Browsing by Issue Date, starting with "2021-06-22"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- EditorialPublication . Pires, Maria Laura Bettencourt
- Longing and "saudade"Publication . Pires, Maria Laura BettencourtDue to the sad times we are living in, I have chosen as a topic for my article "Longing and Saudade", the English and Portuguese words for the nostalgic yearning we feel when we lose a loved one. It is often considered that it conveys a typically Portuguese emotion connected to the period of the Discoveries. However, it is also expressed in literature, painting, sculpture and music, all over the world. Therefore, I have chosen examples in painting from different countries, such as Brazil, United States, India, France, Germany and the United Arab Emirates. I have done the same in the areas of sculpture and funerary art and allude to the importance of the theme in relation between migration and music in Ireland and Greece but giving special relevance to "Fado", that has been considered as a symbol of Portugal. Amália Rodrigues sang it all over the world as Cesária Évora also did with "morna", the Cape Verdean music. In Portuguese Literature people write about "Saudade" since the 15th century (Leal Conselheiro) and there was even a cultural movement called "saudosismo" in the 19th century. From Germany, I mention Goethe and his poem "Nur wer die Sehnsucht kennt" ("Only he who knows yearning") that has been set music around the world.
- Estilos de liderança : perceções e impactos na escolaPublication . Alexandre, Isabel Alexandra Martins Faria dos Santos; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasA Liderança escolar vem sendo alvo de aturada investigação. Na sua génese, esta deteve-se sobre as características do bom líder, considerando que a capacidade de liderar seria inata. A investigação evolui, impelida pelo aprofundamento do conhecimento do fenómeno da Liderança Escolar e, do estudo dos Estilos de Liderança, apoiada na convicção de que a liderança deve ser ensinada e apreendida. Partindo do Movimento das Escolas Eficazes (Mace-Matluck, 1987), seguimos a investigação no robustecimento do constructo de liderança instrucional. Acompanhámos o crescente interesse dos investigadores pela escola e pelas múltiplas lideranças que nela emergem; pelo contexto que nos guiou até ao desenvolvimento organizacional de cada escola e pela perceção de como a mudança terá que se operar na escala micro, assumindo-se, cada escola, como uma unidade de melhora, através da sublimação do seu capital social, capital profissional e humano. Interessa-nos especialmente a tensão que leva à contração da liderança instrucional, compartilhada e transformacional, numa liderança para a aprendizagem (Bolivar, 2012). Tentámos munir-nos dos conceitos chave, que consubstanciarão as lentes teóricas através das quais pretendemos conhecer as práticas de liderança no colégio que se consubstanciou como o nosso objeto de estudo. O objetivo do nosso trabalho é conhecer as perceções e impactos da liderança na escola, através de um estudo de caso intrínseco. Para tal, importa saber como se caracterizam as práticas de liderança neste colégio de Lisboa. Importa, igualmente, ouvir as vozes dos diretores, diretores de turma, professores e alunos para saber como percecionam estas práticas, quanto ao seu impacto na melhoria da qualidade dos processos e dos resultados educativos. E, por fim, detetar que práticas pedagógicas, estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação são percecionadas por parte dos agentes sociais que convocámos para o nosso estudo, como mais eficazes para a promoção do sucesso educativo.
- A formação contínua de professores e o desenvolvimento profissional : o papel das lideranças de topoPublication . Fonseca, Fernanda Maria Almeida; Araújo, Joaquim Machado deVários estudos sobre a mudança e a melhoria do ensino apontam para a necessidade de pensar a mudança organizacional em articulação com a formação e realçam a importância da ação de uma liderança partilhada e focada nas aprendizagens curriculares. Da associação entre a mudança organizacional e o aperfeiçoamento profissional emerge a conceptualização da formação centrada nos contextos educativos e nas práticas profissionais. Esta perspetiva está muito presente nas orientações do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e invocada frequentemente pelos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE).O nosso estudo visa compreender como as escolas organizam e planeiam a sua formação, perceber a envolvência dos diretores no processo de construção, acompanhamento e monitorização do plano de formação e indagar como é analisado o impacto que a formação contínua produz no processo de ensino e de aprendizagem. Neste estudo de natureza qualitativa, recorremos à análise dos planos de formação (2017-2018, 2018-2019 e 2019-2020) dos seis agrupamentos e uma escola não agrupada que fazem parte de um centro de formação de associação de escolas do interior norte de Portugal, bem como à entrevista semiestruturada aos seus diretores. O estudo aponta para uma sobrevalorização do processo de diagnóstico e auscultação inicial dos vários departamentos curriculares (em linha com as políticas vigentes no ano letivo a que respeita cada plano de formação) relativamente ao acompanhamento da sua execução pelo conselho pedagógico (a partir de relatório elaborado por professor responsável pela formação) e à análise do impacto da formação na melhoria das práticas educativas e no desenvolvimento profissional dos docentes. O envolvimento dos diretores em cada fase do plano de formação varia entre a não interferência, a orientação e coordenação formal como presidente do conselho pedagógico e a participação ativa.
- (Re)organização da marca PortugalPublication . Mendes, Maria Raquel Marques Rodrigues Mendes; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesAs marcas são muitas vezes a parte visível e mais concreta que observamos das empresas e dos países que operam num mercado global cada vez mais competitivo. Desta forma, cada vez mais as organizações, privadas ou públicas, procuram fazer uma gestão estratégica das suas marcas, como forma de influenciar a sua imagem junto dos vários stakeholders, procurando captá-los e fidelizá-los. Dar a conhecer a marca é assim garantir que a mesma é facilmente conhecida e reconhecida pelo cliente, sendo para isso necessário um trabalho exaustivo na sua gestão. O presente trabalho pretende apresentar o projeto de reorganização da marca Portugal, tendo como base a história, setores de atividades e valores que identificam o país, criando uma marca nacional sustentada e forte, capaz de potenciar a economia e o orgulho nacional.
- O tempo de Jesus. O mundo e as Instituições JudaicasPublication . Garcia, Maria da Glória
