IGOS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing IGOS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by advisor "Figueiredo, Vítor Manuel Pinto de"
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- Marketing experiencial na estratégia de ativação de marcaPublication . Almeida, Rodrigo José Soares; Figueiredo, Vítor Manuel Pinto de; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaAtualmente os consumidores são expostos a enormes quantidades de publicidade e recebem inúmeros estímulos de marketing diariamente. Isto, porque as marcas introduzem intervenções de marketing experiencial nas suas estratégias, com a esperança de melhorar o envolvimento dos consumidores. Dados estes factos, este estudo visa explorar até que ponto o Marketing Experiencial influencia a Estratégia de Ativação de uma Marca. A investigação incide sobre a população residente em Portugal e, para esse fim, foi concebido um inquérito por via de questionário a uma amostra de 231 respondentes. Os dados recolhidos foram tratados com recurso a análise descritiva e análise inferencial. Os resultados comprovam que as intervenções de marketing experiencial afetam positivamente as emoções, a relação da marca com o cliente e a intenção de compra. Por fim, os resultados revelam ainda a forma como a qualidade, satisfação e fidelização dos clientes pode ser uma vantagem competitiva na estratégia de ativação de uma marca.
- Tendências digitais em social media : o impacto da plataforma TikTok na indústria musicalPublication . Almeida, Daniel Ramos de; Figueiredo, Vítor Manuel Pinto de; Passos, Clotilde Maria PaulinoA presente investigação tem como propósito o estudo de duas variáveis de crescente interesse na sociedade atual, tanto em contexto académico como profissional, que são as tendências digitais em social media e o impacto das plataformas digitais na indústria musical. Deste modo, esta investigação tem como objetivo principal compreender a importância do TikTok na indústria musical e analisar o percurso das músicas nos charts oficiais após a criação de uma trend na plataforma. Este estudo visa, portanto, mapear o percurso das músicas desde a viralização no TikTok até ao reconhecimento nos charts de música mais prestigiadas. Para a componente empírica, recorreu-se à metodologia de estudo de caso múltiplo, de forma a descrever, contextualizar e avaliar as tendências criadas nas plataformas digitais de sete músicas e artistas e, seguidamente, relacionar as mesmas com os resultados demonstrados e obtidos nos relatórios de charts oficiais – Billboard Hot 100, Billboard 200 e Spotify Top 200 Global. Com este estudo, foi possível constatar que a generalidade das músicas que ficam designadas como uma tendência digital na plataforma TikTok, acabam por ascender nos charts oficiais de forma positiva, levando a que os artistas encontrem, muitas das vezes, um ponto de viragem na indústria musical com a ajuda desta plataforma. Os resultados permitiram concluir que a plataforma TikTok pode consolidar músicas nos charts de sucesso musical e alavancar carreiras musicais. O sucesso do TikTok está intrinsecamente relacionado à capacidade de envolver o público, que é uma plataforma com forte potencial para a dinamização e sucesso nos charts de música, com a ampliação experiencial dos streams e a criação de tendências digitais. O estudo contribuiu para o avanço do conhecimento científico sobre as interações entre as redes sociais e a indústria musical, oferecendo insights valiosos para artistas, gravadoras e profissionais de marketing na era digital.