Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/21591
Título: A matéria da arte e as suas circunstâncias : estratégias adaptativas do pintor maneirista Diogo Teixeira
Autor: Sousa, Maria João Rego da Silva
Orientador: Calvo, Ana
Cruz, António João
Frade, José Carlos
Palavras-chave: Diogo Teixeira
Maneirismo
Pintura sobre madeira
Pintura sobre tela
Microscopia ótica
Micro-FTIR
SEM-EDX
Mannerism
Panel painting
Canvas painting
Optical microscopy
μ-FTIR
Data de Defesa: 2-Mar-2016
Resumo: Este trabalho debruçou-se sobre obra do pintor lisboeta Diogo Teixeira (+/-1540- 1612), considerado um dos mais relevantes representantes do maneirismo português da segunda metade do século XVI. Da sua numerosa produção, foram selecionadas dezasseis pinturas, com autoria comprovada na maioria dos casos, ou com características estéticas e documentação que, indiretamente, as incluem no seu trajeto laboral. As pinturas estudadas inserem-se em quatro núcleos, de acordo com a sua proveniência – Misericórdia de Alcochete, Misericórdia do Porto, Mosteiro de Arouca e igreja do Hospital de Jesus Cristo em Santarém. Apesar do principal objetivo deste trabalho ser a caracterização das opções técnicas e materiais do pintor, a investigação realizada contribuiu igualmente para o conhecimento do percurso histórico das pinturas estudadas, assim como do seu estado de conservação. O desenvolvimento deste estudo foi possível através da utilização de diversos métodos de exame, numa primeira fase, recorrendo a exames não invasivos, nomeadamente o registo fotográfico sob luz visível, UV e IV, reflectografia de IV, radiografia, assim como a inspeção visual das obras, processo decorrido no seu local de exposição. Posteriormente, com o intuito de se identificarem os materiais constituintes das pinturas, procedeu-se à realização de diversas análises através de métodos não invasivos, como a espectrometria de fluorescência de raios-X por dispersão de energia (EDXRF), e métodos de análise de amostras, como a microscopia eletrónica de varrimento acoplada à espectrometria de raios X por dispersão de energia (SEM-EDX) e a micro-espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (μ-FTIR). Os resultados obtidos foram comparados com a documentação técnica da época e com estudos nacionais e internacionais sobre pintura do século XVI e, pontualmente, do século anterior, de forma a contextualizar a pintura de Diogo Teixeira. As obras analisadas incluem suportes de madeira e de tela, sobre os quais foram aplicadas preparações diferentes, demonstrando a capacidade adaptativa e experimentalista deste pintor. O desenho subjacente, visualizado sobretudo no núcleo de Arouca, caracteriza-se por um traço seguro, contínuo e suave, feito a pincel, demonstrativo da sua destreza. No que diz respeito à camada cromática, esta composta por pigmentos comuns na época, aglutinados em óleo. O estudo dos estratos de tinta permitiu identificar um processo de simplificação técnica que se deve, provavelmente, a uma crescente influência italiana, bem como à evolução natural das capacidades técnicas do pintor, fruto de um percurso laboral profícuo. O desenvolvimento de processos de degradação identificados nas camadas cromáticas foi igualmente abordado nesta investigação, contribuindo para a compreensão de algumas alterações cromáticas observadas nas pinturas e para a demonstração de outras, que passariam despercebidas sem esta análise, como é o caso da cor verde presente nos mantos da Virgem do núcleo de Alcochete, que não corresponde à cor original, mas se deve ao fenómeno de degradação do esmalte.
This work is focused in the study of Diogo Teixeira’s (+/-1540-1612) artistic production, who is considered one of the most relevant painters of Portuguese Mannerism, from the second half of 16th century. From his large artistic production, sixteen paintings were selected for this research. Most of them are paintings with proven authorship, and some are attributed to Diogo Teixeira taking into account aesthetic features and the existence of historical documentation that allows relating those paintings to this artist. The selected works may be divided in four sets of paintings, according to their provenance: Misericórdia of Alcochete, Misericórdia of Oporto, Arouca’s monastery and church of the Jesus Christ’s Hospital, in Santarém. Though the main objective of this work was the study and characterization of the painter’s technical and materials choices, this research has also contributed to understand the historical background of the selected paintings, and to assess their state of conservation. The development of this study was possible through the use of various examination methods, initially using noninvasive methods such as photographic registration under visible, ultraviolet and infrared lights, infrared reflectography, Xray radiography, as well as their visual observation in their exhibition place. Then, in order to identify the constituent materials of the paintings, different analytical techniques were employed for the study of the paintings supports and pictorial layers: optical microscopy, scanning electron microscopy with energy dispersive X-ray spectrometry (SEM-EDX), energy dispersive X-ray fluorescence spectrometry (EDXRF), and Fourier transform infrared micro-spectroscopy (μ- FTIR). The obtained results were compared with technical documentation from the epoch and with recent studies about 15th and 16th Portuguese painting, in order to contextualize Diogo Teixeira’s work. The selected paintings include wooden and canvas supports on which different types of preparation layers were applied, demonstrating the adaptability and experimental skills of this painter. The preparatory underdrawing, mainly in Aroucas’ paintings, is characterized by a secure, continuous and smooth dash made with a brush, denoting the great drawing skills of this artist. Concerning the paint layers, these are constituted by mixtures of the usual pigments of Teixeira’s time and a siccative oil binder. The examination of the paint and preparatory layers of these paintings allowed the identification of a technical simplification process during his career, probably due to a growing Italian influence in his work, as well as to a natural evolution on his technical skills, as a result of a fruitful career. The development of degradation processes identified in the paint layers were also studied during this research, which allowed to understand some of the color changes in paintings, and to demonstrate the existence of others that could be undetected without the analyses carried on the paint layers, namely in some cases where smalt degradation phenomenon was analytically observed.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/21591
Aparece nas colecções:EA - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESEPhDFINAL.pdf7,68 MBAdobe PDFVer/Abrir
Apêndices I-XIV.pdf87,75 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.