FCSE - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing FCSE - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by advisor "Amendoeira, José Joaquim Penedos"
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- Promoção da saúde das famílias com pessoas doentes mentaisPublication . Gomes, Maria Filomena Pereira; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva; Amendoeira, José Joaquim PenedosAs famílias que têm um elemento com doença mental vivem num ambiente de sofrimento que influência o seu funcionamento e desenvolvimento familiar. São reconhecidas como intervenientes nos cuidados ao membro doente mas o desempenho de papel de cuidadora implica sobrecarga física e emocional. A vida destas famílias sofre profundas transformações devido à complexidade das questões relacionadas com a doença mental que irão afetar as pessoas como um todo, na sua individualidade, na sua relação com os outros e com o meio envolvente. Os enfermeiros estão envolvidos na promoção da saúde das famílias Tínhamos como objetivos conhecer as dificuldades mais comuns sentidas pela família que influenciam a sua reorganização entre si e face ao membro com problemas mentais; identificar estratégias utilizadas pelas famílias para fazer face a dificuldades causadas pela presença de um membro com patologia mental; identificar estruturas de apoio que permitam às famílias organizarem-se face à ocorrência de patologia mental; Identificar as intervenções do enfermeiro dirigidas à família com o objetivo de as ajudar nas dificuldades na área da saúde; identificar as intervenções dos enfermeiros que trabalham em unidades de cuidados psiquiátricos no processo terapêutico junto dos familiares dos doentes mentais com os quais convivem diariamente. O estudo foi desenvolvido no paradigma qualitativo, de caráter interpretativista, com orientação do interacionismo simbólico. Recorremos à entrevista semiestruturada iniciada após prévia aprovação dos Comités de Ética dos locais onde se efetuou a colheita dos dados e o consentimento escrito dos entrevistados. Por ser constituído por duas populações distintas, as amostras foram, para o grupo das famílias colaboraram vinte famílias num total de trinta e cinco elementos, para o grupo dos enfermeiros tivemos sete participantes. Seguiu-se a análise de conteúdo segundo os pressupostos de Blumer do interacionismo simbólico. Na ajuda à análise foi utilizado o software Nvivo8. As famílias do estudo manifestaram sentir muitas dificuldades na convivência com o seu familiar doente. A análise efetuada sugere falta de informação relativamente à doença, causas que a provocam e falta de apoio para viver a transição no processo de doença psiquiátrica. Os enfermeiros, por sua vez, manifestam ter competências para ajudar as famílias na relação com o familiar doente. No entanto, nem sempre as características do contexto da prática clínica são favoráveis ao desempenho das intervenções terapêuticas necessárias para responder às necessidades das famílias. As estratégias sugeridas para promover a saúde das famílias passam pela implantação de medidas na prática, capazes de mensurarem a importância das intervenções de enfermagem nos cuidados às famílias dos doentes mentais; incentivar os enfermeiros à prática de investigação para fomentar a utilização de medidas interventivas baseadas na evidência científica; e implementar medidas promotoras de formação especializada em enfermagem de saúde mental aos enfermeiros que lidam com famílias e doentes com problemas de saúde/doença mental.
- Resultados de aprendizagem para o agir em situação de catástrofe na formação graduada em enfermagemPublication . Santos, Paulo Alexandre Figueiredo dos; Amendoeira, José Joaquim PenedosAs catástrofes, independentemente da sua natureza, traduzem-se em processos de rutura e caossocial que evidenciam se a sociedade está preparada para os riscos naturais e tecnológicos, o quedetermina a educação/formação dos profissionais de enfermagem para um agir competente em situaçãode catástrofe. Este grupo profissional, para além de, constituir a maior comunidade profissional e científicacom responsabilidade no funcionamento do sistema de saúde, integra as equipas multidisciplinares queassistem as vítimas, contribuindo para evitar o aumento do número de vítimas, o agravamento do estadode saúde e a vulnerabilidade das populações. No entanto, o ensino na área da catástrofe, no primeiro ciclodos Cursos de Enfermagem revela-se incipiente e tem reduzida visibilidade no atual quadro formativo anível nacional.Nesta perspetiva, pretendemos identificar qual tem sido o contributo das Escolas, nodesenvolvimento de competências profissionais nos estudantes, no domínio da catástrofe; identificar se osparticipantes consideram que o Plano de Estudos confere aos estudantes as competências necessáriaspara um saber agir eficaz e eficiente em situação de catástrofe; identificar do core de competências,definidas pelo projeto Tuning Educational Structures in Europe – Fase I (2003), quais são as essenciaispara um desempenho profissional e humano competente do enfermeiro de cuidados gerais, em situaçãode catástrofe e identificar as condicionantes (académicas e profissionais) à introdução dos conteúdos dodomínio da catástrofe nos Planos Curriculares.O percurso metodológico enquadrou-se no paradigma essencialmente qualitativo, com recurso àtriangulação de métodos para suportar especificamente a fase da colheita de dados, onde participaramPresidentes do Conselho Técnico-Científico ou Coordenadores/Diretores dos Cursos de Licenciatura emEnfermagem, recorrendo à estratégia de entrevistas semiestruturadas e a enfermeiros peritos no domínioda catástrofe, através da técnica do focus group. Os resultados mostram que o ensino no domínio dacatástrofe deve ser incluído, como um espaço do processo de ensino/aprendizagem em enfermagem,através de estratégias e metodologias que possibilitem aprender a aprender, que garantam o aprender afazer, tão necessárias para melhor preparar, assim como alargar o espectro das competências próprias e distintas do estudante de enfermagem na área de catástrofe. É nesta aceção axiomática que se torna incontestável a evidência da responsabilidade crescente das Escolas de Enfermagem, na consciencialização e na preparação dos estudantes para uma intervenção competente em situação de catástrofes, pela introdução deste conteúdo nos programas educativos ao nível básico, permitindo o desenvolvimento de diversas competências conceptuais e operacionais do estudante de enfermagem nesse domínio.
- Sentir-se abandonado : pessoas com mais de 80 anosPublication . Marques, Gina Maria Da Silva; Amendoeira, José Joaquim PenedosA presente investigação centra-se nas experiências subjetivas das pessoas com mais de 80 anos, grupo populacional que atualmente mais cresce no mundo, cuja longevidade representa uma conquista civilizacional. Contracorrente o valor da vida humana das pessoas mais velhas, surge cada vez mais menorizado pelas sociedades. Tornou pertinente desenvolver um estudo acerca do vivido pelas pessoas com mais de 80 anos, com o objetivo de compreender o significado de Sentir-se Abandonado. E como finalidade: contribuir para o desenvolvimento do conhecimento de enfermagem pela proposta de uma prototeoria compreensiva de cuidado de enfermagem existencial às pessoas com mais de 80 anos. Metodologia – abordagem fenomenológica hermenêutica para compreensão do significado das experiências vividas pelos participantes, pessoas entre os 80 e os 97 anos, obtidas através de entrevistas fenomenológicas no seu domicílio. Discussão e resultados – O significado das experiências vividas revelam que depois dos 80 anos, o Homem para sentir a sua existência significativa, necessita de afetar e se sentir afetado pelos afetos, pelos valores, partilhados nas relações de pertença construídas durante a sua existência. Tais achados, revelam que a longevidade vista do ponto de vista do estritamente biológico compreende uma dimensão subjetiva de abandono de existência humana. O significado de sentir-se abandonado – pessoa com mais de 80 anos, constitui-se em torno de três temas: Bem-estar Existencial, Ausência de bem-estar existencial e Cuidado de enfermagem existencial. O estado de sentir-se abandonado, resulta da perceção de que a relação matricial da pessoa ao seu lócus ou relação de pertença, que ela própria define, se definhou ou extinguiu, com base no sentimento da diminuição ou ausência de valor atribuído à sua existência humana, ao seu estatuto de ser, que a impede do usufruto de uma vida significativa. Conclusão – a população idosa aumenta, e as suas necessidades individuais subjetivas, complexas crescem proporcionalmente, a compreensão do significado de sentir-se abandonado, aponta para que as pessoas para se sentirem permanentemente ligadas à vida, percecionem a sua vida como significativa, para si, para os outros, e para o mundo. Concomitantemente, necessitam de uma matriz de cuidado de enfermagem existencial, que se operacionaliza em presença terapêutica de enfermagem, centrado na pessoa, nos seus significados e necessidade subjetiva de se sentir humanamente valorizada enquanto ser-no-mundo independentemente da sua idade cronológica e das suas capacidades funcionais. Por se basear nas suas expectativas face ao cuidado de enfermagem, pode dar suporte a cuidados individualizados, sensíveis e de elevada competência humana, reconhecida e necessária no cuidado de enfermagem às pessoas com mais de 80 anos.