Repository logo
 
Publication

Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem

dc.contributor.authorAraújo, Beatriz
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.
dc.date.accessioned2010-11-23T14:41:28Z
dc.date.available2010-11-23T14:41:28Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractAs questões da adaptação académica, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes do Ensino Superior são hoje amplamente investigadas em Portugal. A par dos problemas de insucesso e de abandono, reconhece-se que as instituições de Ensino Superior são contextos privilegiados de desenvolvimento psicossocial dos jovens-adultos através dos múltiplos desafios que se colocam aos alunos. Um desses desafios passa pelas mudanças na forma de organização do ensino, de leccionação dos professores e tipo de aprendizagem do aluno, assim como pelas novas formas de avaliação académica, tendo sobretudo impacto no rendimento académico dos estudantes. Este estudo considera alunos de enfermagem, frequentando cursos que se podem diferenciar em termos da sua organização curricular (modular versus não modular) e da avaliação, nomeadamente em face da formatação curricular dos respectivos cursos. Os resultados sugerem que, a par da nota de candidatura ao ensino superior e da deslocação da família para frequentarem o curso superior, algumas outras dimensões da sua adaptação e satisfação académica se associam de forma estatisticamente significativa ao rendimento académico atingido no final do 1º e do 2º ano do Ensino Superior.por
dc.identifier.citationSEMINÁRIO INTERNACIONAL “CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS”, I, 19-20 Julho, 2010 - Livro de Programa e Resumos. Braga; Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, 2010. ISBN- 978-972-8746-87-2. p.1207-1217por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/3605
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minhopor
dc.relation.publisherversionhttp://webs.ie.uminho.pt/sicpce/Livro%20de%20Programa%20e%20Resumos.pdfpor
dc.titleInterferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagempor
dc.typelecture
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typelecturepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Comunicação_Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico Um estudo com estudantes de Enfermagem.pdf
Size:
117.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: