Escola das Artes
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola das Artes by advisor "Almeida, Daniel Ribas de"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Assistência de imagem e montagem na Olhar de UlissesPublication . Meireles, Cristiana Isabel Pacheco; Almeida, Daniel Ribas deEste é o relatório de estágio na produtora de cinema Olhar de Ulisses, em parceria com a Cimbalino Filmes, onde executei as funções de assistente de imagem, assistente de montagem e designer. Ao longo deste relatório está descrito em detalhe, o desenvolvimento dos projetos da produtora, assim como, a minha participação e aprendizagem nas respetivas funções, que me foram destacadas. No decorrer do período de seis meses, tive oportunidade de participar como assistente de imagem na rodagem do filme Grito de Luís Costa e na série de música Pinehouse Concerts. Os restantes projetos integrei na função de assistente de montagem, o que constituiu a parte central deste estágio. Alguns dos projetos em questão foram: Aos Dezasseis de Carlos Lobo, Saturno de André Guiomar e Luís Costa, Mercy Games de Mário Macedo, a série Eclipse de Luís Costa e Sangue & Mármore de André Guiomar. Adicionalmente a estes projetos, devido aos meus estudos em design gráfico, a equipa também pediu a criação de alguns elementos gráficos para acompanhamento dos seus projetos, nomeadamente a criação de postais para a exibição do filme Terceiro Turno, de Mário Macedo no Festival Internacional de Cinema do Cairo. A criação de cartões para o filme Aos Dezasseis, de Carlos Lobo a estrear na Berlinale Generation 14plus 2022 e por fim, a criação do website oficial da Olhar de Ulisses. Com base na experiência de projetos desenvolvidos neste período de estágio, o tema de exploração deste relatório foi dedicado ao procedimento de montagem, visto que esta foi uma parte essencial do meu estágio. Nesta secção, tirando partido do exemplo do último projeto realizado em estágio - Sangue & Mármore, é feita uma reflexão sobre a montagem, partindo do método onscreen drafting criado pela Karen Pearlman.
- Depressão e pessimismo no cinema de Lars Von TrierPublication . Campos, Marco André Pereira; Carmona, Carlos Ruiz; Almeida, Daniel Ribas deA seguinte dissertação foca-se na análise da temática patológica depressiva ao longo da cinematografia do realizador dinamarquês, Lars von Trier. A análise permitir-me-á reflectir sobre a sua visão pessimista do mundo. Será feita uma análise e reflecção da experiência pessoal e consequente expressão visual. Serão também estudados os motivos recorrentes na obra do realizador de forma a desconstruir a representação da depressão e estabelecer que esta é algo central e transversal à sua cinematografia. Partindo deste entendimento, será feita a análise estética de três filmes do realizador: Breaking the Waves, Dogville e Antichrist. Constato, desta forma, como é que a depressão é representada e quais as suas vicissitudes estéticas ao longo destes três filmes. A investigação e análise levam-me a um entendimento da sua visão pessimista do mundo sendo que a depressão patológica das suas personagens e do seu mundo fílmico, permitem-me dissecar a evolução desta sua visão. A temática depressiva e, por conseguinte, a sua visão pessimista do mundo atinge o seu clímax no filme Antichrist.
- Documentários sobre família no cinema português : relatório de estágio na Cimbalino Filmes e Olhar de UlissesPublication . Ferreira, Ana Raquel da Costa; Almeida, Daniel Ribas deO presente relatório reflete as tarefas e funções desenvolvidas ao longo do estágio curricular em Montagem nas produtoras Cimbalino Filmes e Olhar de Ulisses, no âmbito do mestrado de Cinema da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Durante os seis meses de estágio nas produtoras supracitadas, foi possível a aplicação e exploração de todos os conhecimentos adquiridos durante a formação na Escola das Artes. No âmbito da participação na pós-produção do documentário 50/50, de Mafalda Rebelo, que ocupou uma parte significativa do período de estágio, propôs-se uma reflexão acerca do género Documentário, mais especificamente sobre o documentário de família realizado por mulheres no cinema português contemporâneo, a fim de se estudar a visão que a mulher realizadora detém sobre a unidade familiar e de que forma o seu entendimento da mesma se manifesta no cinema, centrando-se em quatro filmes portugueses: A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos, Tempo Comum, de Susana Nobre, Amor Fati, de Cláudia Varejão, e, por fim, A Volta Ao Mundo Quando Tinhas 30 Anos, de Aya Koretzky.
- Edição de peças jornalísticas para televisão : SICPublication . Caldas, Bernardo Vilas-Boas de Sá; Almeida, Daniel Ribas deO presente Relatório de Estágio tem como intuito analisar o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular, no âmbito do Mestrado de Som e Imagem, com especialização em Cinema e Audiovisual, pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Tratou-se de uma experiência vivida ao longo do período de estágio de cinco meses, com enriquecimento pessoal e profissional, desenvolvido no departamento de Edição de Vídeo, enquanto editor de vídeo estagiário, na delegação da SIC em Matosinhos. Nesta senda, o presente relatório procurará relatar a minha passagem pela SIC, relatando a estrutura orgânica das equipas, o seu modus operandi, bem como o papel atribuído a cada profissional aquando da elaboração da peça televisiva, incidindo especificamente no papel do editor de vídeo na elaboração do conteúdo a exibir, uma vez que foi esta função que desempenhei.
- Eu, tu, nósPublication . Ferreira, João Tiago Louro Silva; Almeida, Daniel Ribas deO Relatório de Projeto Final que aqui se apresenta é indissociável do filme que realizei intitulado “Eu, Tu, Nós”, filme documentário, no qual foi utilizada a estrutura de montagem fluxo de consciência. A opção por planos fixos acompanhados pelo som ambiente e, aqui e ali, por uma atmosfera sonora onde a música foi alterada relativamente à sua velocidade de reprodução original, remete o espetador para o fascínio, a exploração do olhar, as sensações e a contemplação, envolvimento onde a dialética entre o objetivo-subjetivo depende da valoração individual dada por quem vê e observa o referido produto audiovisual. O formato 4:3 ajuda a evitar a dispersão do espetador, o qual acompanhado por uma baixa resolução de imagem, acaba por contribuir para a contaminação do que é observado ao exigir a interpretação das imagens. Rodagem efetuada nas ruínas de uma fábrica de tijolo abandonada, não faz dele um documentário sobre ruínas, mas sim sobre as emoções que são despertadas no espetador, desde os sonhos, a vida, o amor, permitindo a sua imersão contemplativa e reflexiva. Para chegar a este produto audiovisual procurei suporte em vários autores e nas respetivas obras, como Werner Herzog, Chris Marker, Bill Viola, Marcel Duchamp, Robert Eggers, Jóhann Jóhannsson, Ricardo Moreira, Terense Malik, Damien Manivel, João Pedro Rodrigues, Joaquim Pinto, Derek Jarman, Christophe Honoré, Lyotard, e, Andy Wharhol, entre outros. Assim, o resultado obtido em suporte audiovisual mais do que um documento do real, um documento de representação do passado, um documento que faz uso dessas imagens para representar o presente, e até o futuro, tem como foco a construção-destruição-construção do sonho constituindo-se como um objeto audiovisual contemplativo com forte carácter íntimo e pessoal.
- Febre postalPublication . Vasconcelos, Vasco André Ribeiro de; Almeida, Daniel Ribas deCom este relatório de projecto pretende-se traçar um percurso – entre o processo técnico e o processo teórico – que conduziu à realização de Febre Postal. Num primeiro momento, aborda se o modo como foi orientado o momento de repérage e posterior filmagem, de selecção de imagens, de montagem, de desenho de som e de correcção de cor. A este levantamento de pendor mais técnico, junta-se uma reflexão teórica que aborda temas que são transversais a todo o filme, casos do destino, da errância, da memória, do arquivo e da herança.
- Found footage e sua reconfiguração digital : os filmes de Dominic GagnonPublication . Luna, Gabriel Cavalcante; Almeida, Daniel Ribas deO conceito de found footage, que envolve a reutilização e ressignificação de materiais audiovisuais preexistentes, tem ganhado uma nova vida nas últimas décadas devido ao fenômeno digital. A digitalização e a disseminação de plataformas online democratizaram a produção e o compartilhamento de imagens, alterando as dinâmicas de apropriação e recontextualização. Esta dissertação propõe, a partir de análises dos filmes de Dominic Gagnon, uma reflexão sobre as imagens digitais e a influência da tecnologia em sua criação e disseminação. Exploraremos como Gagnon utiliza essa técnica não apenas para criar novas narrativas, mas também para abordar questões contemporâneas, como desinformação, identidade digital e a banalização da imagem. Por fim, através de um estudo investigativo, a pesquisa se concentra em como Gagnon reconfigura a técnica do found footage, enfatizando as implicações culturais e políticas que emergem dessas apropriações. Através de uma análise detalhada de sua filmografia, buscamos evidenciar as nuances e complexidades do found footage digital.
- Há Alguém na Terra : projeto de curta-metragem : realização e argumentoPublication . Magalhães, Francisca Araújo de Campos Barros; Almeida, Daniel Ribas deO presente relatório apresenta e descreve todo o processo de criativo, teórico e técnico em torno da realização e do argumento da curta-metragem Há Alguém na Terra, desenvolvida como projeto final no âmbito do Mestrado de Som e Imagem, especialização em Cinema e Audiovisual, dividindo-se em três partes nucleares: pré-produção, produção e pós-produção. Há Alguém na Terra é uma docuficção filmada na Ilha das Flores nos Açores, e que pretende abordar temas como a solidão, o ciclo da vida e o fim da mesma como forma de procura e reflexão sobre o verdadeiro sentido por detrás da nossa existência, repleta de simbologia. Este relatório reflete sobre a mensagem e conceitos a transmitir ao longo da curta-metragem, as suas principais influências, a escolha dos locais de rodagem, a recolha de informação verídica e a adaptação da mesma num projeto ficcional, e apresenta todo o processo de contínua transformação que este filme sofreu, desde a ideia inicial à sua apresentação final.
- Há Alguém na Terra : projeto de curta-metragem : realização e direção de fotografiaPublication . Borges, Joana Tato Brito Saldanha e; Almeida, Daniel Ribas deEste relatório consiste na análise e descrição do processo de desenvolvimento do Projeto Final Há Alguém na Terra, uma curta-metragem realizada na Ilha das Flores (Açores), desenvolvida no âmbito do último ano de Mestrado em Som e Imagem com especialização em Cinema e Audiovisual. Este documento, procura explicar as etapas do Projeto, desde a fase das escolhas criativas até à fase de pós-produção, focando-se nos principais cargos trabalhados pela autora, mais especificamente Realização, Direção de Fotografia, Operação de Câmara e Correção de Cor. O documento acompanha assim a produção de uma curta-metragem que fala acerca de um homem, um lugar, a relação profunda entre os dois e tudo aquilo que lhes é inerente, sendo composta por uma forte simbologia.
- Há Alguém na Terra : projeto de curta-metragem : realização e montagemPublication . Silva, Maria Canela Lopes Monteiro da; Almeida, Daniel Ribas deEste relatório tem o objetivo de apresentar todo o processo criativo e teórico da curta-metragem “Há Alguém na Terra”, desenvolvida no âmbito do Mestrado de Som e Imagem, especialização Cinema e Audiovisual. Ao longo do documento será apresentado o trabalho realizado, desde o nascimento da ideia e escolha do local, até à reformulação do argumento na fase de montagem. Esta curta-metragem foi desenvolvida durante o último ano do Mestrado e tornou-se muito importante não só pelo seu resultado final, mas por toda a experiência vivida durante o ano e a forma como o projeto se foi transformando. Filmar nos Açores – Ilha das Flores - fez com que as autoras saíssem do conforto, conhecessem a comunidade florentina, diferentes realidades e formas de viver. Por ser uma reflexão individual, neste documento o leitor ficará a perceber que o filme é composto por um conjunto de interpretações e significados que foram desenvolvidos desde a sua fase inicial de produção até à fase final do processo de montagem. Este documento descreve o processo de pesquisa nos Açores, a simbologia, a filmografia e inspirações literárias em que o filme se baseou, bem como um pequeno estudo sobre a montagem adaptada no projeto final.