FMD - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing FMD - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Author "Albuquerque, Ana Teresa Lopes Baptista Frederico de"
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- Perceção, conhecimento e atitudes dos professores no âmbito da higiene oral e traumatologia dentáriaPublication . Albuquerque, Ana Teresa Lopes Baptista Frederico de; Figueiredo, Andreia Sofia Paiva; Seabra, Mariana Pinheiro Torres deIntrodução: Os professores, pela proximidade que têm com os seus alunos, desempenham um papel essencial na educação das crianças e jovens para a saúde oral e podem contribuir para a adoção de comportamentos e práticas saudáveis que se perpetuarão para o resto da vida. A escola, é assim, o local ideal para o desenvolvimento de programas educativo-preventivos. No entanto, a maioria dos professores não possui conhecimento e formação apropriada relativamente à saúde oral e traumatismos dentários. Objetivos: Caraterizar a perceção, conhecimentos e atitudes dos professores relativamente à higiene oral e traumatismos dentários e averiguar a influência das variáveis sociodemográficas e relativas à vigilância em saúde oral. Material e Métodos: Estudo descritivo, observacional, transversal realizado com 475 docentes dos Agrupamentos de Escolas e Colégios privados de Viseu. Os dados foram recolhidos através de um questionário online que permitiu caracterizar as variáveis sociodemográficas, de vigilância para a saúde oral e avaliar os conhecimentos relativamente à saúde oral e traumatismos dentários. Resultados: Verificou-se que apenas 6,7% do número total de entrevistados (n= 32) teve formação em saúde oral, embora 86,7% tenha interesse em aumentar conhecimento na área. Na generalidade, observou-se um défice no conhecimento dos professores relativamente à saúde oral e traumatologia dentária. A grande maioria não sabe agir perante traumatismos dentários, no entanto revelam maior preocupação com dentes definitivos. A variável que mais influenciou os conhecimentos dos professores foi o ciclo de ensino. Conclusão: Perante a constatação do défice de conhecimentos por parte dos professores relativamente à saúde oral e traumatismos dentários, torna-se necessário colmatar esta falha através da implementação de programas de educação contínua acerca da temática. Os professores não conseguem atuar de forma adequada nem podem ajudar na transmissão de conhecimentos e adoção de comportamentos saudáveis, se eles próprios permanecem mal informados. Assim, é essencial capacitar os docentes para educar corretamente as crianças e jovens, e dotá-los de conhecimento para agirem de forma apropriada perante situações de trauma dentário, sendo que uma atuação atempada pode fazer a diferença no prognóstico.