R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Author "Agrela, Nicole Vanessa Serrão"
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- Comunicação após traumatismo crânio-encefálico : eficácia de um programa de reabilitaçãoPublication . Agrela, Nicole Vanessa Serrão; Santos, Maria Emília; Guerreiro, Sandra de Brito BeirãoNa nossa sociedade as relações interpessoais são imprescindíveis, dependendo da capacidade comunicativa para se tornarem funcionais e adequadas nos diferentes contextos do dia-a-dia. Devido a lesões cerebrais, como no caso do traumatismo crânioencefálico (TCE), esta capacidade poderá ficar gravemente comprometida tornando-se uma barreira para a reintegração social. Sabe-se que, dependendo do tipo, da gravidade, da localização e da extensão da lesão cerebral, o TCE pode ter repercussões devastadoras nas capacidades cognitivas, nomeadamente na memória, atenção e funções executivas, e consequentemente na capacidade de comunicar de forma adequada. Embora as taxas de incidência e de mortalidade tenham diminuído ao longo dos últimos 20 anos, o TCE continua a ser um grave problema de saúde pública com consequências a longo prazo para os sobreviventes e para os seus familiares. A presente investigação engloba quatro estudos: (1) um estudo sobre a epidemiologia dos TCE no nosso país; (2) uma revisão da literatura sobre provas que avaliem a comunicação; (3) a adaptação para a população portuguesa de uma bateria italiana que avalia a comunicação verbal e não verbal em pessoas que sofreram TCE e (4) o estudo principal que descreve os resultados de um programa de reabilitação específico ao nível da comunicação em dois grupos intervenção, sendo um grupo o experimental (GE), submetido a um treino específico de comunicação e o outro grupo o de controlo (GC) que seguiu um programa de estimulação de conversação em grupo. Cada grupo teve 24 sessões, duas vezes por semana, com a duração de uma hora e trinta minutos cada, durante 12 semanas. Os resultados obtidos indicam melhorias em alguns aspetos da comunicação nos dois grupos, embora mais evidente no GE tanto após o programa como a médio prazo. Assim, é fundamental que seja efetuada uma intervenção atempada ao nível da capacidade comunicativa, de forma a minimizar o impacto das suas alterações no dia-a-dia.