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Abstract(s)
In 2020 the world was confronted with the outbreak of the corona crisis. The following case looks at the banking sector and analyses how a major German bank (Commerzbank AG) has dealt with the crisis. What was the main driver to release a new strategy? Which measures were taken because of the pandemic and which effects would have occurred independently? To answer these questions an analysis is conducted, using several strategic frameworks. This case study follows a pedagogical structure, which aims at providing a profound understanding of how banks may reorientate and adapt their strategies in times of crises. Therefore, a special focus is put on the external environment. Sine the case at hand reflects a real-life example, it is suitable for a wide range of people interested in the finance industry. The output revealed that the bank was already facing several difficulties due to its external environment. Digitalization and cost pressures were impacting Commerzbank AG. Covid-19 emphasized the need for change and not only enhanced the implementation of trends but also lead to a faster execution of the new strategy.
Em 2020, o mundo foi confrontado com a eclosão da crise do coronavírus. O seguinte caso examina o setor bancário e analisa como um grande banco alemão (Commerzbank AG) lidou com a crise. Qual foi o principal motivo impulsionador de uma nova estratégia? Quais medidas foram tomadas por causa da pandemia e que efeitos teriam ocorrido independentemente desta? Para responder a essas perguntas procedeu-se a uma análise, usando vários quadros estratégicos. Este estudo de caso segue uma estrutura pedagógica, que visa proporcionar uma compreensão profunda de como os bancos podem reorientar e adaptar as suas estratégias em tempos de crise. Portanto, um enfoque especial é colocado no ambiente externo. Se o caso em questão reflete um exemplo da vida real, ele é adequado para uma variedade de agentes interessados no setor financeiro. O resultado deste estudo revelou que o banco já enfrentava várias dificuldades devido ao seu ambiente externo. A digitalização e a pressão de custo impactavam o Commerzbank AG. A Covid-19 enfatizou a necessidade de mudança e não apenas ampliou a implementação de tendências anteriores, mas também levou a uma execução mais rápida da nova estratégia.
Em 2020, o mundo foi confrontado com a eclosão da crise do coronavírus. O seguinte caso examina o setor bancário e analisa como um grande banco alemão (Commerzbank AG) lidou com a crise. Qual foi o principal motivo impulsionador de uma nova estratégia? Quais medidas foram tomadas por causa da pandemia e que efeitos teriam ocorrido independentemente desta? Para responder a essas perguntas procedeu-se a uma análise, usando vários quadros estratégicos. Este estudo de caso segue uma estrutura pedagógica, que visa proporcionar uma compreensão profunda de como os bancos podem reorientar e adaptar as suas estratégias em tempos de crise. Portanto, um enfoque especial é colocado no ambiente externo. Se o caso em questão reflete um exemplo da vida real, ele é adequado para uma variedade de agentes interessados no setor financeiro. O resultado deste estudo revelou que o banco já enfrentava várias dificuldades devido ao seu ambiente externo. A digitalização e a pressão de custo impactavam o Commerzbank AG. A Covid-19 enfatizou a necessidade de mudança e não apenas ampliou a implementação de tendências anteriores, mas também levou a uma execução mais rápida da nova estratégia.
Description
Keywords
Banking industry Crisis Strategy Low interest rate policy Digitalization Customer behavior External environment Dynamic capabilities Setor bancário Crise Estratégia Política de juros baixos Digitalização Comportamento do consumidor Ambiente externo