CITAR - Documentos de Conferências / Conference Objects
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CITAR - Documentos de Conferências / Conference Objects by Author "Alves, Pedro"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A cidade como campo de significados: Manoel de Oliveira e o Porto em Douro Faina Fluvial (1931) e Porto da Minha Infância (2001)Publication . Alves, PedroNo ano da morte do mais importante cineasta português de sempre, pretendemos com esta comunicação analisar duas obras de Manoel de Oliveira que utilizam o Porto como cenário temático e que incorporam significados muito próprios à cidade-natal do realizador: “Douro Faina Fluvial” (1931) e “Porto da Minha Infância” (2001). Ambos os trabalhos documentais atribuem uma grande relevância ao Porto como espaço significativo e significante, onde as ações desenvolvidas remetem não apenas para uma caracterização da cidade, mas onde também a cidade caracteriza o que é representado e o próprio autor responsável pela representação. No jogo entre o cenário portuense e as figuras e ações que nele existem e acontecem, analisaremos de que forma estas duas obras de Manoel de Oliveira (com 70 anos de diferença entre elas) trazem interessantes contrastes entre diferentes âmbitos: as conexões entre passado e presente, os conflitos entre a atualidade e a memória, as pontes entre o real e a ficção, ou ainda as ramificações íntimas, culturais e antropológicas de uma perspectiva pessoal, criativa e cinematográfica sobre uma cidade.
- Conocer la realidad con el cine: entre el arte y la cienciaPublication . Alves, PedroLa realidad no se reduce a una sola verdad o a un solo modo de saber que integre todas las posibilidades de existencia y experiencia. Los procesos bajo los cuales entendemos y vivimos nuestras vidas obedece a la necesaria articulación de múltiples perspectivas cognitivas, afectivas y empíricas. Obedece también a una complementariedad necesaria entre arte y ciencia. La capacidad metafórica y pluralista del arte - y, más particularmente, del cine - permite explorar y añadir experiencias, universos y caminos que sirven a la vida humana como entendimiento, inspiración o imaginación de horizontes para el hombre. Sea como modo de expresión o de recepción de mundos, narrativas y experiencias, el séptimo arte permite al hombre indagar la realidad e incorporar elementos que forman o pueden formar parte de su existencia. Con el presente trabajo, pretendemos averiguar las relaciones teóricas entre arte y ciencia a partir de la implicación del cine en la realidad, bajo dos prismas distintos. Por una parte, observando el cine como producción de propuestas cognitivas, afectivas y empíricas capaces de impactar a sus espectadores. Por otra parte, analizando el séptimo arte como campo para aprendizajes formales e informales y la construcción de nuestro conocimiento cognitivo, afectivo y empírico.
- As expectativas do espectador na criação de argumentos: da análise a uma proposta de metodologia práticaPublication . Alves, PedroUma narrativa cinematográfica significa sempre a proposta de uma experiência, transmitida de um autor para um conjunto indefinido de espectadores. No processo de criação de um argumento, são várias as ferramentas que permitem aos autores introduzir os componentes narrativos de acordo com diferentes intenções cognitivas, afetivas e empíricas. O desenvolvimento e a articulação dos mais diversos elementos fílmicos obedece à procura da comunicação, explícita ou implícita, de um modo de entender determinado mundo e determinada história. Mas procura, também, um impacto específico na perceção, compreensão e interpretação do espectador idealizado. Partindo da teoria de autores de referência da área da escrita de argumento e, mais especificamente, do papel reservado ao espectador na experimentação e reconstrução significativa de um filme, desenvolveremos uma aproximação teórico-empírica ao argumento fílmico, em duplo sentido: enquanto interpelação do espectador e enquanto estruturação de um jogo de perguntas e respostas que poderá conduzir as histórias no sentido de uma maior ressonância nos recetores.
- Strategies for sustainable development of the UNESCO Creative Cities: conclusions from the XI UCCN Annual Meeting (2017)Publication . Alves, PedroIn 2017, the XI UNESCO Creative Cities Network (UCCN) Annual Meeting took place in Enghien-les-Bains (France), gathering representatives from the 116 Creative Cities and UNESCO. This meeting was an opportunity to present and discuss strategic contributions to several local urban implementations of the 2030 Agenda for Sustainable Development and the New Urban Agenda. It was also an opportunity to raise awareness and to evaluate specific creative strategies being undertaken by each city and each creative field groups, as well as struggles, needs and opportunities for improvement. The event was divided in several sessions, such as the Steering Group working session, the Creative Cities workshops, the Mayors’ Forum or the final Plenary Session. All of them enhanced an updated panorama of the current initiatives, difficulties and opportunities that Creative Cities of UNESCO are facing, allowing to draw some conclusions regarding the effectiveness of the Sustainable Urban Development goals’ implementation. From a report following the event’s exclusive personal attendance, and taking into account official documentation by UNESCO, we intend to analyse and discuss some of the main conclusions from the XI UCCN Annual Meeting.