Instituto de Ciências da Família
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Browsing Instituto de Ciências da Família by advisor "Francisco, Rita Mafalda Costa"
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- Envolvimento parental no sucesso escolar da criança do primeiro ciclo em contextos desfavorecidos : estudo de caso do apoio escolar da Associação de Solidariedade Social do Alto da Cova da MouraPublication . Mendonça, Cláudia Alexandra Pinheiro Patrício; Francisco, Rita Mafalda CostaA presente dissertação pretende investigar a forma como o envolvimento parental está relacionado com o sucesso escolar das crianças do primeiro ciclo em contextos desfavorecidos e o modo como os professores encaram, nestes contextos, a relação escola-família. Com base numa metodologia de estudo de caso, pretendeu-se, concretamente, perceber a relação entre o envolvimento parental e o sucesso escolar da criança do primeiro ciclo em contextos de pobreza, bem como perceber o processo através do qual os professores potenciam o envolvimento parental e o feedback das famílias, de modo a ser possível propor sugestões e medidas com vista ao progresso da cooperação. Esta investigação contou com a participação de 60 encarregados de educação, que preencheram um questionário sociodemográfico e o Questionário de Envolvimento Parental, versão para pais (Pereira et al. 2003). Participaram ainda seis professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a responsável técnica pela equipa da Associação de Solidariedade Social do Alto da Cova da Moura que responderam a uma entrevista semidiretiva, a qual foi sujeita a uma análise de conteúdo. Os resultados da investigação revelaram que 62,2% do sucesso escolar é predito apenas pelo envolvimento parental nas atividades de aprendizagem em casa, não contribuindo para o mesmo outras formas de envolvimento parental descritas na literatura como relevantes. Podemos ainda constatar que todos os entrevistados foram consensuais quanto ao papel fulcral que a família desempenha no sucesso escolar da criança, no entanto os professores assumiram que pouco fazem para potenciar o envolvimento parental. Em relação ao apoio escolar da Associação, todos os professores da escola básica fazem referência ao facto de os pais não verificarem os trabalhos de casa dos seus educandos mas que percebem tal facto uma vez que as crianças frequentam esta atividade. Finalmente, as professoras sugerem uma relação menos formal, a comemoração de dias festivos em horário pós laboral, convidar os pais a darem uma aula, a ler uma história (cf. Epstein, 1987) como sendo estratégias possíveis de realizar para criar pontes de ligação escola-família.
- Mediação familiar e responsabilidades parentais : um estudo com profissionais e beneficiários do Rendimento Social de InserçãoPublication . Silva, Inês Nunes Fitas Rodrigues; Francisco, Rita Mafalda CostaA presente investigação tem como principais objetivos realizar um levantamento e caracterização sociodemográfica das famílias beneficiárias de Rendimento Social de Inserção (RSI) com obrigatoriedade de Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais (RERP), assim como procurar pistas para uma potencial parceria entre o Instituto da Segurança Social, IP (ISS) e o Sistema de Mediação Familiar (SMF). No estudo quantitativo participaram 24 técnicos de nove protocolos do distrito de Lisboa e 168 agregados familiares beneficiários de RSI, a que correspondem 345 crianças. Os progenitores responderam a um inquérito por questionário construído para a investigação. No estudo qualitativo participaram 12 profissionais, nomeadamente seis técnicos de RSI e seis Mediadores Familiares que responderam a uma entrevista semiestruturada. Os resultados da investigação demonstram que existe um número significativo de beneficiários de RSI cujo Contrato de Inserção prevê a RERP ou a declaração de incumprimento do acordo de responsabilidades parentais. A maioria dos progenitores regulou o Exercício das Responsabilidades Parentais pela via judicial, e fê-lo por iniciativa própria. Relativamente à pensão de alimentos, a maioria dos progenitores não residentes não cumpre com as suas obrigações e mesmo quando a pensão de alimentos é paga o valor mensal é reduzido. Verificou-se também que a maioria das crianças e o progenitor com quem residem mantêm um contacto frequente com o progenitor não residente. Verificou-se ainda que existe relação entre o cumprimento da pensão de alimentos, a relação com o progenitor não residente e a forma como foi regulado o Exercício das Responsabilidades Parentais. Relativamente à possível parceria entre o ISS e o SMF, os profissionais referiram a importância de uma ação de formação aos técnicos de RSI para possibilitar o fluxo de informação e o encaminhamento dos beneficiários. Foi também identificada a necessidade de um protocolo formal entre os serviços, com base num trabalho em rede, constituindo uma mais-valia na rentabilização de recursos. Os técnicos e mediadores referiram também que o serviço deveria ser gratuito e próximo da população, havendo a necessidade da existência de espaços de mediação no ISS ou nas Juntas de Freguesia.
- Práticas implementadas pelos CAFAP na intervenção com famílias : perceções dos técnicos sobre fatores de sucessoPublication . Barrocas, Ana Maria Santos; Francisco, Rita Mafalda CostaA família é a célula base da sociedade, olhá-la sistemicamente implica ter uma visão da sua estrutura e do seu desenvolvimento (Alarcão, 2000). Atendendo à sua natureza sistémica, dinâmica e complexa, os aspetos afetivos, relacionais, educativos e de responsabilidade parental assumem especial importância na atenção que os Serviços de Apoio lhes prestam. Nesta linha, os Centros de Apoio Familiar e de Aconselhamento Parental (CAFAP) surgem como mecanismos especializados de apoio à família, onde é reconhecida a necessidade de desenvolverem uma intervenção especializada direcionada às famílias em situação de risco psicossocial. É a partir do contributo da teoria dos sistemas complexos adaptativos que o presente estudo se desenvolve (Burnes, 2005), utilizando-a para compreender o modo como as transformações acontecem nas famílias, enquanto sistema complexo, e de que forma como nos podemos envolver (CAFAP e Técnicos Interventores) para que a mudança ocorra (Byrne, 2005). O presente estudo, de natureza qualitativa e exploratória, tem como objetivo explorar as perceções dos técnicos sobre as características existentes na estrutura organizacional dos Centros de Apoio Familiar e de Aconselhamento Parental (CAFAP), nas competências dos técnicos interventores e nas características das famílias que potenciem ou constranjam o sucesso na intervenção. A amostra de conveniência, foi recrutada nos CAFAP do distrito de Lisboa, com Acordo de Cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa (ISS, IP), com intervenção nas modalidades Preservação Familiar e Reunificação Familiar. Participaram na investigação 15 técnicos (N=15) maioritariamente do sexo feminino (14), com idades compreendidas entre os 26 e os 56 anos (M = 35,46; DP = 7,8). Os instrumentos de recolha de dados incluíram a entrevista semi-estruturada e a ficha técnica síntese, construída especificamente para este estudo. Os dados recolhidos foram analisados através do método de análise temática e com recurso ao software Nvivo. Os resultados revelaram que as dimensões mais referidas como fatores potenciadores de sucesso na intervenção foram os Técnicos Interventores (competências-chave, princípios orientadores e valores) e a Estrutura CAFAP (princípios orientadores e suporte às equipas), seguidos das Famílias (essencialmente o foco na mudança). No que respeita aos fatores constrangedores as próprias Famílias surgem como a dimensão mais representada (características funcionais, desafios e adesão à intervenção). Ainda como fatores constrangedores surgiram o papel do CAFAP, a constituição das equipas e o espaço físico da intervenção, assim como a articulação com as entidades parceiras, os recursos (insuficientes e desajustados no tempo) e a (in)definição de papeís. A qualificação da intervenção, o redimensionamento das equipas, assim como a necessidade de princípios orientadores a balizarem a intervenção foram os aspetos apontados pelos participantes como caminho futuro para os CAFAP. São discutidas algumas limitações do estudo e implicações para investigações futuras.
