Repository logo
 
Publication

Inovação pedagógica, formação de professores e melhoria da escola (estudo de caso)

dc.contributor.authorJesus, Pedro
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.date.accessioned2020-12-02T16:45:59Z
dc.date.available2020-12-02T16:45:59Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEstando em curso um projeto de inovação pedagógica e mudança educativa numa rede de oito centros educativos de uma congregação religiosa católica, sendo esse projeto a concretização de uma procura de respostas aos desafios educacionais que o tempo parece exigir, pareceu-nos importante compreender a ecologia dos respetivos processos de mudança. Hoje, a investigação académica e as evidências da prática apontam que as escolas que perseguem e obtêm maior sucesso educativo são as que promovem maior flexibilidade e inovação no ensino e na aprendizagem, que demonstram maior confiança em docentes muito qualificados e que valorizam um currículo amplo e diversificado, gerido colaborativamente em função de intencionalidades pedagógicas claras e assumidas. Optou-se por um estudo de caso intrínseco numa das escolas com oferta educativa de 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, situada no concelho do Porto. O desejo de desocultação e compreensão das relações entre a inovação pedagógica, gerada e gerida na escola, o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria organizativa da escola, entendida como construção coletiva dos atores sociais, conduz-nos a um posicionamento interpretativo no nosso estudo. A investigação procurará mapear um ano do desenvolvimento do projeto, o terceiro da sua existência, sem perder de vista um trabalho de arqueologia que ilumine os dois anos que o precederam e contextualize as opções tomadas. Os dados empíricos serão204 recolhidos através de instrumentos (prioritariamente) qualitativos, através de uma variedade de técnicas e procedimentos de investigação. A amostra procurará ser representativa de diferentes pontos de vista acerca duma pluralidade de dimensões do projeto.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationJesus, P., Alves, J.M. (2019). Inovação pedagógica, formação de professores e melhoria da escola (estudo de caso). In I. Cabral, J. Machado, C. Palmeirão, I. Baptista, J. Azevedo, J.M. Alves, M.C. Roldão (orgs.), Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional, Porto, Portugal, 18-19 Julho, 2019. (pp. 203-229). Porto: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humanopt_PT
dc.identifier.isbn9789895436446
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/31392
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humanopt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentept_PT
dc.subjectCulturas profissionais e organizacionaispt_PT
dc.subjectMudança educativapt_PT
dc.titleInovação pedagógica, formação de professores e melhoria da escola (estudo de caso)pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage229pt_PT
oaire.citation.startPage203pt_PT
oaire.citation.titleEducação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacionalpt_PT
person.familyNameFerreira Matias Alves
person.givenNameJosé Joaquim
person.identifier.ciencia-id1F1F-62AA-D000
person.identifier.orcid0000-0002-9490-9957
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E....pdf
Size:
250.7 KB
Format:
Adobe Portable Document Format