Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A liberdade do ensino religioso no pensamento de Leonardo Coimbra

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Carlos Meneses Moreira_Tese.pdf2.45 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O título apresentado para a dissertação de doutoramento em Teologia pretende expor e desenvolver o estudo do pensamento de Leonardo Coimbra (1883-1936) relacionado com a defesa da liberdade do ensino religioso nas escolas particulares fiscalizadas pelo Estado, que o pensador preconizou na qualidade de Ministro da Instrução Pública, entre 30 de novembro de 1922 e 9 de Janeiro de 1923, em pleno período da I República Portuguesa (1910-1926). Determinaremos como objeto do nosso estudo a definição, descrição, enquadramento e consequências desta questão na vertente cultural, política, autobiográfica, biográfica e bibliográfica que assumiu no conjunto do pensamento antropológico, filosófico, pedagógico e teológico de Leonardo Coimbra, bem como do modo como antecipou e concorreu para a suaevolução e transmutação filosófica, religiosa e teológica, desde o idealismo criacionista até ao ideorealismo de matriz cristã.Desde o seu O Criacionismo(1912) até à sua última obra A Rússia de hoje e o homem de sempre(1935) dá-se, em Leonardo Coimbra,o trânsito de uma teologia para uma filosofia da religião, fundada numa razão estética e numa razão transcendental, que nos permite qualificá-la como uma típica e singular teologia portuguesa, emergente da literatura, da poética, da estética, de uma filosofia progressiva e aberta a novas integrações, em movimento helicoidal espiralado –ascendente e descensional –integradoradas dimensões gnosiológica-metafísica, metafísica-religiosa, religiosa-cristã e estética-teológica do seu pensamento, que nos levaráa compaginá-lo com o método antropológico-transcendental de Karl Rahner. Propomo-nos, por fim, sustentar e justificar que a exemplaridade da defesa da liberdade do ensino religioso harmonizou o pensamento construtivo e criacionista de Leonardo Coimbra, namedida em que aí conjugou, consensualizou e integrou as teses fundacionais do seu pensamento filosófico e teológico. Esta determinação teológica da liberdade, revisto num horizonte pedagógico à luz do pensamento de Leonardo Coimbra, legitima a liberdade de ensino religioso na medida em que protege a possibilidade transcendental da pessoa humana e da sua liberdade
The title presented for the doctoral dissertation in Theology intends to expose and develop the study of the Portuguese philosopher’s thinking,Leonardo Coimbra (1883-1936),related ofreligious education freedom in private schools supervised by the State,in the FirstPortuguese Republic (1910-1926), when he was Education Minister. We propose to determine and define the framework and consequences of this issue in the cultural, political, autobiographical, biographical and bibliographic dimensions of this question in Leonardo Coimbra thinking, by describing some of anthropological, philosophical, pedagogical and theologicalaspects thatanticipated and contributed to its evolution and philosophical, religious and theological transmutation, from “creationist idealism”to Christian ideorealism. From his first “Criacionismo” (1912) to his last work “A Rússia de hoje e o homem de sempre” (1935), Leonardo Coimbratransitsfrom a theology to a philosophy of religion, founded on an aesthetic and transcendental reason, which allows us to qualify it as a typical and singular Portuguese theology, emerging from literature, poetics, aesthetics. From a progressive philosophy,open to new integrations, in helical spiral movement –ascendingand descending –that integrates the gnosiological-metaphysics, metaphysical-religious, religious-Christian and aesthetic-theological dimensions of his thinking, which will lead us to combine it with the anthropological-transcendental method of Karl Rahner. Finally, we propose tomaintain and justify that the freedom of religious education harmonized Leonardo Coimbra's constructive and creationist thinking, as wellit combined, consensualized and integrated the mainfoundational theses of his philosophical and theologicalthinking. This theological determination of freedom, reviewed in a pedagogical horizon, legitimizes the freedom of religious education and protects the transcendental possibility of the human freedom.

Description

Keywords

Liberdade Ensino religioso Filosofia da religião Teologia Freedom Freedom of religion Religious education Philosophy of religion Theology

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue