FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Author "Abecasis, Maria Madalena de Campos Calejo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Moody : a criação de um serviço e de uma marca de street-food em PortugalPublication . Abecasis, Maria Madalena de Campos Calejo; Seruya, José ManuelFalar de marcas é necessariamente falar de serviço. Tudo é serviço. Quer estejamos a falar de uma marca que o tem como produto final, quer estejamos a falar de uma marca que vende um produto palpável. No momento de vender esse produto há um serviço que está a ser prestado ao cliente. Mas “servir” tem muitas vezes, pelo menos na língua portuguesa, agarrado a si uma conotação menos positiva. Olhamos, ainda assim, para este acto de “servir” como uma opção pessoal, como uma elevação do próprio ser, algo que diz respeito à postura que cada um tem perante a vida e perante os outros. É, portanto, crucial procurar o melhor equilíbrio possível entre a orientação interna e externa da marca. Numa marca de serviços a produção e o consumo estão intimamente ligados, um não pode ficar completo sem o outro e isto implica a construção coerente do princípio ao fim – desde a escolha dos fornecedores com os melhores produtos até à decisão do consumidor em voltar ou não. Os consumidores procuram satisfazer necessidades e desejos concretos. Nesse sentido, inovar é absolutamente decisivo e tal só será possível através de um olhar sobre valores como a confiança, orientação a longo prazo, compromisso e lealdade. Deveremos focar a nossa comunicação naqueles que serão os “advogados da marca”. São quem dá realmente importância à marca, quem sabe tudo sobre o produto em questão e ainda falarão dele como ninguém. Não esquecemos, no entanto, a relação construída com os colaboradores. É essencial envolvê-los e fazê-los sentirem-se parte da marca e isso só será possível através da construção de relações humanas devidamente fundamentadas e de acordo com a proposta feita no momento de construção da mesma. Esta interacção entre a marca e os consumidores acabou por ganhar uma força ainda maior com a evolução das tecnologias. Elas têm hoje um papel determinante na relação entre aquelas partes. A comunicação é feita a uma velocidade estonteante, permitindo-nos transmitir a identidade do serviço e da marca, os seus valores, posicionamento, personalidade e missão de uma forma mais fácil, rápida e barata, diferenciando-nos de tudo o que nos rodeia.