FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by advisor "Alves, José Joaquim Matias"
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- Inovação educativa : entre duas lógicas : um vaivém entre a periferia e o centroPublication . Pinto, Paula Catarina Moreira da Silva; Alves, José Joaquim MatiasA uniformidade e padronização dos processos organizacionais da gramática escolar vigente, não se adequam à heterogeneidade emergente dos alunos e dos seus interesses, o que tem gerado desmotivação pela(s) aprendizagem(ens), insucesso educativo e abandono escolar. Assiste-se, a partir de 2016, em Portugal, a uma transformação acentuada na oportunidade que é dada às escolas na conceção de novos projetos e novas formas de trabalhar, numa lógica bottom-up, pretendendo com isso prevenir o insucesso educativo e o abandono escolar. Desejamos entender esses novos caminhos nas suas (in)coerências e (in)consistências, conhecendo os modos de gestão do currículo e as dimensões organizacionais mobilizadas, por uma das escolas que deliberou integrar o Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP). Nesta investigação, pretendemos compreender a emergência do PPIP, os objetivos, as categorias organizacionais selecionadas pela escola e os processos de construção dos documentos orientadores em articulação com a tutela, assim como as complexidades encontradas e estratégias utilizadas para as ultrapassar. Do ponto de vista metodológico, procedemos a uma revisão da literatura, que nos permitiu analisar concetualmente os vários documentos estruturantes da escola, Projeto Educativo, Plano Plurianual de Melhoria, Regulamento Interno, Projeto Piloto de Inovação Pedagógica, Recomendações do Grupo de Acompanhamento e Atas de Reuniões. Procedemos também a entrevistas semiestruturadas aos membros da direção e coordenação, aplicámos um questionário aos professores e solicitámos narrativas aos investigadores que visitaram o Agrupamento de Escolas A análise e tratamento de dados dos referidos documentos permite-nos concluir que existiu, por parte dos elementos intervenientes na conceção do Projeto, particular atenção numa gestão mais integrada do currículo, tendo por base as aprendizagens essenciais e o novo perfil do aluno no final da escolaridade obrigatória. Verifica-se uma gestão mais sensata dos tempos e espaços dedicados à aprendizagem, assente em práticas mais colaborativas e numa avaliação essencialmente formativa dos alunos. No entanto, a implementação do Projeto identifica alguns potenciais oponentes, como Encarregados de Educação e Professores, que não se reveem nesta inovação instituinte.