Publication
Inovação pedagógica, formação de professores e melhoria da escola (estudo de caso)
dc.contributor.author | Jesus, Pedro | |
dc.contributor.author | Alves, José Matias | |
dc.date.accessioned | 2020-12-02T16:45:59Z | |
dc.date.available | 2020-12-02T16:45:59Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Estando em curso um projeto de inovação pedagógica e mudança educativa numa rede de oito centros educativos de uma congregação religiosa católica, sendo esse projeto a concretização de uma procura de respostas aos desafios educacionais que o tempo parece exigir, pareceu-nos importante compreender a ecologia dos respetivos processos de mudança. Hoje, a investigação académica e as evidências da prática apontam que as escolas que perseguem e obtêm maior sucesso educativo são as que promovem maior flexibilidade e inovação no ensino e na aprendizagem, que demonstram maior confiança em docentes muito qualificados e que valorizam um currículo amplo e diversificado, gerido colaborativamente em função de intencionalidades pedagógicas claras e assumidas. Optou-se por um estudo de caso intrínseco numa das escolas com oferta educativa de 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, situada no concelho do Porto. O desejo de desocultação e compreensão das relações entre a inovação pedagógica, gerada e gerida na escola, o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria organizativa da escola, entendida como construção coletiva dos atores sociais, conduz-nos a um posicionamento interpretativo no nosso estudo. A investigação procurará mapear um ano do desenvolvimento do projeto, o terceiro da sua existência, sem perder de vista um trabalho de arqueologia que ilumine os dois anos que o precederam e contextualize as opções tomadas. Os dados empíricos serão204 recolhidos através de instrumentos (prioritariamente) qualitativos, através de uma variedade de técnicas e procedimentos de investigação. A amostra procurará ser representativa de diferentes pontos de vista acerca duma pluralidade de dimensões do projeto. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Jesus, P., Alves, J.M. (2019). Inovação pedagógica, formação de professores e melhoria da escola (estudo de caso). In I. Cabral, J. Machado, C. Palmeirão, I. Baptista, J. Azevedo, J.M. Alves, M.C. Roldão (orgs.), Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional, Porto, Portugal, 18-19 Julho, 2019. (pp. 203-229). Porto: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789895436446 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/31392 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional docente | pt_PT |
dc.subject | Culturas profissionais e organizacionais | pt_PT |
dc.subject | Mudança educativa | pt_PT |
dc.title | Inovação pedagógica, formação de professores e melhoria da escola (estudo de caso) | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 229 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 203 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional | pt_PT |
person.familyName | Ferreira Matias Alves | |
person.givenName | José Joaquim | |
person.identifier.ciencia-id | 1F1F-62AA-D000 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9490-9957 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | f70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E....pdf
- Size:
- 250.7 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format