FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Author "Alexandre, Isabel Alexandra Martins Faria dos Santos"
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- Estilos de liderança : perceções e impactos na escolaPublication . Alexandre, Isabel Alexandra Martins Faria dos Santos; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasA Liderança escolar vem sendo alvo de aturada investigação. Na sua génese, esta deteve-se sobre as características do bom líder, considerando que a capacidade de liderar seria inata. A investigação evolui, impelida pelo aprofundamento do conhecimento do fenómeno da Liderança Escolar e, do estudo dos Estilos de Liderança, apoiada na convicção de que a liderança deve ser ensinada e apreendida. Partindo do Movimento das Escolas Eficazes (Mace-Matluck, 1987), seguimos a investigação no robustecimento do constructo de liderança instrucional. Acompanhámos o crescente interesse dos investigadores pela escola e pelas múltiplas lideranças que nela emergem; pelo contexto que nos guiou até ao desenvolvimento organizacional de cada escola e pela perceção de como a mudança terá que se operar na escala micro, assumindo-se, cada escola, como uma unidade de melhora, através da sublimação do seu capital social, capital profissional e humano. Interessa-nos especialmente a tensão que leva à contração da liderança instrucional, compartilhada e transformacional, numa liderança para a aprendizagem (Bolivar, 2012). Tentámos munir-nos dos conceitos chave, que consubstanciarão as lentes teóricas através das quais pretendemos conhecer as práticas de liderança no colégio que se consubstanciou como o nosso objeto de estudo. O objetivo do nosso trabalho é conhecer as perceções e impactos da liderança na escola, através de um estudo de caso intrínseco. Para tal, importa saber como se caracterizam as práticas de liderança neste colégio de Lisboa. Importa, igualmente, ouvir as vozes dos diretores, diretores de turma, professores e alunos para saber como percecionam estas práticas, quanto ao seu impacto na melhoria da qualidade dos processos e dos resultados educativos. E, por fim, detetar que práticas pedagógicas, estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação são percecionadas por parte dos agentes sociais que convocámos para o nosso estudo, como mais eficazes para a promoção do sucesso educativo.