Publication
AssistĂȘncia de imagem e montagem na Olhar de Ulisses
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Almeida, Daniel Ribas de | |
dc.contributor.author | Meireles, Cristiana Isabel Pacheco | |
dc.date.accessioned | 2023-05-11T10:01:33Z | |
dc.date.available | 2023-05-11T10:01:33Z | |
dc.date.issued | 2023-02-03 | |
dc.date.submitted | 2022-09-30 | |
dc.description.abstract | Este Ă© o relatĂłrio de estĂĄgio na produtora de cinema Olhar de Ulisses, em parceria com a Cimbalino Filmes, onde executei as funçÔes de assistente de imagem, assistente de montagem e designer. Ao longo deste relatĂłrio estĂĄ descrito em detalhe, o desenvolvimento dos projetos da produtora, assim como, a minha participação e aprendizagem nas respetivas funçÔes, que me foram destacadas. No decorrer do perĂodo de seis meses, tive oportunidade de participar como assistente de imagem na rodagem do filme Grito de LuĂs Costa e na sĂ©rie de mĂșsica Pinehouse Concerts. Os restantes projetos integrei na função de assistente de montagem, o que constituiu a parte central deste estĂĄgio. Alguns dos projetos em questĂŁo foram: Aos Dezasseis de Carlos Lobo, Saturno de AndrĂ© Guiomar e LuĂs Costa, Mercy Games de MĂĄrio Macedo, a sĂ©rie Eclipse de LuĂs Costa e Sangue & MĂĄrmore de AndrĂ© Guiomar. Adicionalmente a estes projetos, devido aos meus estudos em design grĂĄfico, a equipa tambĂ©m pediu a criação de alguns elementos grĂĄficos para acompanhamento dos seus projetos, nomeadamente a criação de postais para a exibição do filme Terceiro Turno, de MĂĄrio Macedo no Festival Internacional de Cinema do Cairo. A criação de cartĂ”es para o filme Aos Dezasseis, de Carlos Lobo a estrear na Berlinale Generation 14plus 2022 e por fim, a criação do website oficial da Olhar de Ulisses. Com base na experiĂȘncia de projetos desenvolvidos neste perĂodo de estĂĄgio, o tema de exploração deste relatĂłrio foi dedicado ao procedimento de montagem, visto que esta foi uma parte essencial do meu estĂĄgio. Nesta secção, tirando partido do exemplo do Ășltimo projeto realizado em estĂĄgio - Sangue & MĂĄrmore, Ă© feita uma reflexĂŁo sobre a montagem, partindo do mĂ©todo onscreen drafting criado pela Karen Pearlman. | pt_PT |
dc.description.abstract | This is the report from the internship at the film production Olhar de Ulisses, in partnership with Cimbalino Films, where I executed the positions of image assistant, editor assistant and designer. Throughout this report is described in detail, the progress of the projects from this production team, as well as my own participation and learning in each of these positions, that were assigned to me. Over the period of six months, I had the opportunity to participate as image assistant in the shooting of Grito by LuĂs Costa and the musis series Pinehouse Concerts. Other projetcs, I joined in the position of editor assistant, what constituted the central part of this internship. Some of those projects were: At Sixteen by Carlos Lobo, Saturn by AndrĂ© Guiomar and LuĂs Costa, Mercy Games by MĂĄrio Macedo, a series Eclipse by LuĂs Costa and Sangue & MĂĄrmore by AndrĂ© Guiomar. Aditionally to these projects, due to my studies in graphic design, the company also asked for the design of some graphic content to promote their film projetcs, in particular designing post cards for the film Skin River by MĂĄrio Macedo to be screened at the Internacional Film Festival in Cairo, Egipt. Designing cards for the film At Sixteen by Carlos Lobo to be premiered at Berlinale Generation 14plus 2022, at last, designing the oficial website for Olhar de Ulisses. Based on the projects I was involved in the duration of this internship, the theme to explore in this report was dedicated to the process of editing, since this was na essential part of my internship. In this section, following the example of the last project made in the internship - Sangue & MĂĄrmore, it is created a reflexion about editing, considering the method onscreen drafting created by Karen Pearlman. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203272188 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/41092 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Cinema | pt_PT |
dc.subject | Olhar de Ulisses | pt_PT |
dc.subject | Cimbalino Filmes | pt_PT |
dc.subject | Montagem | pt_PT |
dc.subject | Assistente de montagem | pt_PT |
dc.subject | Design grĂĄfico | pt_PT |
dc.subject | Pós-produção | pt_PT |
dc.subject | Editing | pt_PT |
dc.subject | Editing assistant | pt_PT |
dc.subject | Graphic design | pt_PT |
dc.subject | Post-production | pt_PT |
dc.title | AssistĂȘncia de imagem e montagem na Olhar de Ulisses | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Cinema | pt_PT |