Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
974.64 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Performance art gathers a group of people in a certain time and space to live an experience that goes beyond the artistic realm. Despite this encounter being widely acknowledged as socially inscribed and despite the audience group playing an active role, this contribution remains, however, unclear. By exploring the social nature of the encounter and by focusing on a situation in which the co-present audience is bodily engaged, this dissertation proposes that through their sensorial worlds, each audience member may not only be the object, but also the subject of that engagement, nurturing and confronting the sphere of the gathered group and the artwork, infecting each other in a complex and dynamic interplay. Having this in mind, performance art is addressed in artistic, social and emotional terms. The aim is to inspect how an emotional contagion may happen amongst an audience group with and through an artwork. Emotional contagion – a term borrowed from Erika Fischer-Lichte – addresses here a process of reciprocal transformation found within a broad universe of sensorial forms mediated by the body according to cultural codes. A theoretical review on performance art is conducted in the context of Culture Studies. In this regard, four axes are addressed – knowledge, politics, audience engagement and emancipation – and an emotional framework, founded on three dimensions, is developed – liveness, immersion & intimacy and community. A case study was chosen to substantiate this theoretical proposal, resulting an in-depth analysis of Silent disco (2019), a performance by the Portuguese artist Alfredo Martins.
A performance art reúne um conjunto de pessoas num determinado tempo e espaço para viver uma experiência que transcende o âmbito artístico. Apesar de ser amplamente reconhecido que este encontro é de carácter social e que a audiência desempenha um papel activo, esta contribuição permanece, no entanto, pouco clara. Ao explorar a natureza social deste encontro com enfoque numa situação na qual a audiência co-presente é corporalmente envolvida, esta dissertação propõe que através das suas dimensões sensoriais, cada membro da audiência pode não só ser objeto, como sujeito deste envolvimento, nutrindo e confrontando a esfera do grupo reunido e do trabalho artístico, infectando-se entre si numa interacção complexa e dinâmica. Neste contexto a performance art é abordada em termos artísticos, sociais e emocionais. Pretende-se examinar como poderá ocorrer um contágio emocional entre os membros da audiência, com e através do trabalho artístico. Contágio emocional – um termo desenvolvido por Erika Fischer-Lichte – é aqui ampliado, designando o processo de transformação recíproca que ocorre por meio do amplo universo das formas sensoriais que são mediadas pelo corpo, de acordo com diferentes códigos culturais. Uma revisão teórica da performance art é realizada no contexto de Estudos Culturais. Neste seguimento, são discutidos quatro eixos – conhecimento, política, envolvimento e emancipação da audiência – e é desenvolvido um modelo emocional ancorado em três dimensões – vivacidade, imersão & intimidade e comunidade. Um caso de estudo foi escolhido para fundamentar esta proposta teórica, resultando numa análise profunda de Silent disco (2019), uma performance de Alfredo Martins.
A performance art reúne um conjunto de pessoas num determinado tempo e espaço para viver uma experiência que transcende o âmbito artístico. Apesar de ser amplamente reconhecido que este encontro é de carácter social e que a audiência desempenha um papel activo, esta contribuição permanece, no entanto, pouco clara. Ao explorar a natureza social deste encontro com enfoque numa situação na qual a audiência co-presente é corporalmente envolvida, esta dissertação propõe que através das suas dimensões sensoriais, cada membro da audiência pode não só ser objeto, como sujeito deste envolvimento, nutrindo e confrontando a esfera do grupo reunido e do trabalho artístico, infectando-se entre si numa interacção complexa e dinâmica. Neste contexto a performance art é abordada em termos artísticos, sociais e emocionais. Pretende-se examinar como poderá ocorrer um contágio emocional entre os membros da audiência, com e através do trabalho artístico. Contágio emocional – um termo desenvolvido por Erika Fischer-Lichte – é aqui ampliado, designando o processo de transformação recíproca que ocorre por meio do amplo universo das formas sensoriais que são mediadas pelo corpo, de acordo com diferentes códigos culturais. Uma revisão teórica da performance art é realizada no contexto de Estudos Culturais. Neste seguimento, são discutidos quatro eixos – conhecimento, política, envolvimento e emancipação da audiência – e é desenvolvido um modelo emocional ancorado em três dimensões – vivacidade, imersão & intimidade e comunidade. Um caso de estudo foi escolhido para fundamentar esta proposta teórica, resultando numa análise profunda de Silent disco (2019), uma performance de Alfredo Martins.
Description
Keywords
Performance art Emotional contagion Audience emancipation Relational aesthetics Participatory artistic practices Contágio emocional Emancipação da audiência Estética relacional Práticas artísticas participativas