FT - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing FT - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by advisor "Cunha, Jorge Teixeira da"
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- O clamor do ‘não homem’ : a obra de Gustavo Gutiérrez como proposta actual de ética política e socialPublication . Diniz, Gonçalo Martim Vieira Pereira; Cunha, Jorge Teixeira daNesta dissertação de doutoramento, pretende-se dar a conhecer a obra de um grande teólogo peruano contemporâneo, Gustavo Gutiérrez, sacerdote dominicano, profundamente ligado à Teologia da Libertação. Trata-se de um teólogo de grande fama internacional, mas, em geral, muito pouco conhecido em Portugal. Pelo presente trabalho, procura-se demonstrar que a Teologia da Libertação, de Gustavo Gutiérrez - apesar de ser uma teologia, na sua origem, muito contextualizada, quer no tempo quer no espaço -, continua a ser bastante actual no mundo global de hoje, sob vários aspectos. Um mundo onde, infelizmente, permanecem muitos exemplos de pessoas a quem não é reconhecida totalmente a sua categoria e dignidade humana. Está em causa o universo dos ‘não-homens’, as ‘não-pessoas’, os ‘invisíveis’ e ‘insignificantes’ da sociedade capitalista, para usar as expressões do autor. De facto, muitas das intuições e conceitos teológicos pioneiros de Gutiérrez continuam a ser de manifesto interesse para os nossos dias. Entre essas intuições e conceitos, destacam-se a concepção do ‘pecado social’, ou ‘pecado estrutural’, e o princípio teológico e pastoral da opção preferencial pelos pobres. Há também que referir a novidade de uma metodologia verdadeiramente inovadora, que contempla dois ‘momentos’ – num primeiro momento, a práxis (acção) histórica, concretizada no compromisso político e pastoral com os pobres; e, num segundo momento, a reflexão teológica propriamente dita, o momento de falar de Deus. Por fim, em Gutiérrez brota uma nova perspectiva teológica: a perspectiva do pobre. Relativamente a este último aspecto, de facto, verifica-se que a teologia de Gutiérrez pretende partir das preocupações e dos anseios das populações mais pobres e marginalizadas da América Latina do seu tempo, os grandes ‘ausentes da história’, como lhes chama, e dar-lhes voz, voz política, mas também voz no interior da Igreja e no universo da própria teologia. Procura-se aqui fazer um trabalho crítico acerca da obra de Gutiérrez e do seu legado para os nossos dias, evitando-se cair na simples apologia e no elogio fácil. As principais críticas dirigidas à Teologia da Libertação, quer por parte de Roma quer por parte de muitos outros quadrantes, estão todas reflectidas neste trabalho. Mas, sem prejuízo dos equívocos e abusos apontados a esta corrente teológica, o que é facto é que ela também deu muitos frutos e abriu novos horizontes à Igreja pós-conciliar. Além dos contributos para uma nova ética política e social, a teologia de Gutiérrez continua muito viva e interpeladora no campo dos temas da ‘Justiça e Paz’ e no desígnio de uma ‘Igreja pobre ao serviço dos pobres’, conforme ao desejo do Papa Francisco.
- A liberdade do ensino religioso no pensamento de Leonardo CoimbraPublication . Moreira, Carlos Manuel Meneses; Cunha, Jorge Teixeira da; Pinho, Arnaldo Cardoso deO título apresentado para a dissertação de doutoramento em Teologia pretende expor e desenvolver o estudo do pensamento de Leonardo Coimbra (1883-1936) relacionado com a defesa da liberdade do ensino religioso nas escolas particulares fiscalizadas pelo Estado, que o pensador preconizou na qualidade de Ministro da Instrução Pública, entre 30 de novembro de 1922 e 9 de Janeiro de 1923, em pleno período da I República Portuguesa (1910-1926). Determinaremos como objeto do nosso estudo a definição, descrição, enquadramento e consequências desta questão na vertente cultural, política, autobiográfica, biográfica e bibliográfica que assumiu no conjunto do pensamento antropológico, filosófico, pedagógico e teológico de Leonardo Coimbra, bem como do modo como antecipou e concorreu para a suaevolução e transmutação filosófica, religiosa e teológica, desde o idealismo criacionista até ao ideorealismo de matriz cristã.Desde o seu O Criacionismo(1912) até à sua última obra A Rússia de hoje e o homem de sempre(1935) dá-se, em Leonardo Coimbra,o trânsito de uma teologia para uma filosofia da religião, fundada numa razão estética e numa razão transcendental, que nos permite qualificá-la como uma típica e singular teologia portuguesa, emergente da literatura, da poética, da estética, de uma filosofia progressiva e aberta a novas integrações, em movimento helicoidal espiralado –ascendente e descensional –integradoradas dimensões gnosiológica-metafísica, metafísica-religiosa, religiosa-cristã e estética-teológica do seu pensamento, que nos levaráa compaginá-lo com o método antropológico-transcendental de Karl Rahner. Propomo-nos, por fim, sustentar e justificar que a exemplaridade da defesa da liberdade do ensino religioso harmonizou o pensamento construtivo e criacionista de Leonardo Coimbra, namedida em que aí conjugou, consensualizou e integrou as teses fundacionais do seu pensamento filosófico e teológico. Esta determinação teológica da liberdade, revisto num horizonte pedagógico à luz do pensamento de Leonardo Coimbra, legitima a liberdade de ensino religioso na medida em que protege a possibilidade transcendental da pessoa humana e da sua liberdade