Percorrer por data de Publicação, começado por "2015-03-31"
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
- O processo comunicativo e os estilos de liderança em escolas TEIP e com contrato de autonomiaPublication . Araújo, Filipa Pereira; Alves, José Matias; Amorim, José PedroNeste trabalho de investigação teve-se em consideração duas linhas de investigação interrelacionadas, por um lado, a “comunicação/fluxos de informação na organização” (dimensão 1), compostos nomeadamente pelas subdimensões “partilha de estratégias e de materiais pedagógicos”, “papel das TIC na comunicação”, “qualidades da comunicação” e “participação e tomada de decisão”, e, por outro, os estilos de liderança exercidos em cada uma das escolas analisadas. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, através da análise horizontal interpretativa dos discursos, sentidos e representações das vinte e cinco pessoas entrevistadas (entrevistas semiestruturadas) que foram feitas a três diretores, doze coordenadores e dez professores de três escolas da zona norte do país: uma escola secundária TEIP, que se candidatou recentemente a um contrato de autonomia, e dois agrupamentos TEIP, já com contrato de autonomia. Da análise das entrevistas conclui-se que, na escola A, a liderança é percebida pelos professores entrevistados como tendencialmente autocrática; na escola B, não se observa uma tendência clara, uma vez que os dados contêm alguns elementos próprios de uma liderança democrática e outros de uma liderança autocrática; e, na escola C, a liderança é percebida pelos professores entrevistados como tendencialmente democrática.
- Relação entre independência funcional, memória subjetiva e tomada de decisão em idosos institucionalizados e não institucionalizadosPublication . Pereira, Márcia da Conceição Moreira; Costa, Eleonora Cunha Veiga; Ferreira, Domingos Júlio Gomes AlvesO presente estudo pretendeu avaliar até que ponto existe uma interdependência entre dependência funcional, memória subjetiva e tomada de decisão na população idosa. O tema em apreço reveste-se de extrema importância devido ao crescente envelhecimento da população, principalmente numa fase de decadência em que existe dependência funcional, ausência de memória e perca de autonomia na tomada de decisão. Foi com base nesta problemática que se ambicionou avaliar a relação entre estas três variáveis. O estudo incidiu sobre uma amostra de 104 utentes idosos da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso (Lar S. José e Serviço de Apoio Domiciliário), sendo que, para o efeito realizou-se um questionário sociodemográfico para caracterizar a amostra, assim como se procedeu à aplicação das escalas Índice de Barthel (IB) (Mahoney & Barthel, 1965; versão portuguesa adaptada por Sequeira, 2007; 2010) e Escala de Queixas Subjetivas de Memória (QSM) (Schmand et al., 1996; versão portuguesa adaptada por Ginó et al., 2001) e ainda uma tarefa específica para Tomada de Decisão (Dror et al., 1998). Os resultados obtidos apontam para a existência de uma relação entre as três variáveis em estudo, sendo que, quanto maior a independência funcional, melhor é a memória subjetiva e maior é a rapidez na tomada de decisão. Verificou-se também que os idosos institucionalizados apresentam menor independência funcional, menor memória subjetiva e menor rapidez na tomada de decisão do que os idosos não institucionalizados. Quanto ao nível de escolaridade, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas em relação à independência funcional e memória subjetiva, sendo que existem diferenças na rapidez de tomada de decisão. Por fim, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os géneros relativamente à memória subjetiva e rapidez na tomada de decisão, existindo apenas diferenças no que concerne à independência funcional.
- Relação entre ansiedade, coping e qualidade de vida em pacientes institucionalizados e não institucionalizadosPublication . Correia, Márcia Filipa da Silva; Costa, Eleonora Cunha Veiga; Ferreira, Domingos Júlio Gomes AlvesEsta investigação correlacional propôs-se estudar a relação entre os níveis de ansiedade, as competências de coping e a qualidade de vida, numa amostra de 92 sujeitos institucionalizados e não institucionalizados, de forma a entender melhor a relação entre as variáveis em estudo. Ao nível das hipóteses procurou-se estudar as diferenças ao nível da ansiedade, coping e qualidade de vida. Analisaram-se ainda as influências entre o género, no que diz respeito à ansiedade, coping e qualidade de vida; as diferenças entre os sujeitos institucionalizados e não institucionalizados relativamente à ansiedade, coping e qualidade de vida; diferenças entre os níveis de formação relativamente à ansiedade, coping e qualidade de vida e por último as diferenças entre o estado civil no que diz respeito às variáveis em estudo. Estas hipóteses foram testadas com o auxílio de um questionário sociodemográfico, do Inventário de Ansiedade Estrado-Traço (STAI; Spielberger, 1979; versão portuguesa adaptada por Ponciano, 2001), para avaliar a ansiedade, o Brief Cope (Coper,1997; versão portuguesa adaptada por Ribeiro & Rodrigues, 2004), para avaliar o coping e o Questionário de Saúde reduzido (SF-36; Ware, Snow, Kosinski & Gandek, 1993; versão portuguesa de Ferreira,2000), para avaliar a qualidade de vida. Os resultados da nossa investigação indicam que os sujeitos que apresentam uma maior ansiedade, apresentam menores estratégias de coping e menor qualidade de vida. De igual forma, os resultados indicam que os sujeitos institucionalizados não apresentam diferenças relativamente aos não institucionalizados no que se refere á ansiedade e qualidade de vida.
- Composition with complex data : a contribution on the mapping problem through practice-based researchPublication . Ransbeeck, Samuel Van; Dias, António de SousaComposition with complex data is a field of computer music composition/interactive art that uses extra-musical data from various sources like stock exchange data, weather data or seismic data. Despite the fascination that one can have in his exciting field of composition, there is still a lack of data management applications for artistic use. Hence, one is generally forced to create one’s own applications, at the expense of the time that should be spent in the artistic side of the work. As the technology can be part of the work but never the sole constituent, we decided to develop a toolbox, DataScapR, which allows artists to work easily with data, helping them in focusing on the artistic side. This toolbox will help the user to quickly advance beyond the technical development and focus on the artistic side of the project. This project consists of four components: a theoretical framework for sonification art, a state of the art and discussion on mapping techniques, the development of a sonification toolbox for composers who wish to use complex data (more specifically stock market data) as the source material for their music and a series of works as case studies to show the capabilities of the toolbox. Bringing theory and practice, art and technology together, this project can be seen as a practice-based one embedded within a theoretical framework.
- Pensar a sombra : aspectos técnico-artísticos e simbólicos : contributo para o ensino de artes visuaisPublication . Pinto, Maria Cândida Leite; Morais, Carlos António Saraiva BizarroCom o presente relatório pretendeu-se um aprofundamento teórico/prático da temática da luz/sombra de forma a contribuir para a valorização do ensino das Artes Visuais. Aspiramos, também, levar os alunos a descobrir as várias dimensões que a sombra comporta, podendo ser algo mais do que uma representação tridimensional, uma representação, sim, da nossa identidade, personalidade e valores. Através de um conjunto de estratégias didáticas e pedagógicas, procurámos aplicar aquela temática na sala de aula, facultando aos alunos a experimentação direta das suas potencialidades, de forma a conduzir ao desenvolvimento de competências fundamentais ao nível do sétimo ano da disciplina de Educação Visual. O presente relatório divide-se em duas partes, a Primeira diz respeito à investigação teórica do tema da luz/sombra enquanto elemento básico da comunicação visual, onde são aprofundados os aspetos técnicos fundamentais do ensino desta temática. Nesta parte, também exploramos e aprofundamos o sentido simbólico da sombra a nível psicológico, antropológico, epistemológico, ético e humano. Demos particular relevo às ideias e conceitos abordados por alguns autores, designadamente: Platão, Carl Jung, Zweig e Abrams, Tamjaki, Adelbert Chamisso, entre outros. Na Segunda Parte tentamos mostrar que os alunos progrediram e aperfeiçoaram-se na abordagem da sombra, depois de terem sido sensibilizados e pedagogicamente orientados para os aspetos mais significativos do tema. Neste sentido puderam lançar o seu olhar para além da realidade técnica que envolve o tema e descobrir novas dinâmicas do olhar, que englobaram a descoberta da realidade interior de cada um. Isso ter-lhes-á incutido interesse, motivação, e portanto melhor aprendizagem de todos os conteúdos em geral.
