a colegialidade decretada são (re)interpretadas pelos professores, num esforço de adequação aos novos cenários da escola. Concluímos que a mudança só será eficaz se implicar os atores em processos colaborativos espontâneos, capazes de reforçar a criatividade e a identidade profissional dos professores.