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Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem

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As questões da adaptação académica, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes do Ensino Superior são hoje amplamente investigadas em Portugal. A par dos problemas de insucesso e de abandono, reconhece-se que as instituições de Ensino Superior são contextos privilegiados de desenvolvimento psicossocial dos jovens-adultos através dos múltiplos desafios que se colocam aos alunos. Um desses desafios passa pelas mudanças na forma de organização do ensino, de leccionação dos professores e tipo de aprendizagem do aluno, assim como pelas novas formas de avaliação académica, tendo sobretudo impacto no rendimento académico dos estudantes. Este estudo considera alunos de enfermagem, frequentando cursos que se podem diferenciar em termos da sua organização curricular (modular versus não modular) e da avaliação, nomeadamente em face da formatação curricular dos respectivos cursos. Os resultados sugerem que, a par da nota de candidatura ao ensino superior e da deslocação da família para frequentarem o curso superior, algumas outras dimensões da sua adaptação e satisfação académica se associam de forma estatisticamente significativa ao rendimento académico atingido no final do 1º e do 2º ano do Ensino Superior.

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SEMINÁRIO INTERNACIONAL “CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS”, I, 19-20 Julho, 2010 - Livro de Programa e Resumos. Braga; Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, 2010. ISBN- 978-972-8746-87-2. p.1207-1217

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Universidade do Minho

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