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- A resiliência e o ensino em Portugal : relatório de atividade profissionalPublication . Braga, Cecília Manuela de Oliveira Sousa Cardoso; Machado, JoaquimEste é um relatório de actividade profissional para conclusão do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Administração e Organização Escolar. Numa primeira parte, recordo as minhas experiências de vida e os aspectos que considero mais marcantes e que mais contribuíram para que me tornasse na profissional que hoje sou e, partindo das minhas memórias, procuro compreender o meu percurso profissional à luz das exigências da docência introduzidas pela escola de massas. Saliento, por isso, os fenómenos que ocorreram com a massificação do ensino, realçando as muitas transformações que aconteceram nas escolas, assim como o alargamento dos papéis e das tarefas exigidas aos professores. Na segunda parte, abordo algumas estratégias que acredito serem essenciais para que consiga prosseguir com otimismo o futuro da docência e recuperar o ânimo e o alento que o grupo profissional parece ter vindo a perder.
- San Aurelio mártir – Estudio y Conservación de los textiles de una imagen-relicario perteneciente a la Catedral de Oporto, PortugalPublication . Palmeirão, Joana do Carmo; Vieira, Eduarda; Pintado, Manuela E.; Moreira, Patrícia R.; Monteiro, Paula
- A solidão em doentes oncológicos em fase terminal : um estudo de casoPublication . Paulo, Ana Cristina Marques; Carvalho, Maria Irene Lopes Bogalho deIntrodução: A solidão é um sentimento subjetivo e desagradável, relacionado com a ausência de relações sociais que satisfaçam as necessidades dos indivíduos. Este sentimento está presente nos doentes oncológicos em fase terminal e resulta de diversos fatores como alterações físicas causadas pela doença, dificuldades na comunicação, diminuição de contactos sociais, representação social do cancro e apoio disponível. Nestes doentes a solidão pode ser fator de sofrimento, tendo consequências a nível emocional, psicológico, comportamental e espiritual. Objetivo: O objetivo deste estudo é compreender de que forma a solidão é experienciada por doentes oncológicos em fase terminal, identificando fatores motivadores, dimensões e estratégicas utilizadas pelos doentes para lidar com esse sentimento. Material e Métodos: Foi realizado um estudo de caso, utilizando uma abordagem qualitativa. A recolha de dados foi realizada entre Julho e Setembro de 2013, através da consulta de documentação, observação e aplicação do instrumento de recolha de dados construído. No tratamento dos dados recolhidos foi utilizada a análise de conteúdo. Resultados e Discussão: No caso estudado concluímos que o sentimento de solidão está associado às mudanças provocadas pela evolução da doença, sobretudo alterações nas rotinas e papéis dentro da família, diminuição dos contactos sociais, aumento da incapacidade física e do grau de dependência. Estão presentes as dimensões social e espiritual da solidão, pela inexistência de uma rede alargada de relações sociais e pela confrontação com a morte. As consequências da solidão estão relacionadas com sentimentos de resignação, inutilidade, revolta, entorpecimento, imobilização, desinteresse e desinvestimento. Destaca-se a importância da relação próxima com os familiares enquanto estratégia para lidar com a solidão. Conclusão: O principal contributo deste estudo é alertar para a problemática da solidão nos doentes oncológicos em fase terminal e para a necessidade de avaliar e intervir de forma a prevenir e/ou atenuar esse sentimento, e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos doentes, objetivo central dos Cuidados Paliativos.
- Estratégias para o cuidado humanizado à pessoa em situação críticaPublication . Louro, Ana Lúcia Ferreira; Ribeiro, Patrícia Cruz Pontíficie Sousa ValenteNo contexto de cuidados à pessoa em situação crítica, surgem situações complexas que exigem um conjunto de competências específicas. Assim, o enfermeiro especialista deve ser um profissional reflexivo e capaz de mobilizar todos conhecimentos, intervindo de forma holística e com elevado nível de qualidade. O cuidar é a essência da enfermagem e assume-se como o pilar profissional das ações do enfermeiro. Indo além das técnicas e atitudes para tratar da doença, cuidar envolve a globalidade da pessoa, implicando o comprometimento em manter a sua dignidade e individualidade. Envolve uma teia de relações que acompanham o ser humano, onde a comunicação assume grande relevo. O enfermeiro coroa a qualidade dos cuidados conciliando a vertente científica e técnica com a vertente humanista. Sendo detentor de um conjunto de saberes que o distingue, tem um especial papel na humanização. Este relatório teve como objetivo a análise reflexiva das competências desenvolvidas durante os três módulos de estágio: Cuidados Paliativos, Cuidados Intensivos e Serviço de Urgência. Em cada período de estágio, a par da vertente científica e técnica, desenvolvi a vertente relacional com o doente e sua família, num ambiente que acarreta elevados níveis de ansiedade e medo face ao desconhecido, como é o meio hospitalar. Transversalmente neste percurso trabalhei as estratégias para o cuidado humanizado à pessoa em situação crítica, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados. Em Cuidados Paliativos identifiquei o papel do enfermeiro no apoio ao doente em fim de vida e à sua família. Identifiquei as necessidades das famílias e respetivas intervenções de enfermagem. Desenvolvi capacidades ao nível da comunicação, do trabalho em equipa e do controlo dos sinais e sintomas. Sensibilizei os enfermeiros para a importância do sorriso como estratégia de humanização dos cuidados de enfermagem. Em Cuidados Intensivos mobilizei os conhecimentos adquiridos durante o período teórico que contribuíram para a prestação de cuidados especializados à pessoa com estado de saúde crítico ou com potencial risco e sua família. Aprofundei conhecimentos científicos e pratiquei novas técnicas, mantendo a humanização dos cuidados como alicerce da minha prática. Com vista à humanização dos cuidados, procurei sensibilizar os enfermeiros para a importância do acolhimento à família e pessoas significativas na unidade de cuidados intensivos. O Serviço de Urgência proporcionou-me muitas situações de aprendizagem na assistência ao doente urgente e sua família. Aprofundei conhecimentos científicos, investigando sobre patologias e exames diagnósticos. Desenvolvi capacidades como estabelecer prioridades no cuidado ao doente urgente e agir rapidamente para a sua estabilização hemodinâmica. Desenvolvi atividades que auxiliaram os enfermeiros a prestar cuidados humanizados, sensibilizando-os para as estratégias de comunicação com o doente e família em urgência. A articulação dos conhecimentos teóricos com a prática clínica e a reflexão sobre a mesma permitiram a construção de uma identidade profissional como Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
- O rendimento disponível no âmbito da exoneração do passivo restantePublication . Fernandes, Raquel Alexandra Ramos Ferreira; Sousa, António Frada de
- Gestão em equipa : relatório de atividade profissionalPublication . Esteves, Maria; Machado, JoaquimO presente Relatório tem por objeto o percurso profissional da autora, focalizando a análise crítica na evolução dos modelos de gestão numa escola pública portuguesa nas últimas duas décadas até à atualidade com vista a caracterizar as implicações que os diferentes modelos de governação trazem às dinâmicas organizacionais da escola. Procedeu-se, então, a uma reconstituição e análise do processo de formação do agrupamento de escolas em estudo, nomeadamente das dinâmicas que se estabeleceram no agrupamento, mobilizando para o efeito alguns episódios significativos da vida escolar. Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de caso sincrónico, com o recurso a várias técnicas de investigação. Apresentamos os principais resultados deste estudo e debatemos teoricamente os sentidos conferidos pelos atores escolares às diversas fases do processo.
- Representações e práticas dos professores e alunos relativamente à utilização do telemóvel na sala de aulaPublication . Abreu, Maria Aurora Silvério; Cruz, Sónia; Carvalho, JorgeDesenvolvido no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada, do II Ciclo em Ensino de Informática, da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Católica Portuguesa - Braga, o presente relatório começa por apresentar o nosso estágio pedagógico na dupla vertente letiva e não letiva. Em seguida, a partir de um estudo de caso, desenvolve o tema: “Representações e práticas dos professores e alunos relativamente à utilização do telemóvel na sala de aula”. A questão que debatemos prendeu-se com a utilidade pedagógica do telemóvel, enquanto ferramenta tecnológica, em contexto de sala de aula, para benefício da ação de ensino e aprendizagem. Os dados que apresentamos foram recolhidos através de um inquérito por questionário, realizado na da escola da PES, cuja amostra é composta por alunos do 9º ano e por professores dos mesmos. A análise dos resultados obtidos revelou que a visão da utilidade do telemóvel na sala de aula é bastante diferente para os dois grupos de pessoas inquiridas. Na verdade, os alunos mostram-se muito mais predispostos a recorrer ao telemóvel no contexto das aprendizagens do que os professores, reconhecendo nele mais propriedades e recursos favoráveis ao ensino. Entre as vantagens que os inquiridos identificaram sobre o uso do telemóvel na sala de aula, destacamos a possibilidade de gerar vídeos, fotografias, anotações e memorandos de voz, contribuindo para o registo de evidências educativas. Além disso, os inquiridos sublinharam ainda que o telemóvel é um instrumento para comunicar através de mensagens escritas e e-mails, pesquisar na Internet e interagir on-line com diversos interlocutores. Constatamos também que estas potencialidades, reunidas num único dispositivo, estão disponíveis nas mãos da grande maioria dos inquiridos, tanto no grupo dos professores como dos alunos.
- O utente, o médico e o hospital : o busílis da ação de responsabilidade civil extracontratualPublication . Capela, Maria Teresa Lopes; Estorninho, Maria João
- Análise do artigo 396º do Código das Sociedades Comerciais : dever legal de caucionar a responsabilidade dos administradores das sociedades anónimasPublication . Cruz, Vanessa Tavares da; Ribeiro, Maria de Fátima