Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Assistência de imagem e montagem na Olhar de Ulisses

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203272188.pdf12.76 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este é o relatório de estágio na produtora de cinema Olhar de Ulisses, em parceria com a Cimbalino Filmes, onde executei as funções de assistente de imagem, assistente de montagem e designer. Ao longo deste relatório está descrito em detalhe, o desenvolvimento dos projetos da produtora, assim como, a minha participação e aprendizagem nas respetivas funções, que me foram destacadas. No decorrer do período de seis meses, tive oportunidade de participar como assistente de imagem na rodagem do filme Grito de Luís Costa e na série de música Pinehouse Concerts. Os restantes projetos integrei na função de assistente de montagem, o que constituiu a parte central deste estágio. Alguns dos projetos em questão foram: Aos Dezasseis de Carlos Lobo, Saturno de André Guiomar e Luís Costa, Mercy Games de Mário Macedo, a série Eclipse de Luís Costa e Sangue & Mármore de André Guiomar. Adicionalmente a estes projetos, devido aos meus estudos em design gráfico, a equipa também pediu a criação de alguns elementos gráficos para acompanhamento dos seus projetos, nomeadamente a criação de postais para a exibição do filme Terceiro Turno, de Mário Macedo no Festival Internacional de Cinema do Cairo. A criação de cartões para o filme Aos Dezasseis, de Carlos Lobo a estrear na Berlinale Generation 14plus 2022 e por fim, a criação do website oficial da Olhar de Ulisses. Com base na experiência de projetos desenvolvidos neste período de estágio, o tema de exploração deste relatório foi dedicado ao procedimento de montagem, visto que esta foi uma parte essencial do meu estágio. Nesta secção, tirando partido do exemplo do último projeto realizado em estágio - Sangue & Mármore, é feita uma reflexão sobre a montagem, partindo do método onscreen drafting criado pela Karen Pearlman.
This is the report from the internship at the film production Olhar de Ulisses, in partnership with Cimbalino Films, where I executed the positions of image assistant, editor assistant and designer. Throughout this report is described in detail, the progress of the projects from this production team, as well as my own participation and learning in each of these positions, that were assigned to me. Over the period of six months, I had the opportunity to participate as image assistant in the shooting of Grito by Luís Costa and the musis series Pinehouse Concerts. Other projetcs, I joined in the position of editor assistant, what constituted the central part of this internship. Some of those projects were: At Sixteen by Carlos Lobo, Saturn by André Guiomar and Luís Costa, Mercy Games by Mário Macedo, a series Eclipse by Luís Costa and Sangue & Mármore by André Guiomar. Aditionally to these projects, due to my studies in graphic design, the company also asked for the design of some graphic content to promote their film projetcs, in particular designing post cards for the film Skin River by Mário Macedo to be screened at the Internacional Film Festival in Cairo, Egipt. Designing cards for the film At Sixteen by Carlos Lobo to be premiered at Berlinale Generation 14plus 2022, at last, designing the oficial website for Olhar de Ulisses. Based on the projects I was involved in the duration of this internship, the theme to explore in this report was dedicated to the process of editing, since this was na essential part of my internship. In this section, following the example of the last project made in the internship - Sangue & Mármore, it is created a reflexion about editing, considering the method onscreen drafting created by Karen Pearlman.

Description

Keywords

Cinema Olhar de Ulisses Cimbalino Filmes Montagem Assistente de montagem Design gráfico Pós-produção Editing Editing assistant Graphic design Post-production

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue