CEFH - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
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Browsing CEFH - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals by Author "Almeida, Antônia Rosa"
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- A ação tranformadora dos contos de autoria feminina na sociedade contemporânea brasileira na perspetiva pedagógico-interventiva de Conceição EvaristoPublication . Almeida, Antônia Rosa; Silva, Levi Leonido Fernandes da; Rodrigues, João Bartolomeu; Morgado, Elsa Maria GabrielO conto contemporâneo de autoria feminina surge na literatura brasileira como um instrumento literário capaz de alterar o status quo do ser humano enquanto individuo, contribuindo desta feita para o aperfeiçoamento humano. Surge e manifesta-se como causa e efeito de transformação social: em primeiro lugar, assume a reivindicação da própria escrita feminina que busca o seu lugar no panteão da literatura; num segundo momento, ao jeito de fermento, vai levedando a massa que teimosamente cria resistências à mudança e paulatinamente vai ampliando as possibilidades transformadoras de que a escrita feminina é capaz de operar na sociedade, tornando-a, porventura, mais consciente de si, da sua natureza essencialmente dialógica. A expressão e valorização do conto brasileiro é sintoma suficientemente claro da aparição de um diálogo que nasce no intertexto da literatu ra feminina e se manifesta no formato de um plano dinâmico capaz de colocar o homem todo e todo homem na rota de uma nova axiologia ancorada em valores mais altos que se alevantam na defesa acérrima de um povo bem instruído capaz de colocar o seu país no carril do desenvolvimento: a literatura feminina será para a contista não um fim que se esgota em mesmo, mas o meio privilegiado de lançar à terra a boa semente e esperar que a colheita se traduza no nascimento de uma sociedade mais justa, mais fraterna, ancorada em alicerces humanitários.
- Os caminhos da educação femininaPublication . Almeida, Antônia Rosa; Rodrigues, João Bartolomeu; Silva, Levi Leonido Fernandes da; Morgado, Elsa Maria GabrielDurante todo o período da humanidade a história se encarregou de mostrar o progresso de vida em sociedade e, analisando os fundamentos da educação pode-se compreender os avanços e os retrocessos nos segmentos que a sustenta. Deve-se lembrar da importância do significado da educação e a sua contribuição para que as pessoas alcançassem sucesso em suas vidas. Para as mulheres, a educação é um grande exemplo de construção para a cidadania. O empoderamento feminino e todo o seu universo se sobrepõe à história da educação, com infinita propriedade através da consolidação das lutas sociais e da resistência feminina ao que era imposto pela sociedade.A marcha das mulheres fez com que o papel da educação se multiplicasse diante das mais variadas realidades, seja no meio rural como no meio urbano, nos mais diferentes espaços. Sabe-se que a motivação pela busca do saber nas circunstâncias em que viviam as mulheres, no passado, foi determinante para ser o provocador do empoderamento feminino, em função de ser um direito de todos, na jornada de toda a força social, seja na família, na religião, política, na cultura e no trabalho. No que foi proposto pelo advento do papel na vida das mulheres, percebe-se que a força vinculada ao poder, querer aprender se tornaram mais acessíveis às mulheres e este desenvolvimento ao longo da vida marca as vicissitudes que a educação se manifestou na vida de cada indivíduo.
