Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A resiliência e o ensino em Portugal : relatório de atividade profissional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203019423.pdf382.27 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este é um relatório de actividade profissional para conclusão do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Administração e Organização Escolar. Numa primeira parte, recordo as minhas experiências de vida e os aspectos que considero mais marcantes e que mais contribuíram para que me tornasse na profissional que hoje sou e, partindo das minhas memórias, procuro compreender o meu percurso profissional à luz das exigências da docência introduzidas pela escola de massas. Saliento, por isso, os fenómenos que ocorreram com a massificação do ensino, realçando as muitas transformações que aconteceram nas escolas, assim como o alargamento dos papéis e das tarefas exigidas aos professores. Na segunda parte, abordo algumas estratégias que acredito serem essenciais para que consiga prosseguir com otimismo o futuro da docência e recuperar o ânimo e o alento que o grupo profissional parece ter vindo a perder.
This is a professional activity report to conclude a Master degree in Educational Sciences, specialization in School Administration and Organization. In the first part, I recall my life experiences and the moments which I consider to be the most important in my career and the ones that have contributed to the professional I am today. From these memories, I try to understand my career path at the light of teaching demands introduced by the massifcation of Portuguese schools. I emphasize not only the phenomena that occurred with it, but also the changes which schools have been through and the enlargement of teacher’s roles and tasks. In the second part, I refer some strategies that I believe to be essential to continue with optimism my career as a teacher and some ways that may help this professional group recover the strengh and the spirit that has been losing through time.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue