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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This research aims to investigate the potential of an emotion regulation-based intervention in fostering forgiveness skill in organizational settings. Drawing upon frameworks of expressive writing and reappraisal techniques, this study goes beyond considering forgiveness as a trait or as a state, to also view it as a skill that can develop over time. Participants’ baseline ability to forgive, encompassing traits such as forgiveness, selfcontrol, and forgiveness self-efficacy, was measured and held against the post-intervention outcome. This study consisted of three writing sessions over five days and a follow-up after 18 days. Participants were randomly assigned to one of three conditions: control, forgiveness knowledge + skill training, and forgiveness skill training only. Results indicated a non-linear progression in forgiveness over time. Day 1 indicated the highest forgiveness outcome, which sharply declined on day 2 and somewhat rebounded on day 3. On the follow-up day, the outcomes differed across conditions but did not recover fully to the initial levels. Trait forgivingness and forgiveness self-efficacy played a significant role in the forgiveness outcomes. The study challenges traditional perceptions and analyzes forgiveness as a skill, influenced by traits, emotion regulation strategies and external factors, creating a foundation for future studies in this domain.
Esta investigação tem como objetivo investigar o potencial de uma intervenção baseada na regulação emocional para promover a capacidade de perdoar em contextos organizacionais. Com base em molduras teóricas de escrita expressiva e técnicas de reavaliação, este estudo avança a conceptualização do perdão para além dos entendimentos tradicionais focados em traço ou estado, para apresentar uma nova conceptualização que vê o perdão como uma competência que se pode desenvolver ao longo do tempo. A capacidade de base dos participantes para perdoar, abrangendo características como o perdão-traço, o autocontrolo e a auto-eficácia em perdoar, foi medida e comparada com o resultado pós-intervenção. Este estudo consistiu em três sessões de escrita expressiva ao longo de cinco dias e um follow-up após 18 dias. Os participantes foram selecionados aleatoriamente para uma de três condições: controlo, conhecimento do perdão + treino de competências do perdão, e treino de competências do perdão. Os resultados indicaram uma progressão não linear do perdão ao longo do tempo. O primeiro dia indicou o resultado mais elevado de perdão, que diminuiu acentuadamente no segundo dia e recuperou ligeiramente no terceiro dia. No follow-up, os resultados diferiram entre as condições, mas não recuperaram totalmente para os níveis iniciais. A capacidade de perdoar-traço e a auto-eficácia em perdoar desempenharam um papel significativo nos resultados do perdão. O estudo desafia as perceções tradicionais e analisa o perdão como uma competência, influenciada por traços, estratégias de regulação da emoção e fatores externos, criando uma base para estudos futuros neste domínio.
Esta investigação tem como objetivo investigar o potencial de uma intervenção baseada na regulação emocional para promover a capacidade de perdoar em contextos organizacionais. Com base em molduras teóricas de escrita expressiva e técnicas de reavaliação, este estudo avança a conceptualização do perdão para além dos entendimentos tradicionais focados em traço ou estado, para apresentar uma nova conceptualização que vê o perdão como uma competência que se pode desenvolver ao longo do tempo. A capacidade de base dos participantes para perdoar, abrangendo características como o perdão-traço, o autocontrolo e a auto-eficácia em perdoar, foi medida e comparada com o resultado pós-intervenção. Este estudo consistiu em três sessões de escrita expressiva ao longo de cinco dias e um follow-up após 18 dias. Os participantes foram selecionados aleatoriamente para uma de três condições: controlo, conhecimento do perdão + treino de competências do perdão, e treino de competências do perdão. Os resultados indicaram uma progressão não linear do perdão ao longo do tempo. O primeiro dia indicou o resultado mais elevado de perdão, que diminuiu acentuadamente no segundo dia e recuperou ligeiramente no terceiro dia. No follow-up, os resultados diferiram entre as condições, mas não recuperaram totalmente para os níveis iniciais. A capacidade de perdoar-traço e a auto-eficácia em perdoar desempenharam um papel significativo nos resultados do perdão. O estudo desafia as perceções tradicionais e analisa o perdão como uma competência, influenciada por traços, estratégias de regulação da emoção e fatores externos, criando uma base para estudos futuros neste domínio.
Description
Keywords
Forgiveness Emotion-regulation Expressive writing Reappraisal Interpersonal transgressions at work Trait forgivingness Trait self-control Self-efficacy Intervention Perdão Regulação da emoção Escrita expressiva Reavaliação Transgressões interpessoais no trabalho Traço de perdão Autocontrolo Auto-eficácia do perdão