Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
117.1 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As questões da adaptação académica, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes do Ensino Superior são hoje amplamente investigadas em Portugal. A par dos problemas de insucesso e de abandono, reconhece-se que as instituições de Ensino Superior são contextos privilegiados de desenvolvimento
psicossocial dos jovens-adultos através dos múltiplos desafios que se colocam aos alunos.
Um desses desafios passa pelas mudanças na forma de organização do ensino, de
leccionação dos professores e tipo de aprendizagem do aluno, assim como pelas novas
formas de avaliação académica, tendo sobretudo impacto no rendimento académico dos
estudantes. Este estudo considera alunos de enfermagem, frequentando cursos que se
podem diferenciar em termos da sua organização curricular (modular versus não modular) e da avaliação, nomeadamente em face da formatação curricular dos respectivos cursos. Os resultados sugerem que, a par da nota de candidatura ao ensino superior e da deslocação da família para frequentarem o curso superior, algumas outras dimensões da sua adaptação e
satisfação académica se associam de forma estatisticamente significativa ao rendimento
académico atingido no final do 1º e do 2º ano do Ensino Superior.
Description
Keywords
Citation
SEMINÁRIO INTERNACIONAL “CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS”, I, 19-20 Julho, 2010 - Livro de Programa e Resumos. Braga; Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, 2010. ISBN- 978-972-8746-87-2. p.1207-1217
Publisher
Universidade do Minho