Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Prevenção de lesões por esforço repetitivo na prática da viola de arco

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203848527.pdf3.96 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório, inserido no Mestrado em Ensino de Música da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, encontra-se dividido em duas partes: A PARTE I – Relatório da Prática Profissional, na qual é descrita a prática pedagógica realizada por mim, no ano letivo 2021/2022, na Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM). Nesta secção é feita uma abordagem dividida em quatro capítulos: enquadramento, descrição detalhada, avaliação do percurso realizado e reflexão final sobre a aprendizagem. A PARTE II – Apresentação do Projeto de Intervenção Pedagógica, cujo tema é “Prevenção de lesões por esforço repetitivo na prática da Viola de Arco”. Nesta secção é feita a apresentação pormenorizada do trabalho de investigação, estruturado em três vertentes distintas: abordagem teórica, análise e reflexão final. O tema deste Projeto de Intervenção Pedagógica, realizado no âmbito do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Música, é “Prevenção de lesões por esforço repetitivo na prática da Viola de Arco”. Neste estudo participaram 22 alunos (n= 22) de Viola de Arco, matriculados em quatro escolas de ensino da música: Academia de Música Fernandes Fão (AMFF), Academia de Música de Viana do Castelo (AMVC), Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM) e Conservatório de Música e Dança dos Arcos de Valdevez (CMDAV), nas quais o mestrando se encontra a lecionar. Este projeto tem o intuito de contribuir para a discussão de problemas relativos a Lesões por Esforço Repetitivo (LER), decorrentes da prática da Viola de Arco, em alunos no início de carreira e, acima de tudo, alertar/reforçar a importância do papel do professor de instrumento na prevenção dessas mesmas lesões. Pretendendo consciencializar alunos e professores que boas práticas posturais e o aquecimento físico e instrumental previnem o aparecimento de lesões. Devido à alta exigência física e psicológica de trabalho, os músicos possuem um elevado risco de desenvolver uma variedade de riscos de saúde. Uma das principais, senão, a principal são as lesões músculo-esqueléticas causadas por esforços repetitivos. As principais causas destas desordens observadas em instrumentistas são excesso de uso, compressão nervosa e distonia focal. Identificar as desordens musculoesqueléticas que acometem com maior frequência os alunos, mais novos, de Viola de Arco é fundamental para a definição dos fatores de risco, que por sua vez pode ajudar na elaboração de programas de prevenção, imprescindíveis à implementação de boas práticas posturais, assim como, de exercícios de aquecimento e alongamento. Neste estudo, após uma breve revisão bibliográfica, será utilizado, como metodologia, a técnica de recolha de dados através de inquérito, a alunos no início do seu percurso como músicos de Viola de Arco, utilizando questionário fechado seguido de uma análise quantitativa.
This report, included in the Master's Degree in Music Teaching at the School of Arts of the Universidade Católica Portuguesa, is divided into two parts: PART I – Professional Practice Report, which describes the pedagogical practice carried out by me, in the 2021/2022 academic year, at the Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM). In this section, an approach is divided into four chapters: framework, detailed description, evaluation of the path taken and final reflection on learning. PART II – Presentation of the Pedagogical Intervention Project, whose theme is “Prevention of repetitive strain injuries in the practice of the Viola”. This section presents a detailed presentation of the research work, structured into three different aspects: theoretical approach, analysis and final reflection. This project aims to contribute to the discussion of problems related to Repetitive Strain Injuries (RSI), resulting from the practice of the Viola, in students at the beginning of their career and, above all, to alert/reinforce the importance of the role of the instrument teacher in preventing these same injuries. Intending to raise awareness among students and teachers that good postural practices and physical and instrumental warming prevent the appearance of injuries. Due to the high physical and psychological demands of work, musicians are at high risk of developing a variety of health risks. One of the main, if not the main, are musculoskeletal injuries caused by repetitive efforts. The main causes of these disorders observed in instrumentalists are overuse, nerve compression and focal dystonia. Identifying the musculoskeletal disorders that most frequently affect younger viola students is essential for defining risk factors, which in turn can help in the development of prevention programs, essential for the implementation of good postural practices, as well as warm-up and stretching exercises. In this study, after a brief bibliographical review, the methodology will be used to collect data through research, from students at the beginning of their career as Viola players, using a closed questionnaire followed by a quantitative analysis.

Description

Keywords

Viola de arco Performance L.E.R. Viola R.S.I.

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue