Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
250.7 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Estando em curso um projeto de inovação pedagógica e mudança educativa numa rede de oito centros educativos de uma congregação religiosa católica, sendo esse projeto a concretização de uma procura de respostas aos desafios educacionais que o tempo parece exigir, pareceu-nos importante compreender a ecologia dos respetivos processos de mudança. Hoje, a investigação académica e as evidências da prática apontam que as escolas que perseguem e obtêm maior sucesso educativo são as que promovem maior flexibilidade e inovação no ensino e na aprendizagem, que demonstram maior confiança em docentes muito qualificados e que valorizam um currículo amplo e diversificado, gerido colaborativamente em função de intencionalidades pedagógicas claras e assumidas. Optou-se por um estudo de caso intrínseco numa das escolas com oferta educativa de 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, situada no concelho do Porto. O desejo de desocultação e compreensão das relações entre a inovação pedagógica, gerada e
gerida na escola, o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria organizativa da escola, entendida como construção coletiva dos atores sociais, conduz-nos a um posicionamento interpretativo no nosso estudo. A investigação procurará mapear um ano do desenvolvimento do projeto, o terceiro da sua
existência, sem perder de vista um trabalho de arqueologia que ilumine os dois anos que o precederam e contextualize as opções tomadas. Os dados empíricos serão204 recolhidos através de instrumentos (prioritariamente) qualitativos, através de uma variedade de técnicas e procedimentos de investigação. A amostra procurará ser representativa de diferentes pontos de vista acerca duma pluralidade de dimensões
do projeto.
Description
Keywords
Inovação pedagógica Desenvolvimento profissional docente Culturas profissionais e organizacionais Mudança educativa
Pedagogical Context
Citation
Jesus, P., Alves, J.M. (2019). Inovação pedagógica, formação de professores e melhoria da escola (estudo de caso). In I. Cabral, J. Machado, C. Palmeirão, I. Baptista, J. Azevedo, J.M. Alves, M.C. Roldão (orgs.), Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional, Porto, Portugal, 18-19 Julho, 2019. (pp. 203-229). Porto: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano
Publisher
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano