FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Author "Abreu, Maria Aurora Silvério"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Representações e práticas dos professores e alunos relativamente à utilização do telemóvel na sala de aulaPublication . Abreu, Maria Aurora Silvério; Cruz, Sónia; Carvalho, JorgeDesenvolvido no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada, do II Ciclo em Ensino de Informática, da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Católica Portuguesa - Braga, o presente relatório começa por apresentar o nosso estágio pedagógico na dupla vertente letiva e não letiva. Em seguida, a partir de um estudo de caso, desenvolve o tema: “Representações e práticas dos professores e alunos relativamente à utilização do telemóvel na sala de aula”. A questão que debatemos prendeu-se com a utilidade pedagógica do telemóvel, enquanto ferramenta tecnológica, em contexto de sala de aula, para benefício da ação de ensino e aprendizagem. Os dados que apresentamos foram recolhidos através de um inquérito por questionário, realizado na da escola da PES, cuja amostra é composta por alunos do 9º ano e por professores dos mesmos. A análise dos resultados obtidos revelou que a visão da utilidade do telemóvel na sala de aula é bastante diferente para os dois grupos de pessoas inquiridas. Na verdade, os alunos mostram-se muito mais predispostos a recorrer ao telemóvel no contexto das aprendizagens do que os professores, reconhecendo nele mais propriedades e recursos favoráveis ao ensino. Entre as vantagens que os inquiridos identificaram sobre o uso do telemóvel na sala de aula, destacamos a possibilidade de gerar vídeos, fotografias, anotações e memorandos de voz, contribuindo para o registo de evidências educativas. Além disso, os inquiridos sublinharam ainda que o telemóvel é um instrumento para comunicar através de mensagens escritas e e-mails, pesquisar na Internet e interagir on-line com diversos interlocutores. Constatamos também que estas potencialidades, reunidas num único dispositivo, estão disponíveis nas mãos da grande maioria dos inquiridos, tanto no grupo dos professores como dos alunos.