Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Pensar a sombra : aspectos técnico-artísticos e simbólicos : contributo para o ensino de artes visuais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201677679.pdf5.59 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Com o presente relatório pretendeu-se um aprofundamento teórico/prático da temática da luz/sombra de forma a contribuir para a valorização do ensino das Artes Visuais. Aspiramos, também, levar os alunos a descobrir as várias dimensões que a sombra comporta, podendo ser algo mais do que uma representação tridimensional, uma representação, sim, da nossa identidade, personalidade e valores. Através de um conjunto de estratégias didáticas e pedagógicas, procurámos aplicar aquela temática na sala de aula, facultando aos alunos a experimentação direta das suas potencialidades, de forma a conduzir ao desenvolvimento de competências fundamentais ao nível do sétimo ano da disciplina de Educação Visual. O presente relatório divide-se em duas partes, a Primeira diz respeito à investigação teórica do tema da luz/sombra enquanto elemento básico da comunicação visual, onde são aprofundados os aspetos técnicos fundamentais do ensino desta temática. Nesta parte, também exploramos e aprofundamos o sentido simbólico da sombra a nível psicológico, antropológico, epistemológico, ético e humano. Demos particular relevo às ideias e conceitos abordados por alguns autores, designadamente: Platão, Carl Jung, Zweig e Abrams, Tamjaki, Adelbert Chamisso, entre outros. Na Segunda Parte tentamos mostrar que os alunos progrediram e aperfeiçoaram-se na abordagem da sombra, depois de terem sido sensibilizados e pedagogicamente orientados para os aspetos mais significativos do tema. Neste sentido puderam lançar o seu olhar para além da realidade técnica que envolve o tema e descobrir novas dinâmicas do olhar, que englobaram a descoberta da realidade interior de cada um. Isso ter-lhes-á incutido interesse, motivação, e portanto melhor aprendizagem de todos os conteúdos em geral.
With this report intended to be a theoretical / practical deepening the theme of light / shadow as a contribute to enhancing the teaching of Visual Arts. Also aspire to lead students to discover the many dimensions that the shadow behaves and can be something more than a three-dimensional representation, a representation, yes, of our identity, personality and values. Through a series of didactic and pedagogical strategies, we seek to apply that theme in the classroom, enabling students to direct their potential experimentation, in order to lead to the development of fundamental skills to the seventh year of the discipline of Visual Education. This report is divided into two parts, the first concerns the theoretical investigation of the theme light / shadow as a basic element of visual communication, which are deepened the fundamental technical aspects of teaching this subject. In this part, we also explored and deepened the symbolic meaning of the shadow psychological, anthropological, epistemological, ethical level and human. We gave particular emphasis to the ideas and concepts covered by some authors, namely: Plato, Carl Jung, Zweig and Abrams, Tamjaki, Adelbert Chamisso, among others. In Part Two we try to show that students have progressed and perfected in the shadow of the approach, after being sensitized and pedagogically oriented to the most significant aspects of the topic. In this sense might throw your look beyond the technical reality that surrounds the subject and discover new dynamic look, which included the discovery of the inner reality of each. This will have them instilled interest, motivation, and therefore better learning of all content in general.

Description

Keywords

Desenho Luz Sombra Olhar Identidade Design Light Shadow Look Identity

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue